quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dia do Desafio com um sentido social em Parobé




Além da prática de exercícios físicos, o Dia do Desafio teve uma conotação social em Parobé. A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, que organizou as atividades em parceria com o Sesc, promoveu uma campanha de doação de alimentos. A iniciativa resultou na arrecadação de centenas de quilos de produtos não perecíveis, principalmente leite longa vida, que serão entregues à Assistência Social para repasse a famílias carentes do município.

A ação beneficente mobilizou escolas, empresas e entidades locais, que também se engajaram à proposta da prática de exercícios físicos por, pelo menos, 15 minutos. Durante todo o dia, houve caminhadas, corridas e sessões de alongamentos, como fizeram um grupo de funcionários dos setores administrativos da Prefeitura, no final da tarde desta quarta-feira, sob orientação de uma profissional de educação física.

A prefeita Gilda Kirsch também recebeu em seu gabinete a visita de representantes do Serviço Social do Comércio, que vieram entregar a placa do Mérito Comunitário pela contribuição efetiva da Administração Municipal à melhoria da qualidade de vida da comunidade.

SÁBADO TEM JOGO BENEFICENTE NO GINÁSIO MUNICIPAL DE PAROBÉ


AFUSCA/CRUZEIRO, DE CACHOEIRINHA XJC LOPES FUTSAL

O Ginásio Municipal Décio Francisco da Costa será palco nesse sábado, dia 28 de maio, de um jogo de futsal entre a equipe do AFUSCA/CRUZEIRO, de Cachoeirinha, líder invicto da Série Prata(2ª Divisão do Futsal do Rio Grande do Sul) contra a equipe do JC LOPES FUTSAL, de Parobé.


O ingresso será de um quilo de alimento não perecível que será destinado para a Secretaria de Assistência Social do município.

O jogo está marcado para às 20 horas e como preliminar, a partir das 18:45 horas, haverá um jogo feminino entre duas equipes de Parobé, Escolinha de Futsal da Secretaria de Desporto X Equipe de Calçados Botero.


Os dirigentes da equipe do AFUSCA/CRUZEIRO, Everson Bitencourt, Presidente do Clube e Manoel Marlet, Diretor de Esportes, estiveram na última segunda-feira em Parobé quando acertaram o jogo beneficente com a Prefeita Gilda Maria Kirsch e com o Secretário de Desporto, João Ademir da Silva juntamente com os dirigentes da equipe JC Lopes Futsal, o Presidente Vandro da Silva e o Diretor de Esportes, Gilmar, conhecido por “Tatu”.

Enfrentamento à Violência sexual de crianças e adolescentes foi tema de campanha em Parobé




A Prefeitura de Parobé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) realizou campanha referente ao Dia Municipal 16, Estadual 17, Nacional 18 de maio, de Enfrentamento ao Abuso, Exploração e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.

A abertura da campanha foi dia 14 junto com a Ação Social realizada na praça 1º de Maio e teve diversas atividades até o dia 23 do mesmo mês. O evento contou com a presença de autoridades, alunos das escolas do município e representantes da sociedade, quando se buscou uma grande mobilização contra a violência sexual. No decorrer da programação foi realizada uma ampla divulgação da campanha com faixas, panfletagens em empresas, ruas, semáforos e para a população em geral foram entregues material educativo, como folders e cartilha com orientação da Campanha.

A programação contou ainda com a Capacitação para Educadores e Profissionais que atuam na área relacionada ao público de criança e adolescente que teve como público alvo os educadores, conselheiros tutelares e profissionais que atuam nessa área.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a secretária e o diretor de Assistência Social, Angela Pandolfo Rambo e Luis Carlos da Silva, respectivamente; a coordenadora do Creas, Cláudia de Cristo; a segunda promotora de Justiça da Comarca Judicial de Parobé,


Luziharin Caroline Tramontina; e representando o executivo, a diretora de Administração Seloí Maciel, entre outras autoridades. A programação contou com dois palestrantes, o sociólogo, Alceu Streher Escobar e a assistente social, Ana Patrícia Barbosa. O Tema das palestras foi Combate a Violência Sexual.

Luziharin ressaltou a importância do encontro e a luta para combater a violência contra crianças e adolescentes. “Temos leis contra essa prática e o Ministério Público se coloca a disposição para esse enfrentamento” ressaltou.

De acordo com Angela, secretária de Assistência Social, a campanha teve o objetivo de alertar sobre a violência contra crianças e adolescentes. “Queremos sensibilizar e conscientizar a comunidade que a violência deve ser denunciada. A campanha também serve como um alerta para os pais, que devem ficar atentos e sempre proteger seus filhos”, comenta.

Seloí Maciel destacou a importância da discussão de assuntos que afetam as crianças no Brasil, ”precisamos encontrar um meio eficaz para combater a violência que afeta tantas famílias” destacou.

O encerramento das atividades aconteceu dia 23, no DTG Querência Azaléia, quando ocorreram, durante todo o dia, apresentações teatrais para crianças e adolescentes, com o Grupo Duetos e Produções, de Erechim, RS.

Ponte é ampliada em Parobé para evitar inundações



A Prefeitura de Parobé liberou no final da semana passada o trânsito na ponte sobre o Arroio do Funil, na estrada que liga a localidade de Areia Branca à sede urbana. O tráfego estava trancado há cerca de dois meses devido a trabalhos de ampliação da travessia, que recebeu um segundo canal para passagem d´água.


Conforme o secretário municipal de Obras, Jaime da Rosa, a medida vinha sendo reivindicada há muito tempo por moradores próximos em função de seguidas inundações ocasionadas pelo arroio. “A ponte não dava vazão suficiente e, com isso, a água acabava invadindo casas, lavouras e até mesmo uma propriedade de criação de peixes”, explica.


A obra foi executada por uma empresa contratada pela Prefeitura, que obteve verba em caráter emergencial da União e também participou com uma contrapartida. Mesmo liberada para o trânsito, a ponte ainda deverá receber alguns complementos nesta semana, como pintura e muros de proteção laterais.

Nejap: método inovador para colocar a vida escolar em dia



Recuperar os anos perdidos é um desafio para muita gente que deixou a escola precocemente e agora se defronta com as exigências do mercado de trabalho. O maior problema, muitas vezes, é a falta de tempo para frequentar as aulas presenciais, principalmente para que tem a necessidade de conciliar a vida profissional e familiar com os estudos.


Em Parobé, um serviço mantido pela Prefeitura está sendo a tábua de salvação para um grande número de pessoas que precisa colocar sua vida escolar em dia. É o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, o Nejap, que inicialmente trabalhava apenas com o Ensino Fundamental, mas desde 2009 atende também o Ensino Médio. A estrutura dispõe de instalações próprias junto à escola Idalino Pedro da Silva, do qual inicialmente era uma espécie de adendo, no bairro Guarujá.
Embora seja mantido exclusivamente pela Administração Municipal de Parobé, o Nejap atualmente recebe demanda de toda a região, pois se tornou uma espécie de referência em sua área de atuação.
É o que comenta o diretor Plínio Zíngano, para quem um dos diferenciais do projeto é justamente a proposta de isentar o estudante de assistir a aulas. “O aluno faz a matrícula, pega a apostila da matéria e, se quiser, volta somente para prestar a prova”, ilustra.

Isso, porém, de forma alguma significa que não seja necessário estudar. Pelo contrário, garante Zíngano, explicando que o índice de reprovação é bastante expressivo. Para auxiliar os alunos, uma equipe de professores está à disposição todas as noites, de segunda a sexta-feira, prestando tutoria. “O estudante agenda o horário e vêm para tirar as dúvidas, mas terá que estudar em casa, pois não se trata de aula”, ressalta o diretor, acrescentando que os atendimentos duram 50 minutos, podendo ser tanto individuais quanto para pequenos grupos.

Perspectiva de crescimento profissional e avanço nos estudos
As provas do Nejap são aplicadas mensalmente para o Ensino Fundamental, menos em julho e janeiro, e a cada dois meses para o Ensino Médio, com capacidade máxima de 450 vagas para cada. Uma vez por ano também é oferecida uma espécie de provão, que possibilita ao estudante concluir um ou outro nível de uma só vez.


No Fundamental, a participação é gratuita e no Médio cobra-se uma taxa de matrícula de R$ 3,00 por disciplina. O aluno tem a opção de comprar as apostilas com conteúdos desenvolvidos pela própria equipe do núcleo, que também concebeu todos os demais processos de gerenciamento e avaliação. “É uma solução tipicamente caseira, que vem encontrando muita aceitação por parte dos estudantes”, salienta Plínio Zíngano, atribuindo a credibilidade ao rigor e à seriedade com que o trabalho é realizado.
Para o diretor, o mérito da iniciativa está nas centenas de estudantes que conseguiram regularizar seu currículo de formação escolar graças ao Nejap, possibilitando um novo rumo à vida profissional, sem falar nos que resolveram seguir adiante nos estudos e hoje ocupam cadeiras em faculdades.
Foi essa perspectiva que motivou a industriaria Laís Barbosa, moradora de Parobé, a se inscrever no Nejap, no começo de abril passado. “Quero mudar de atividade e, para isso, a primeira coisa que tenho de fazer é concluir o Ensino Médio”, ponderou a jovem, que sonha atuar na área de Serviço Social.


Já o agricultor Éder Sandro Gomes veio de Santa Cruz da Concórdia, interior de Taquara, com a intenção de se matricular no núcleo parobeense e “poder melhorar de vida”, como ele mesmo definiu. Ele reconheceu que, hoje em dia, até mesmo para trabalhar no campo é preciso um mínimo de capacitação, caso contrário fica difícil operar máquinas e equipamentos necessários nas lides do dia a dia. “O tempo em que bastava dominar boi e arado já passou”, concluiu o camponês.

“Calçado pede socorro”, diz Gilda para autoridades em Brasília




A prefeita de Parobé, Gilda Maria Kirsch (PTB), falou em nome da área calçadista durante reunião que tratou das dificuldades que vêm sendo enfrentadas por diferentes setores da economia gaúcha, na tarde desta quinta-feira, em Brasília. Ela se reportou à recente desativação da fábrica da Vulcabras/Azaleia em sua cidade, que custou o desemprego de 800 trabalhadores e provocou redução de 22% na arrecadação de ICMS da Prefeitura, além de reflexos nas áreas da educação, saúde e assistência social.

A reunião ocorreu no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e contou com a participação do titular interino da Pasta, o gaúcho Alessandro Teixeira, e da secretária-executiva, Tatiana Lacerda Prazeres. Vários integrantes da bancada gaúcha no Congresso Nacional também marcaram presença no encontro, que foi organizado pelo deputado Jerônimo Goergen (PP) e coordenado por Paulo Pimenta (PT).

Também participaram os senadores Ana Amélia Lemos, do PP gaúcho, e o mato- grossense Waldemir Moka (PMDB). O prefeito de Taquara, Délcio Hugentobler (PDT); o presidente da Câmara de Vereadores de Parobé, Altair Machado, o Ika (PTB), o deputado estadual Mano Changes (PP) e representantes da Abicalçados também compareceram.

Além da questão calçadista, a reunião tratou das crises que afetam outros cinco setores da economia gaúcha: moveleiro, orizícola, vinícola, tritícola e o de máquinas agrícolas. Nos pronunciamentos, houve várias cobranças ao MDIC sobre medidas que precisam tomadas para proteger os produtos do Rio Grande do Sul , como fez a prefeita Gilda Kirsch.

Ela pediu uma reforma tributária urgente para acabar com “a guerra fiscal que fazemos entre nós mesmos”, referindo-se à competição travada entre diferentes unidades da federação para atrair empresas. Ela lembrou que, além do ocorrido na semana passada com a Azaleia em Parobé, outras fábricas também estão fechando as portas no Estado. “O calçado pede socorro”, enfatizou.
O ministro Alessandro Teixeira reconheceu que a indústria sapateira foi, historicamente, uma das maiores empregadoras de mão de obra no Brasil e que suas crises sempre acarretam perda de vagas de trabalho e de renda. Ele ainda citou algumas medidas que estão sendo tomadas pelo governo federal para proteger o setor, como as medidas antiduping contra o calçado chinês.
Ao final do encontro, ficou decidido que, nos próximos dias, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior terá encontros com lideranças de cada um dos setores participantes da reunião para estudar as medidas a serem tomadas.

Junto com o deputado Jerônimo Goergen e o presidente da Câmara de Vereadores, a prefeita Gilda entregou a ministro interino do MDIC a Carta de Parobé, documento que foi elaborado no final da semana passada por lideranças municipais e regionais, contendo reivindicações do setor calçadista aos governos federal e estadual.

Parobé pronto para o dia do Desafio


A comunidade Parobeense, através do trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Cultura Turismo e Lazer em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e entidades, estão se mobilizando para participar ativamente do Dia do Desafio, que ocorre na próxima quarta-feira, dia 25 de maio. O objetivo é reunir o maior número de pessoas possível, a fim de vencer a cidade de Siquirres, da Costa Rica, que concorre com o município.

O Dia do Desafio tem a proposta de levar as pessoas a praticarem cerca de 15 minutos de alguma atividade, fora da rotina, em grupo.

Para esse dia, Parobé tem a proposta de arrecadação de alimentos, para isso foram colocadas caixas com o logo do Dia do Desafio no comércio, indústria, bancos e repartições públicas. Os parobeenses poderão doar alimentos não perecíveis e leite em caixinha. No final do Dia 25 a Secretaria de Cultura irá fazer o recolhimento das doações que serão repassadas às famílias necessitadas do município. Interessados em participar e colaborar podem se encaminhar a Secretarias: de Cultura, Turismo e Lazer e de Desporto para se engajar em uma das atividades, como caminhadas, ginástica laboral, esportes, futebol, voleibol (nas escolas), entre outras, que estarão sendo realizadas.

Alguns profissionais de educação física estarão visitando o comércio e repartições públicas para a realização de atividades físicas.

Ação Social prestou mais de 17 mil atendimentos em Parobé



O sábado passado, 14 de maio, foi marcado por grande movimentação na área central de Parobé. O motivo foi a Ação Social promovida em conjunto pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, e o Serviço Social da Indústria (Sesi).


A iniciativa, que integrou a

programação dos 29 anos do município, resultou em 17.450 atendimentos prestados à população, que se deslocou de diferentes pontos para usufruir os serviços.


Ao lado de Bagé, Parobé foi uma das duas cidades do interior do Rio Grande do Sul que recebeu a Ação Social neste ano, segundo expôs o gerente regional de operações do Sesi, Evandro Krüger, na abertura oficial, no final da manhã. Foi o momento de maior afluência de público, que ocupou a Rua Coberta e os trechos da Fernando Saft e João Mosmann onde estava instalada a estrutura do evento. A prefeita Gilda Kirsch marcou presença juntamente com a vice Nelsi Lázaro e equipe de secretários e diretores.


Diversos setores da Administração Municipal participaram da prestação de serviços à população, como a Saúde, que proporcionou vacinação contra a gripe e exames de HGT (glicose) e pré-câncer, além de medidas de pressão arterial e ainda atendimento ginecológico e odontológico.



Já a Assistência Social auxiliou na confecção de carteiras de identidade, prestou informações e distribuiu material informativo sobre o programa Bolsa Família. Também divulgou as atividades dos centros de referência (Cras e Creas) vinculados à Pasta.


A Educação, por sua vez, organizou as escolas e projetos municipais que realizaram apresentações culturais no palco montado na Rua Coberta. Também se fez presente com estande do Espaço Socioambiental, junto ao qual houve demonstrações de aproveitamento de materiais recicláveis, em parceria com organizações não-governamentais e voluntários que atuam na área. Ainda participou com a Biblioteca Érico Veríssimo, que expôs livros e projetos, além de auxiliar nas horas do conto promovidas em conjunto com o Sesi. De sua parte, o Desporto compareceu com brinquedos infláveis e ativid

ades recreativas.




Alguns serviços oferecidos, como corte de cabelo, geraram filas durante todo o dia, resultando no atendimento de 180 pessoas. Outras atividades registraram os seguintes números: manejo do estresse – 350, oficina com garrafas pet – 100, oficina de pipas – 150, teste de glicose – 150, verificação da pressão arterial – 120, maquiagem e pintura de rosto – 920, teste de colesterol e triglicerídeos – 300, vacina contra a gripe – 400, exame de pré-câncer – 300, carteira de identidade – 600 e assistência jurídica – 45.


Tereza Groos, 50 anos, moradora do bairro Guarujá, aproveitou a Ação Social para verificar os níveis de glicose e de colesterol em seu organismo. “Há um tempo que não fazia e acho importante estar sempre acompanhando minhas condições de saúde”, justificou. Já Amarildo Alba, 40, trouxe o filho Gabriel, 8, do bairro Nova Parobé para que o garoto aprendesse a confeccionar pipas. “É uma brincadeira sadia e, sempre que dá um tempo, me divirto junto com ele”, ponderou o pai.

Prioridade é recolocar demitidos da Azaleia


As forças vivas de Parobé estão atuando coordenadamente, com apoio do governo estadual, para recolocação dos trabalhadores desempregados a partir do fechamento da fábrica da Vulcabras/azaleia, no começo da semana passada. A intenção é encaminhá-los rapidamente para outras indústrias que estejam interessadas na contratação, preenchendo vagas a descoberto no setor calçadista.


Ainda na última sexta-feira, integrantes da Administração Municipal, representada pela vice-prefeita Nelsi Lázaro, do Sistema Nacional de Empregos, do Sindicato dos Sapateiros e da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) estiveram reunidos com representantes das áreas de recursos humanos de empresas de Parobé, Igrejinha e Taquara. Eles solicitaram a atualização e o cadastramento das vagas disponíveis no sistema do Ministério do Trabalho a fim de facilitar o gerenciamento.


Desde segunda-feira, os trabalhadores demitidos estão fazendo as rescisões dos antigos contratos com a Vulcabras/azaleia. Conforme o coordenador local do Sine, Tadeu Diniz da Costa, já na próxima semana serão feitos os agendamentos para entrevista de emprego, reunindo grupos de 80 a 100 pessoas, nas empresas que estão oferecendo as novas vagas, estimadas em cerca de quinhentas no total. “Só numa delas são duzentas e na outra, 150”, ilustra.


Ele explica que a prioridade é recolocar os ex-funcionários no mercado de trabalho, o que dependerá de salários e vantagens compatíveis com a função anterior. “Caberá ao próprio trabalhador decidir se aceita a oferta ou se vai preferir o seguro-desemprego”, pontua Tadeu, explicando que a última modalidade prevê recebimentos de três a cinco meses, dependendo do tempo de serviço, e com valores situados entre o mínimo de R$ 545,00 e o máximo de R$ 1.019,00. Além disso, acrescenta, parte dos trabalhadores demitidos aproveitará o momento para encaminhar sua aposentadoria.


De acordo o coordenador, entre os desempregados também restaram moradores de cidades vizinhas, como Taquara e Santo Antônio da Patrulha, cujo encaminhamento profissional caberá às unidades locais do Sine.

Futebol feminino com garra no aniversário de Parobé





Atletas de seis equipes mostraram toda sua garra e espírito guerreiro na 1ª Copa Parobé de Futebol de Campo Feminino Sub-14, disputada no último domingo. As garotas realizaram várias partidas debaixo de chuva, que acabou encharcando e embarrando o gramado do Grêmio Esportivo Parobé, aumentando ainda mais o grau de dificuldade para a prática futebolística.


O torneio foi organizado pela Secretaria Municipal de Desporto e se inseriu na programação alusiva aos 29 anos da cidade, completados no último dia 1º. As equipes participantes foram as seguintes: Getúlio Dorneles Vargas e Adelina da Cunha, ambas de Parobé; Grêmio e Farroupilha, as duas de Porto Alegre; Maria Almerinda, de Nova Hartz, e 1º de Maio, de Sapiranga.

Após os jogos da primeira fase, com os times divididos em duas chaves, classificaram-se quatro para as semifinais, que tiveram os seguintes resultados: Grêmio 1 X 0 1º de Maio e Farroupilha 2 X 0 Getulio Vargas.

Com esses escores, coube às duas representações da Capital fazer a partida final, que terminou com vitória de 2 x 1 do Farroupilha sobre as gremistas. Além das medalhas e taças conferidas ao campeão e vice, foram homenageadas a goleadora e atleta-destaque da competição, Milene Cabral Vieira, do Farroupilha, com seis gols marcados, e a goleira menos vazada, Flora Dresch, da mesma equipe, que sofreu apenas um gol.

O secretário municipal de Desporto, João Ademir da Silva, ficou satisfeito com o nível da Copa tanto no que se refere à parte técnica quanto no comportamento das jogadoras e torcidas. Com isso, já anunciou a segunda edição para maio de 2012, dentro da programação dos 30 anos de Parobé, quando deverá haver a participação de um número de equipes, o que provavelmente exigirá a realização dos jogos em duas datas.

Carta de Parobé apresenta pedidos aos governos estadual e federal


Lideranças políticas, empresariais e sindicais de Parobé formularam na manhã desta sexta-feira um documento com pedidos que serão apresentados ao governo do Estado e à União. A iniciativa é uma resposta ao impacto social e econômico ocorrido no município com o fechamento da fábrica da Vulcabras/Azaleia, provocando o desemprego de 840 trabalhadores e uma perda anual de aproximadamente R$ 2,5 milhões na arrecadação de ICMS.


O encontro convocado pela prefeita Gilda Kirsch ocorreu na sede do sindicato das indústrias calçadistas do município (Sindicap). Após debates e negociações que se estenderam durante toda a manhã, saiu a Carta de Parobé, reunindo um conjunto de pedidos que afetam todo o setor coureiro-calçadista.


As lideranças parobeenses propoem que o Rio Grande do Sul ingresse definitivamente na competição fiscal, criando incentivos compatíveis aos que são oferecidos em outras unidades da federação, a fim de conter a debandada de empresas gaúchas, principalmente aos estados nordestinos.


Também solicitam a manutenção e ampliação das taxas de antiduping para frear o ingresso de calçados estrangeiros no Brasil, especialmente de origem chinesa, e sugerem a flexibilização fiscal com base no incremento da produção do ano anterior para toda a cadeia calçadista.


A prefeita Gilda Kirsch pretende entregar o documento na próxima semana ao governador do Estado, Tarso Genro. Para quinta-feira, ela já tem uma audiência marcada em Brasília, da qual deverão participar vários ministros, que também receberão a Carta de Parobé. A fim de dar peso político ao encontro na Capital Federal, ela solicitou que lideranças empresariais e sindicais também se façam presentes. “Eles (os governantes) já deram mostras de que querem nos ouvir, por isso temos que aproveitar o momento e dizer o que o setor coureiro-calçadista e a região efetivamente precisam para sair do quadro atual”, propugnou a chefe do Executivo municipal.


Além dela, assinaram a Carta de Parobé a vice-prefeita Nelsi Lázaro, os representantes dos empresários e dos trabalhadores, Câmara de Vereadores e o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Paranhana/Encosta da Serra, Delmar Backes.

Gerente do Banco Itaú visita setor de RH da Prefeitura de Parobé


O setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Parobé recebeu a visita do gerente-geral do Banco Itaú, Marcelo Ataídes Soares, e sua comitiva.

A visita ocorreu na manhã desta sexta-feira, 13, às 9 horas. Eles foram recepcionados pelos diretores, Seloí Maciel, Administração, Egon Sniedze, Financeiro e a equipe do RH.

Segundo Soares foi uma visita oficial que busca uma maior integração entre a entidade financeira e a pública. ”Eu estava devendo este encontro, já há um ano estou em Parobé e hoje vim retribuir a visita que eles me fizeram” disse.

Seloí destacou que a prefeitura sempre prezou por um bom relacionamento entre a instituição pública e a privada, “sabemos da importância dos bancos em nossa cidade. Essa visita é importante porque mostra o interesse do banco e do gerente em manter esse bom relacionamento que existe entre a prefeitura e o banco” disse.

Música, literatura e café reunidos nos 29 anos de Parobé



Evento de cunho cultural movimentou a Rua Coberta da praça 1º de Maio, de Parobé, na noite desta quarta-feira. Foi uma edição especial do Sarau com Café, comemorativa aos 29 anos de emancipação política do município, completados em 1º de maio.


A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, organizadora da promoção, providenciou a instalação de tendas, que conferiram um ambiente aconchegante ao público presente. A proposta do Sarau, que acontece mensalmente na cidade vizinha de Taquara, foi evidenciada com doces, salgados e café servidos aos assistentes durante o programa de cerca de duas horas de duração.


A jornalista Roseli Santos e a psicóloga Anna Amélia Fleck conduziram os blocos de leitura, apresentando textos selecionados de diversos escritores e gêneros. Chico Paz e Adolfo Silva responderam pela parte musical, igualmente com variações de autores e estilos. O talento local ficou evidente nas apresentações das estudantes Bruna Viegas Cornely e Júlia Tavares, da industriaria Gisele Antunes e da jornalista Eduarda Rocha, que soltaram a voz com direito a incursões pelo repertório internacional. No final, Chico Paz fez a plateia levantar para cantar junto Tente outra vez, e Adolfo Silva empolgou com duas obras-primas de Elvis Presley: It’s now or never e Suspicious mind.


A prefeita Gilda Kirsch, que prestigiou o evento, explicou que a Administração Municipal optou por fazer uma programação diferenciada neste ano, tendo em vista as obras da Vila Olímpica. “Em 2012, nos 30 anos da cidade, vamos fazer um grandioso Festejando Parobé”, anunciou.


A secretária de Cultura, Turismo e Lazer, Candida Regina Schuck, considerou maravilhoso o clima proporcionado pelo Sarau com Café nas festividades de aniversário. “Vamos repetir outras vezes”, garantiu. "Mais uma vez, tivemos a oportunidade de compartilhar música, literatura e arte com a comunidade de Parobé, sempre muito receptiva ao Sarau com Café e às manifestações culturais em geral. Foi muito bom podermos comemorar os 29 anos do município neste espaço privilegiado que é a Rua Coberta, além de podermos contar com a participação de talentos locais", complementou a jornalista Roseli Santos.

Gilda Kirsch: “Parobé é maior que a Azaleia”



A prefeita de Parobé comandou na tarde desta quarta-feira, em seu gabinete, nova reunião para tratar das medidas a serem tomadas ante o fechamento da fábrica da Vulcabras/azaleia no município. Gilda Kirsch estava em Brasília no começo da semana, quando foi surpreendida pela notícia, e não pôde participar das primeiras tratativas a respeito da questão.

No encontro de hoje, novamente estiveram presentes emissários do governo estadual. Vieram o diretor da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luiz Müller, e o assessor técnico da Câmara Setorial Coureiro-Calçadista, Ivan Braz. Também participaram representantes da Fundação Gaúcha do Trabalho (FGTAS), do Sistema Nacional do Emprego (Sine), do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), da Câmara de Vereadores e do Sindicato do Sapateiro.

A reunião resultou em algumas decisões sobre os primeiros passos a serem dados a fim de amenizar o impacto econômico e social provocado pela desativação da unidade produtiva. Os representantes do governo estadual garantiram a realização de cursos de qualificação para reinserção dos empregados demitidos no mercado de trabalho. Além disso, acenaram com a liberação de microcrédito para aqueles que quiserem empreender, abrindo o seu próprio negócio.

Também foi decidida a formatação de um documento com propostas concretas de auxílios a serem solicitados pelo município ao Estado e à União. A proposta será elaborada com a ajuda de lideranças comunitárias, que estão sendo convocadas para um café da manhã na próxima sexta-feira, na sede do sindicato patronal do calçado, a fim de discutir o assunto. A intenção da prefeita Gilda Kirsch é levar a pauta pessoalmente ao governador Tarso Genro, no começo da próxima semana. Para quinta-feira, a chefe do Executivo já tem agendada uma reunião conjunta com vários ministros em Brasília, entre os quais o titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, com quem conversou por telefone nesta quarta.

Segundo Gilda, o impacto do fechamento da Azaléia é muito forte sobre a receita do município, pois respondia por 22% da arrecadação de ICMS, o que significa cerca de R$ 2,6 milhões. Mesmo com o revés, a mandatária não deu sinais de abatimento: “Parobé é maior que a Azaléia e não vai quebrar por causa do fechamento da fábrica”, sublinhou. Ela lembrou que, até alguns anos atrás, a empresa respondia por 12 mil empregos, que estavam reduzidos a 3 mil até recentemente. “Mesmo assim, a cidade conseguiu se manter, nossa arrecadação cresceu e desta vez não será diferente, se houver a união de toda a comunidade e contarmos com o apoio estadual e federal”, enfatizou Gilda Kirsch.

Curso de Corte e Costura forma 12 pessoas em Parobé



Visando qualificar pessoas para desenvolver atividades econômicas que possam buscar emprego e renda, a secretaria de Assistência Social, através da Casa do Artesão, ofereceu um Curso de Corte e Costura para 12 representantes da comunidade parobeense.

As atividades foram realizadas de 26 a 29 de abril, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural do Vale do Paranhana no novo Centro de Treinamento, na Av. das Nações, antigo Plantão Médico. Participaram da cerimônia de encerramento, o diretor de Assistência Social, Luis Carlos da Silva, a Coordenadora da Casa do Artesão Nereide Dornelles, a professora do Senar, Rita Campelo Centeno, e a Secretária do Sindica Rural, Adriana Hack.

Segundo Luis Carlos, esse curso faz parte do projeto da prefeita Gilda Maria Kirsch que visa preparar as pessoas para o mercado de trabalho, com geração de renda e diversificação na mão de obra no município.

Para a aluna Rosane Matos Custódio de 43 anos, o curso foi muito bom “aprendi muitos detalhes que vão contribuir para o aperfeiçoamento e meu crescimento profissional’,destacou.

Durante a cerimônia, os alunos elogiaram a iniciativa da prefeitura por oferecer esta oportunidade de aprendizagem.

Novos Cursos

Já estão abertas as inscrições para novos cursos de textura, biscuit, pech colagem, fuxico, bonecas, crochê, decompagem, caixinha de MDF, tingimento e pintura em tecidos, que serão realizados nesse mês.

Elas poderão ser realizadas na Casa do Artesão, Rua Vera Cruz, ao lado do Ginásio Municipal. Fone 3953 1100.

Solidariedade arrecadou mais de meia tonelada de alimentos


Realizado em 16 de abril, o Dia Municipal da Solidariedade arrecadou mais de meia tonelada de alimentos em Parobé. A entrega dos produtos ocorreu na última terça-feira na sede da Secretaria Municipal da Assistência Social, que agora fará a distribuição a usuários cadastrados e atendidos pelo plantão social e também para atendidas de cunho socioassistencial do município.


A iniciativa contou com apoio do Lions Clube Parobé, que organizou uma campanha interna de leite. O presidente do clube de serviços, Cláudio Ferreira Vieira, participou do ato de entrega. Também esteve presente Enoque Müller Pedrozo, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, que promove o evento, instituído pela Lei Municipal 2574/2007 e realizado sempre no sábado anterior à Páscoa.


A titular da Assistência Social, Angela Pandolfo Rambo, fez questão de agradecer às instituições, órgãos municipais e comércio que colaboraram no Dia da Solidariedade, como a Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação, Igreja Católica, Interact e Comunidade Voz Alerta, além de supermercados e outros estabelecimentos locais.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ciclistas realizam passeio nas ruas de Parobé



O domingo foi marcado em Parobé pela presença de muitos ciclistas que desfilaram pelas ruas de vários bairros, em comemoração aos 29 anos do município.

A largada aconteceu às nove horas na Rua Coberta e teve a participação de cerca de 300 pessoas no evento que contou com a presença de autoridades municipais, alunos, professores e comunidade. Os participantes ganharam uma camiseta comemorativa à data.
O percurso foi de aproximadamente quatro quilômetros, com passagens pelos bairros Centro, Guarujá e Cohab. Participaram da abertura do evento, a prefeita Gilda Maria Kirsch, a vice-prefeita Nelsi Lázaro, a secretária de Educação, Máris Assis, o secretário de Desporto, João Ademir da Silvas, a secretária de Cultura, Turismo e Lazer, Candida Regina Schuck, entre outras autoridades.

Várias bicicletas estavam decoradas, enfeitadas, entre alas se destacaram uma com o bolo de 29 anos, outra com a locomotiva que é um símbolo de Parobé, entre outras decoradas com fitas e balões.

Para a prefeita Gilda foi um momento importante pela mobilização dos ciclistas e integração que ocorreu entre as pessoas de idades e bairros diferentes, que lembraram a história do município e as conquistas alcançadas no decorrer desse tempo. “Foi um incentivo para a comunidade começar a pedalar, pois é uma atividade que faz bem a saúde”. A prefeita também destacou a história de Parobé e seu crescimento em todas as áreas da economia, como fundamental importância para se ter uma melhor qualidade de vida para a população. “O nosso dever é sempre realizar o melhor para o município, para fazer com que a nossa comunidade sinta-se feliz em morar em Parobé”, enfatizou a prefeita Gilda.

Para o morador de Parobé, Roberto Soares da Silva, foi muito importante participar de um evento em que se comemora o aniversário do município, ”fiquei emocionado com a minha participação, foi muito gratificante” disse.

Gincana de aniversário movimenta Parobé





O município de Parobé esteve movimentado nos dias sete e oito de maio quando aconteceu a 1ª Gincana Municipal em comemoração ao seu 29º aniversário de emancipação política. A disputa foi acirrada, quando quatro equipes se esforçaram para conquistar um maior número de pontos. A realização foi da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer e a organização foi da Equipes Logos.

Dentro da programação da gincana ocorreu desfile das equipes com temas sobre filmes de épocas, shows, apresentações artísticas entre outras atividades. Centenas de pessoas estiveram envolvidas no evento cultural que buscou informações sobre a história do município, suas tradições, usos, costumes e formação étnica, entre outras atividades realizadas. Depois de dois dias de disputas, os resultados alcançados foram os seguintes: Melhor Desfile: foi da Equivoco; Melhor Show: Equi-Coruja;Troféu Disciplina para a Equi-Remexo e melhor organização foi da equipe Equivoco. A Classificação final ficou assim: em 3º Lugar Equi-Desmafagafador de Mafagafos. A 2º colocada foi à equipe Equivoco e a vencedora foi a Equi-Coruja. A premiação foi seguinte: para o 1º Lugar: Troféu + R$ 2000; 2º Lugar: Troféu + R$ 1000; 3º Lugar: Troféu + R$ 800 e Melhor desfile, Melhor Show , Disciplina e Organização receberam troféus.

A equipe vencedora, segundo seus organizadores, doou seu prêmio para o Hospital são Francisco de Assis.

Participaram da entrega da premiação a prefeita Gilda Maria Kirsch, a vice-prefeita Nelsi Lázaro, a secretária de Cultura, Turismo e Lazer, Candida Regina Schuck, entre outras autoridades.

Show dos Formigos

No encerramento do evento, aconteceu um grande show com a Banda Formigos, com músicas que misturam sátiras e humor que animou, com as mais de duas mil pessoas que lotaram a Rua Fernando Saft e Rua Coberta.

IPTU de Parobé

Venceu no dia 10 de maio o prazo final para os contribuintes de Parobé para quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano de 2011 com desconto de 5%. Agora o pagamento será possível somente na modalidade parcelada, que poderá ser feita em até sete vezes, desde que o valor de cada não seja inferior a R$ 30,00.

Conforme a secretária municipal de Gestão e Controle, Siloé Raupp Raulino, nos últimos dias, aumentou o número de contribuintes que estão fazendo o pagamento à vista. “Acreditamos que um bom número ainda aproveitará a oportunidade para ganhar o desconto”, ponderou.

Segundo Siloé, todos os casos de dúvidas quanto a valores e critérios que chegam ao conhecimento da Administração Municipal estão sendo devidamente esclarecidos. “Nos casos em que fica comprovado algum erro de digitação, estamos reimprimindo os carnês”, salientou.

Com o fim da cobrança em cota única, será retomado o recadastramento imobiliário em áreas da cidade onde o trabalho ainda não foi feito. Os próximos meses também serão aproveitados para realizar todos os levantamentos e ajustes necessários a fim de minimizar a incidência de erros já na cobrança do IPTU de 2012.

Os carnês para o pagamento parcelado deste ano estarão à disposição a partir do próximo dia 12, devendo ser necessariamente retirados pelos contribuintes na Prefeitura.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Roçada muda visual da entrada de Parobé




Um trabalho de mobilização da secretaria de Obras de Parobé mudou o visual da entrada da cidade na ERS 239 na encosta da Rua dos Trilhos. As atividades aconteceram na quarta-feira, 4 de maio, quando trabalhadores, máquinas e caminhões estiveram realizando o trabalho de roçada e recolhimento de cerca de 20 caçambas de entulhos. Segundo o Jaime Rosa, secretário da Pasta, essas atividades deveriam ser realizadas pelo Daer, coisa que não estava acontecendo. Diante da necessidade de limpeza na área, a prefeitura de Parobé tomou a iniciativa de realizar o serviço. “Um trabalho necessário, este que fizemos, por se tratar da entrada da cidade, pelo lixo que estava sendo depositado nesse lugar, não poderíamos ficar esperando” disse Jaime. Os trabalhos foram realizados em parceria com a secretaria de Meio Ambiente.Os trabalhos foram acompanhados pelos coordenador de capinas Alex Bora e pelo de recolhimento de entulhos, Vilmar Pinto.

Dia do Desafio 2011: Parobé enfrentará cidade da Costa Rica

Na segunda-feira (02), por meio de sorteio, foram definidas quais cidades competirão entre si na edição 2011 do Dia do Desafio, que acontece no dia 25 de maio. Parobé enfrentará a cidade de Siquirres, da Costa Rica.

O evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. O vencedor será aquele município que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número de habitantes.

No dia nove de maio, às 9h30min, haverá uma cerimônia fechada para convidados e imprensa fazendo o lançamento oficial da edição 2011. A solenidade ocorrerá em Porto Alegre, no Café Concerto do Sesc e contará com a presença do velejador Lars Grael, dirigentes do Sistema Fecomércio-RS e autoridades municipais e estaduais.