sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Após ouro no Brasileiro, esgrimista taquarense garante vaga no Mundial

A taquarense Suelen Rodolpho, 26 anos, conquistou a medalha de ouro no florete A do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Esgrima em Cadeira de Rodas, na última sexta-feira (12), em São Paulo. Quarenta esgrimistas de cinco estados participaram deste que é o último compromisso da modalidade no calendário nacional na temporada.
A conquista de Suelen teve contornos dramáticos. A atleta, que representa a ADFP, venceu apenas um jogo dos quatro que disputou na poule (fase de grupos).
Já na fase seguinte, eliminatória, ela ganhou confiança com uma vitória por 15 a 0 sobre Paula Lubianca (GNU-RS) e venceu de virada a companheira de equipe Karina Maia por 15 a 14, após sair perdendo por 8 a 0. Bateu Mônica Santos (GNU-RS) em seguida (15 a 8) até aplicar 15 a 7 em Ana Elisa Paz (GNU-RS) na decisão do ouro.

Suelen tem mielomeningocele (má formação congênita da espinha dorsal) e começou na esgrima em 2009 – Foto: arquivo pessoal
— Sofri psicologicamente no começo, porque o florete dificilmente abre a competição e desta vez houve alteração na ordem das provas. Acabei levando o nervosismo pra pista. Por isso comecei mal. Até ganhar da Karina, que vem de uma temporada muito boa, eu não estava confiante. Mas depois desta vitória tudo passou a dar certo e mantenho minha meta de sempre conquistar uma medalha em competições nacionais — afirmou Suelen, que compôs a equipe brasileira nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.
VAGA GARANTIDA NO MUNDIAL
Após Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Esgrima em Cadeira de Rodas, ela integrará a seleção brasileira que disputará a etapa da Copa do Mundo de Tibilisi, na Geórgia. Além do ouro no florete, ela chegará à capital georgiana com o bronze conquista no Regional das Américas da modalidade, realizado no Canadá, em setembro.

Nenhum comentário: