Com o objetivo de dar aos agricultores melhores condições de produção e qualidade em seus produtos, a Secretaria Municipal de Agricultura proporcionou um Curso de Compostagem de humos de minhocas e Substratos. Isso foi possível através de uma parceria realizada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Rural do Vale do Paranhana, e que teve a parte teórica e a saída de campo para a prática do aprendizado. Foram 21 agricultores que participaram do Curso, ministrado por José Sérgio Müller, instrutor do Senar. Segundo ele, o objetivo principal foi o de levar aos agricultores as instruções para a reciclagem dos resíduos em geral de sua propriedade e transformá-los em material orgânico e depois desta transformação eles voltam ao ciclo, para serem usados como fertilizantes naturais e com isso reduzindo a incidência de doenças. Ele também lembrou que esses resíduos são os grandes causadores de doenças nas plantações, o que reduz em muito a produção nas propriedades rurais. Segundo Müller os trabalhos vêm crescendo e cada vez mais sendo aplicado no meio rural, com excelentes resultados. “Há uma necessidade de transmitir esses novos conhecimentos para que aconteça uma modernização da agricultura. É uma questão de conscientização do agricultor para aproveitar a própria propriedade para a produção desses fertilizantes” destaca Müller. Ele ainda salienta que essa pratica proporciona uma produção limpa, isenta de defensivos agrícolas, e que mostra aos agricultores os meios de produzir esses fertilizantes orgânicos.
Para o Diretor de Agricultura, Nilvo Magionne, o curso é importante porque dá ao agricultor uma tecnologia para produzir mais com qualidade e economia, ”além disso, os produtos são mais saudáveis a apreciados pelos consumidores” destaca Magionne.
Já para o secretário de Agricultura, Idamir Antonio de Moraes, O Gringo, este é um trabalho de mobilização que a Prefeitura Municipal faz através da Secretaria de Agricultura, com os produtores rurais para realização desses cursos, “com o propósito de qualificá-los para dar a eles melhores opções para a produção” lembra o secrtário.
Já para o produtor Rural, Jorge Solon Verdejo, 50, morador do Alto Guarujá, o curso foi muito importante “porque deu ao produtor rural qualificação, pois além de trazer mais produção, também proporciona mais rendimentos e uma melhor qualidade de vida”, ressaltou Verdejo.
Um comentário:
Evidentemente.
Postar um comentário