O sábado passado, 14 de maio, foi marcado por grande movimentação na área central de Parobé. O motivo foi a Ação Social promovida em conjunto pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, e o Serviço Social da Indústria (Sesi).
A iniciativa, que integrou a
programação dos 29 anos do município, resultou em 17.450 atendimentos prestados à população, que se deslocou de diferentes pontos para usufruir os serviços.
Ao lado de Bagé, Parobé foi uma das duas cidades do interior do Rio Grande do Sul que recebeu a Ação Social neste ano, segundo expôs o gerente regional de operações do Sesi, Evandro Krüger, na abertura oficial, no final da manhã. Foi o momento de maior afluência de público, que ocupou a Rua Coberta e os trechos da Fernando Saft e João Mosmann onde estava instalada a estrutura do evento. A prefeita Gilda Kirsch marcou presença juntamente com a vice Nelsi Lázaro e equipe de secretários e diretores.
Diversos setores da Administração Municipal participaram da prestação de serviços à população, como a Saúde, que proporcionou vacinação contra a gripe e exames de HGT (glicose) e pré-câncer, além de medidas de pressão arterial e ainda atendimento ginecológico e odontológico.
Já a Assistência Social auxiliou na confecção de carteiras de identidade, prestou informações e distribuiu material informativo sobre o programa Bolsa Família. Também divulgou as atividades dos centros de referência (Cras e Creas) vinculados à Pasta.
A Educação, por sua vez, organizou as escolas e projetos municipais que realizaram apresentações culturais no palco montado na Rua Coberta. Também se fez presente com estande do Espaço Socioambiental, junto ao qual houve demonstrações de aproveitamento de materiais recicláveis, em parceria com organizações não-governamentais e voluntários que atuam na área. Ainda participou com a Biblioteca Érico Veríssimo, que expôs livros e projetos, além de auxiliar nas horas do conto promovidas em conjunto com o Sesi. De sua parte, o Desporto compareceu com brinquedos infláveis e ativid
ades recreativas.
Alguns serviços oferecidos, como corte de cabelo, geraram filas durante todo o dia, resultando no atendimento de 180 pessoas. Outras atividades registraram os seguintes números: manejo do estresse – 350, oficina com garrafas pet – 100, oficina de pipas – 150, teste de glicose – 150, verificação da pressão arterial – 120, maquiagem e pintura de rosto – 920, teste de colesterol e triglicerídeos – 300, vacina contra a gripe – 400, exame de pré-câncer – 300, carteira de identidade – 600 e assistência jurídica – 45.
Tereza Groos, 50 anos, moradora do bairro Guarujá, aproveitou a Ação Social para verificar os níveis de glicose e de colesterol em seu organismo. “Há um tempo que não fazia e acho importante estar sempre acompanhando minhas condições de saúde”, justificou. Já Amarildo Alba, 40, trouxe o filho Gabriel, 8, do bairro Nova Parobé para que o garoto aprendesse a confeccionar pipas. “É uma brincadeira sadia e, sempre que dá um tempo, me divirto junto com ele”, ponderou o pai.