quarta-feira, 15 de julho de 2009

ESCOLA DE PAROBÉ IMPLANTA SALA TEMÁTICA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Francisca da Silva, implanta uma inovação pedagógica com muito sucesso. É a Sala Temática de Artes que vem agradando muito aos alunos e facilitando o bom desempenho do trabalho durante as aulas desta disciplina. A professora Cristiane de Wallau, que leciona artes desde o 1º ano até a 8ª série neste educandário, dá seu depoimento: “Quando assumi o cargo de professora de artes no município de Parobé, em 2003, notei a necessidade da escola possuir um espaço exclusivo para a prática desta disciplina no qual os alunos tivessem fácil acesso aos materiais e seus trabalhos fossem expostos sem precisar passar por uma prévia seleção dos ‘melhores’ devido à falta de espaço físico nas salas de aula e corredores da escola.
No segundo semestre do ano passado esta necessidade foi suprida na escola em que leciono. Com a ajuda ‘braçal’ de colegas e financeira da direção, a sala, disponibilizada para este fim, recebeu pintura e mobília novas. Mas o colorido principal é periodicamente modificado de acordo com as produções artísticas realizadas pelos alunos do 1º ano a 8ª séries, que, no início deste ano letivo, começaram a usufruir o novo espaço para a produção de desenhos, pinturas, ensaios de dança e teatro, dentre outras atividades previstas para cada ano/série no conteúdo de artes.
“Em minha opinião, além da valorização do seu trabalho, a exposição de suas produções contribui para o crescimento do aluno no sentido de aumentar seu “vocabulário visual” e de descobrir suas próprias falhas técnicas a partir da análise crítica dos trabalhos dos colegas”.
Com esta mudança os alunos se tornaram mais críticos e participativos. Os índices de trabalhos não entregues diminuíram bastante. A qualidade aumentou e, segundo eles, a sala temática contribuiu muito para que as aulas se tornassem mais atrativas, descontraídas e agradáveis.
A direção da escola estuda as possibilidades de futuramente ampliar o número de salas temáticas para que cada disciplina tenha o seu “espaço particular”, adaptado com estrutura adequada, de modo a facilitar a metodologia e o trabalho docente para tornar as aulas mais atrativas aumentando o interesse e o rendimento dos alunos.

Nenhum comentário: