sexta-feira, 31 de julho de 2009

Artesanato produzido a partir de materiais recicláveis em Parobé


Mais um Curso inovador foi oferecido à comunidade parobeense.
Um Curso de Artesanato produzido de materiais reciclável foi oferecido na Casa do Artesão de Parobé, foram onze pessoas que participaram das aulas que tiveram inicio dia 27 e a formatura ocorreu em 30 de julho. A cerimônia contou com a participação da vice-prefeita, Nelsi Lázaro, da secretária de Assistência Social, Angela Pandolfo Rambo, do Presidente do Sindicato Rural do Vale do Paranhanana, Sérgio Luce, da coordenadora da Casa, Nereide Dornelles e da instrutora do SENAR, Elizabeta Zimermann e alunos (FOTO). Segundo Elizabeta o curso, além de proporcionar mais uma fonte de renda à família, também ajuda a preservar o meio ambiente por serem usados materiais recicláveis, como papelão, jornais e garrafas Pete. Foram produzidos, Pufes, agulheiros, portas-cuia e utensílios para decoração.
Participaram das atividades, quatro pessoas oriundas do programa Bolsa Família, entre elas, Sandra Schneider. Ela elogiou o curso dizendo que foi ótimo o aprendizado e que agora tem a oportunidade de aumentar a renda familiar com os produtos que aprendeu a fazer e que poderão ser comercializados.
Também realizaram o curso pessoas que são multiplicadoras, elas aprendem para ensinar para outras pessoas em suas comunidades, como foi o caso da Maria Alcina da Silva, do Bairro Palmeiras, local que possui um núcleo com a participação de 24 famílias que aprendem a fazer trabalhos artesanais, e assistem palestras para gestantes e crianças até 6 anos de idade. “Eu venho e aprende aqui e depois repasso para elas o que aprendi” diz Maria Alcina.
A outra multiplicadora é Rosecler de Castilhos Silveira, da Vila Sanga Funda, local em que repassa seu aprendizado para 18 pessoas que participam de aulas de artesanato todas as terças-feiras a partir das 14 horas. Para a vice-prefeita, Nelsi Lázaro, foi um curso muito importante e lembrou o fato ser ambientalista “Fico contente por ver esses belos trabalhos realizados com material reciclável, vocês estão de parabéns e aproveitem bem esse aprendizado, esse é o caminho e a natureza agradece” enfatizou Nelsi.
A secretária, Angela, fez um destaque especial aos alunos, lembrando os participantes do Bolsa Família por ver o interesse que têm de apreender uma nova profissão e com isso impulsionar o crescimento da renda familiar.
Já Sérgio Luce, disse que estava emocionado por ver trabalhos tão bem elaborados e elogiou a parceria que exite com a Prefeitura Municipal de Parobé e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o SENAR.

Nenhum comentário: