Prefeitos, vereadores, secretários municipais de todo país participaram esta semana da XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Os legisladores e chefes do executivo municipal de todo o país se encontrarão em Brasília (DF) com senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e o presidente da República, todos com o objetivo de fortalecer o movimento municipalista brasileiro.
Organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Marcha é o maior espaço de debates do Brasil para tratar das reivindicações das administrações municipais. Para prefeita de Parobé Gilda Maria Kirsch, que participou da marcha, esta oportunidade é considera importantíssima para mostrar a força dos municípios “É um momento aberto para discussão de questões que influenciam diretamente o dia-a-dia dos Municípios e dos cidadãos, faço questão de estar aqui” enfatizou a prefeita.
Momentos históricos
A Marcha até alcançar o atual cenário de reconhecimento e conquistas, passou por grandes desafios, como em 1998, na primeira edição, quando os prefeitos foram recebidos pela tropa de choque da Polícia Militar no Palácio do Planalto.
Este ano as reivindicações em pauta, foram em prol do desenvolvimento das cidades. Entre os exemplos, destaque para temas como Saúde, Educação e Finanças. A Marcha também teve como foco a análise do Pacto Federativo a partir dos efeitos provocados pela crise econômica. Cerca de 300 prefeitos do Rio Grande do Sul participaram da marcha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário