A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) comemora a premiação de projetos das escolas municipais durante a Mostratec Junior, promovida de 22 a 25 de outubro, no Centro de Eventos da Fenac, sendo um dos eventos integrados à Mostratec, feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo.
A Mostratec contou com a participação de 640 projetos de pesquisa, 420 da Mostratec e 220 da Mostratec Júnior, do Brasil e de vários países. A educação taquarense participou, da Mostratec Junior, com onze projetos e quatro deles foram classificados e premiados.
Na Categoria 1 (1º ao 3º ano), o primeiro lugar ficou com o projeto “Os Pequenos e os Ninhos”, da EMEF Calisto Eolálio Letti; na Categoria 2 (4º ao 6º ano), o primeiro lugar foi para o projeto “A Metamorfose da Minha Professora”, da EMEF Nereu Wilhelms e na Categoria 3 (7º ao 9º ano), foram duas premiações, o terceiro lugar, para o projeto “Violência Contra a Mulher: Aqui a Gente Mete a Colher”, da EMEF Dr. Alípio Alfredo Sperb e o quarto lugar para o projeto “Estudo etnobotânico das plantas medicinais da comunidade de Padilha – Taquara/RS”, da EMEF Júlio Maurer.
Além das classificações por categorias, o projeto da EMEF Nereu Wilhelms, “A Metamorfose da Minha Professora”, recebeu como premiação, passaporte para o Movimento Científico Norte e Nordeste MOCINN-MILSET, em Recife-PE; o projeto da EMEF Calisto Eolálio Letti “Os Pequenos e os Ninhos”, recebeu como premiação, passaporte para a Feira de Rondônia Científica e de Inovação Tecnológica – FEROCIT, em Porto Velho – RO, e, a EMEF Dr. Alípio Alfredo Sperb, com o projeto “Violência Contra a Mulher: Aqui a Gente Mete a Colher”, recebeu durante a feira, credenciais para a Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí – MCTEA e para o evento itinerante MOCINN, no período de 3 a 7 de dezembro de 2018, na cidade de Abaitetuba – Pará.
BOLSAS
O evento também selecionou projetos destaque para receber bolsas de estudos, para alunos e professores, e, nesta categoria, as alunas Camila Zanatta Reses e Gabrielly da Silva Nath, do projeto da EMEF Nereu Wilhelms, “A Metamorfose da Minha Professora”, receberam bolsa de estudos de 60 horas, na Informatize, para escolher entre os cursos de Informática ou Administração, e a professora-orientadora do projeto, Luciana Martins Alves, recebeu dois prêmios, bolsa para curso de extensão e bolsa de pós-graduação professor (EAD), na ULBRA.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Os projetos de Educação Infantil participantes foram: “A caixa-preta das minhocas”, da EMEF Júlio Maurer; “Lava, lava as Mãos”, da EMEI Vovó Domênica; “Chega de Canudinho”, do Colégio Municipal Theóphilo Sauer; “Eu posso ser um cientista?”, da EMEF 17 de Abril e “Entre mamães e filhinhos queremos saber sobre os pintinhos”, da EMEI Leonel de Moura Brizola. Nesta categoria não há classificação, e todos os projetos participantes são premiados. Taquara ainda contou com a participação, na Mostratec Junior, dos projetos: na categoria 1, “Como dói, pisei no formigueiro”, da EMEF Dr. Alípio Alfredo Sperb, e, na categoria 3, “Desnutrição e Desigualdade Socioeconômica: um estudo de caso comparativo”, da EMEF Rosa Elsa Mertins.
A coordenadora do Programa Municipal de Educação Científica de Taquara, professora Sabrina Amaral, explica que, durante o ano letivo de 2018, a SMECE iniciou um planejamento coletivo para construir o Programa Municipal de Educação Científica, visando a Educação Científica como proposta metodológica para promover autoria, criação, protagonismo e autonomia. Foram ofertados a professores e alunos, palestras sobre alfabetização científica; oficinas MAKER´s e processos heurísticos para crianças pequenas.
Estas iniciativas culminaram na participação de 114 projetos na 3ª Feira Municipal de Iniciação Científica (Femicta), com a seleção de onze projetos a participarem do 1º Café Científico de Taquara, que ocorreu no dia 22 de outubro, sendo um pré evento à Mostratec, com bate-papo e dicas de apresentação. Estes projetos participaram da Mostratec Junior 2018, e, quatro deles foram premiados.
— As escolas de Ensino Fundamental socializaram seus trabalhos durante os três dias de feira, sendo uma emoção muito grande a nós a premiação destes projetos — destaca Sabrina.
O secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, diz que já era esperada a premiação das escolas.
— Durante a Feira Municipal, a Femicta, percebemos a qualidade dos projetos apresentados pelos alunos, a expectativa era muito grande, pois fomos muito elogiados pelos avaliadores e todos que visitaram a nossa feira. Por isso tínhamos certeza que muitos trabalhos seriam vencedores. Parabéns alunos por abraçarem o estudo científico, parabéns professores pelo desempenho e comprometimento com a educação taquarense — salienta o secretário.