O Programa de Qualificação Profissional Formar Igrejinha nasceu com o propósito de gerar transformação social em famílias em situação de vulnerabilidade econômica. Através da capacitação de mão de obra e qualificação, a iniciativa visa conduzir os participantes ao caminho da autonomia financeira e deve atingir 600 pessoas em 2018. Agora, o programa recebeu reconhecimento do Tribunal de Contas da União (TCU).
Na semana passada, uma equipe do TCU veio para Igrejinha conhecer de perto o Formar, tendo em vista que a iniciativa obteve boa classificação no programa Progredir do Ministério do Desenvolvimento Social.
As auditoras Viviane Espíndola e Sandra Pacheco foram recebidas pelos coordenadores do projeto Josué Francischetti e Marissane Foscarini, e participaram de reunião de equipe e também acompanharam a realização de um curso na prática. Elas, destacaram o pioneirismo do Formar na região e o classificaram como um projeto embrionário, que pode ser aperfeiçoado e gerar grande impacto social às famílias.
— Esta é uma iniciativa inédita e que tem grande efetividade, pois promove uma melhora de vida real na vida dos participantes. Por isso foi muito gratificante receber a visita e reconhecimento do TCU. Queremos mostrar que a Assistência Social trabalha como um guarda-chuvas, acolhendo todas as pessoas e possibilitando que elas se insiram na comunidade da melhor forma e com a maior autonomia possível — destacou o coordenador de Desenvolvimento Social, Josué Francischetti
O programa Progredir, vinculado ao Governo Federal, é um plano de ações para gerar emprego e renda e promover a autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único. O plano reúne qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e encaminhamento ao mercado de trabalho a fim de fortalecer as capacidades individuais e gerar independência socioeconômica.
O FORMAR IGREJINHA
O Formar Igrejinha é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e conta com a parceria do Senac, CDL, Sine, Senar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cras, Creas, Conselho Tutelar, Câmara de Vereadores, Unialcance e Arte da Beleza.
Para 2018, estão previstos os cursos de:
– Técnicas Básicas de Costura
– Excelência no Atendimento para Garçom
– Técnicas Básicas para Design de Sobrancelhas
– Camareira
– Artesanato de Bonecos de Pano
– Liderança e Desenvolvimento de Equipes
– Excelência no Atendimento para Garçom
– Técnicas Básicas para Design de Sobrancelhas
– Camareira
– Artesanato de Bonecos de Pano
– Liderança e Desenvolvimento de Equipes
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria, na rua Balduino Geis, 25, ou pelo telefone (51) 3545-8340.
Nenhum comentário:
Postar um comentário