O mês de outubro, além de ser o mês das crianças, é destacado também por ser considerado o mês da conscientização sobre o câncer de mama. O Outubro Rosa surgiu para estimular a participação da população no controle deste tipo de câncer.
Diversas entidades, ONGs e municípios realizam campanhas e atividades sobre a temática e as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) também acreditam na importância dessas ações, e no dia 27 de outubro, a partir das 14 horas, ocorrerá no auditório 3 do Centro de Eventos da Faccat, um grande encontro de conscientização.
De acordo com a professora da Faccat e integrante da comissão organizadora do evento, Edna Jeremias Martins, acontecerão momentos de integração e aprendizagem com oficinas temáticas. A realização é dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e de Psicologia da Faccat. A ação é gratuita.
OFICINAS TEMÁTICAS
O campus da Faccat estará aberto para a participação da comunidade regional. No local ocorrerão oficinas temáticas de Autoexame para prevenção do câncer de mama; Fatores de risco para câncer de mama; Coleta de citopatológico para prevenção do câncer de colo do útero; Câncer de ovário; Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); Acompanhamento psicológico durante o tratamento e Importância da fisioterapia na prevenção do linfedema.
CASES DE SUPERAÇÃO
Além das oficinas temáticas, os participantes também poderão acompanhar o bate-papo com o mastologista Felipe Zerwes e a palestra sobre Amor à vida, com Edla Zim. Durante o encontro será possível conferir o depoimento de dois pacientes que venceram o câncer de mama.
— As ações serão alusivas ao Outubro Rosa, através da fala do médico, que frisará as questões do autocuidado. A palestra da Edla Zim abordará assuntos relacionados à maternidade, família, trabalho, e autoestima — explica a professora Edna Jeremias Martins.
OUTUBRO ROSA
A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário