segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Prefeitura cede espaço para Associação Parobeense de Deficientes Físicos

Na tarde de quinta-feira (25), em um ato na Vila Olímpica do Parque do Festejando Parobé, foi assinado o termo de cedência de uma sala, a cidade agora conta um espaço de apoio a pessoa com deficiência.
A criação da Associação Parobeense de Deficientes Físicos (Apodef) tem como razão principal representar as pessoas com deficiência do município e também da região, buscando discutir a acessibilidade e outros temas que norteiam o universo da pessoa com deficiência.
Inspirada na Associação dos Lesados Medulares (Leme) de Novo Hamburgo e na Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), a Apodef busca ser um diferencial na cidade.
— Um dos objetivos da associação é mostrar para as pessoas com deficiências que juntos é possível fazer muito e incentivar a prática esportiva e outras ações e a troca de experiências entre as pessoas — disse o presidente da Apodef, Darlei Freese.
PRESENÇAS
A solenidade contou com a presença do prefeito Irton Feller, a vice e secretária de Saúde, Marizete Pinheiro, o secretário de Defesa Civil, Cidadania e Mobilidade Urbana, Ricardo Juarez dos Santos, o diretor de Esportes, Matheus Lauck, e os vereadores Elário Jahn e Gilberto Gomes Junior.

Projeto Formar Igrejinha ganha reconhecimento do Tribunal de Contas da União

O Programa de Qualificação Profissional Formar Igrejinha nasceu com o propósito de gerar transformação social em famílias em situação de vulnerabilidade econômica. Através da capacitação de mão de obra e qualificação, a iniciativa visa conduzir os participantes ao caminho da autonomia financeira e deve atingir 600 pessoas em 2018. Agora, o programa recebeu reconhecimento do Tribunal de Contas da União (TCU).
Na semana passada, uma equipe do TCU veio para Igrejinha conhecer de perto o Formar, tendo em vista que a iniciativa obteve boa classificação no programa Progredir do Ministério do Desenvolvimento Social.
As auditoras Viviane Espíndola e Sandra Pacheco foram recebidas pelos coordenadores do projeto Josué Francischetti e Marissane Foscarini, e participaram de reunião de equipe e também acompanharam a realização de um curso na prática. Elas, destacaram o pioneirismo do Formar na região e o classificaram como um projeto embrionário, que pode ser aperfeiçoado e gerar grande impacto social às famílias.
— Esta é uma iniciativa inédita e que tem grande efetividade, pois promove uma melhora de vida real na vida dos participantes. Por isso foi muito gratificante receber a visita e reconhecimento do TCU. Queremos mostrar que a Assistência Social trabalha como um guarda-chuvas, acolhendo todas as pessoas e possibilitando que elas se insiram na comunidade da melhor forma e com a maior autonomia possível — destacou o coordenador de Desenvolvimento Social, Josué Francischetti
O programa Progredir, vinculado ao Governo Federal, é um plano de ações para gerar emprego e renda e promover a autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único. O plano reúne qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e encaminhamento ao mercado de trabalho a fim de fortalecer as capacidades individuais e gerar independência socioeconômica.
O FORMAR IGREJINHA
O Formar Igrejinha é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e conta com a parceria do Senac, CDL, Sine, Senar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cras, Creas, Conselho Tutelar, Câmara de Vereadores, Unialcance e Arte da Beleza.
Para 2018, estão previstos os cursos de:
– Técnicas Básicas de Costura
– Excelência no Atendimento para Garçom
– Técnicas Básicas para Design de Sobrancelhas
– Camareira
– Artesanato de Bonecos de Pano
– Liderança e Desenvolvimento de Equipes
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria, na rua Balduino Geis, 25, ou pelo telefone (51) 3545-8340.

Faccat tem atividades do Outubro Rosa neste sábado

Diversas entidades, ONGs e municípios realizam durante o mês de outubro campanhas e atividades sobre o Câncer de Mama. Sabendo da importância do Outubro Rosa, as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) realizam neste sábado (27), a partir das 14 horas, um grande encontro de conscientização.
A ação será no auditório 3 do Centro de Eventos da Faccat. De acordo com a professora da Faccat e integrante da comissão organizadora do evento, Edna Jeremias Martins, acontecerão momentos de integração e aprendizagem com oficinas temáticas. A realização é dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e de Psicologia da Faccat. O evento é gratuito.
OFICINAS TEMÁTICAS
O campus da Faccat estará aberto para a participação da comunidade regional. No local ocorrerão oficinas temáticas de Autoexame para prevenção do câncer de mama; Fatores de risco para câncer de mama; Coleta de citopatológico para prevenção do câncer de colo do útero; Câncer de ovário; Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); Acompanhamento psicológico durante o tratamento e Importância da fisioterapia na prevenção do linfedema.
CASES DE SUPERAÇÃO
Além das oficinas temáticas, os participantes também poderão acompanhar o bate-papo com o mastologista Felipe Zerwes e a palestra sobre Amor à vida, com Edla Zim. Durante o encontro será possível conferir o depoimento de dois pacientes que venceram o câncer de mama.
— As ações serão alusivas ao Outubro Rosa, através da fala do médico, que frisará as questões do autocuidado. A palestra da Edla Zim abordará assuntos relacionados à maternidade, família, trabalho, e autoestima — explica a professora Edna Jeremias Martins.

Projetos de escolas de Taquara são premiados na Mostratec Junior

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) comemora a premiação de projetos das escolas municipais durante a Mostratec Junior, promovida de 22 a 25 de outubro, no Centro de Eventos da Fenac, sendo um dos eventos integrados à Mostratec, feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo.
A Mostratec contou com a participação de 640 projetos de pesquisa, 420 da Mostratec e 220 da Mostratec Júnior, do Brasil e de vários países. A educação taquarense participou, da Mostratec Junior, com onze projetos e quatro deles foram classificados e premiados.
Na Categoria 1 (1º ao 3º ano), o primeiro lugar ficou com o projeto “Os Pequenos e os Ninhos”, da EMEF Calisto Eolálio Letti; na Categoria 2 (4º ao 6º ano), o primeiro lugar foi para o projeto “A Metamorfose da Minha Professora”, da EMEF Nereu Wilhelms e na Categoria 3 (7º ao 9º ano), foram duas premiações, o terceiro lugar, para o projeto “Violência Contra a Mulher: Aqui a Gente Mete a Colher”, da EMEF Dr. Alípio Alfredo Sperb e o quarto lugar para o projeto “Estudo etnobotânico das plantas medicinais da comunidade de Padilha – Taquara/RS”, da EMEF Júlio Maurer.
Além das classificações por categorias, o projeto da EMEF Nereu Wilhelms, “A Metamorfose da Minha Professora”, recebeu como premiação, passaporte para o Movimento Científico Norte e Nordeste MOCINN-MILSET, em Recife-PE; o projeto da EMEF Calisto Eolálio Letti “Os Pequenos e os Ninhos”, recebeu como premiação, passaporte para a Feira de Rondônia Científica e de Inovação Tecnológica – FEROCIT, em Porto Velho – RO, e, a EMEF Dr. Alípio Alfredo Sperb, com o projeto “Violência Contra a Mulher: Aqui a Gente Mete a Colher”, recebeu durante a feira, credenciais para a Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí – MCTEA e para o evento itinerante MOCINN, no período de 3 a 7 de dezembro de 2018, na cidade de Abaitetuba – Pará.
BOLSAS
O evento também selecionou projetos destaque para receber bolsas de estudos, para alunos e professores, e, nesta categoria, as alunas Camila Zanatta Reses e Gabrielly da Silva Nath, do projeto da EMEF Nereu Wilhelms, “A Metamorfose da Minha Professora”, receberam bolsa de estudos de 60 horas, na Informatize, para escolher entre os cursos de Informática ou Administração, e a professora-orientadora do projeto, Luciana Martins Alves, recebeu dois prêmios, bolsa para curso de extensão e bolsa de pós-graduação professor (EAD), na ULBRA.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Os projetos de Educação Infantil participantes foram: “A caixa-preta das minhocas”, da EMEF Júlio Maurer; “Lava, lava as Mãos”, da EMEI Vovó Domênica; “Chega de Canudinho”, do Colégio Municipal Theóphilo Sauer; “Eu posso ser um cientista?”, da EMEF 17 de Abril e “Entre mamães e filhinhos queremos saber sobre os pintinhos”, da EMEI Leonel de Moura Brizola. Nesta categoria não há classificação, e todos os projetos participantes são premiados. Taquara ainda contou com a participação, na Mostratec Junior, dos projetos: na categoria 1, “Como dói, pisei no formigueiro”, da EMEF Dr. Alípio Alfredo Sperb, e, na categoria 3, “Desnutrição e Desigualdade Socioeconômica: um estudo de caso comparativo”, da EMEF Rosa Elsa Mertins.
A coordenadora do Programa Municipal de Educação Científica de Taquara, professora Sabrina Amaral, explica que, durante o ano letivo de 2018, a SMECE iniciou um planejamento coletivo para construir o Programa Municipal de Educação Científica, visando a Educação Científica como proposta metodológica para promover autoria, criação, protagonismo e autonomia. Foram ofertados a professores e alunos, palestras sobre alfabetização científica; oficinas MAKER´s e processos heurísticos para crianças pequenas.
Estas iniciativas culminaram na participação de 114 projetos na 3ª Feira Municipal de Iniciação Científica (Femicta), com a seleção de onze projetos a participarem do 1º Café Científico de Taquara, que ocorreu no dia 22 de outubro, sendo um pré evento à Mostratec, com bate-papo e dicas de apresentação. Estes projetos participaram da Mostratec Junior 2018, e, quatro deles foram premiados.
— As escolas de Ensino Fundamental socializaram seus trabalhos durante os três dias de feira, sendo uma emoção muito grande a nós a premiação destes projetos — destaca Sabrina.
O secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, diz que já era esperada a premiação das escolas.
— Durante a Feira Municipal, a Femicta, percebemos a qualidade dos projetos apresentados pelos alunos, a expectativa era muito grande, pois fomos muito elogiados pelos avaliadores e todos que visitaram a nossa feira. Por isso tínhamos certeza que muitos trabalhos seriam vencedores. Parabéns alunos por abraçarem o estudo científico, parabéns professores pelo desempenho e comprometimento com a educação taquarense — salienta o secretário.

Bolsonaro vence no Paranhana com larga vantagem sobre Haddad

Jair Bolsonaro, do PSL, foi eleito neste domingo (28) o oitavo presidente desde o fim da ditadura militar, com 55,13% dos votos válidos. Seu adversário, Fernando Haddad, do PT, somou 44,87%. A diferença superou os 10 milhões de votos.
No Vale do Paranhana, Bolsonaro venceu em todos os municípios com folga. Em Taquara, os eleitores saíram em carreta pelas ruas da cidade. O vídeo abaixo foi registrado em frente ao diretório do PSL.
Tocador de vídeo
00:00
00:17
Confira os números:
BOLSONARO
TaquaraVotos: 22.327
%: 73,98
ParobéVotos: 20.047
%: 68,88
IgrejinhaVotos: 15.185
%: 73,61
Três CoroasVotos: 10.171
%: 74,46
RolanteVotos: 8.657
%: 71,56
RiozinhoVotos: 1.883
%: 64,55
HADDAD
Taquara
Votos: 7.853
%: 26,02
Parobé
Votos: 9.058
%: 31,12
Igrejinha
Votos: 5.444
%: 26,39
Três Coroas
Votos: 3.489
%: 25,54
Rolante
Votos: 3.440
%: 28,44
Riozinho
Votos: 1.034
%: 35,45
VÁLIDOS, BRANCOS, NULOS E ABSTENÇÃO
TaquaraVálidos: 30.180
Brancos: 932
Nulos: 1.941
Abstenção: 8.555
% de abstenção: 20,56
ParobéVálidos: 29.105
Brancos: 784
Nulos: 2.383
Abstenção: 6.552
% de abstenção: 16,88
IgrejinhaVálidos: 20.629
Brancos: 609
Nulos: 1.187
Abstenção: 4.457
% de abstenção: 16,58
Três Coroas
Válidos: 13.660
Brancos: 480
Nulos: 882
Abstenção: 1.947
% de abstenção: 11,47
Rolante
Válidos: 12.097
Brancos: 363
Nulos: 870
Abstenção: 1.793
% de abstenção: 11,86
Riozinho
Válidos: 2.917
Brancos: 92
Nulos: 259
Abstenção: 529
% de abstenção: 13,93

Aluno da Faccat vence o Inovathon Scania

O acadêmico Dimitri Luis Candemil, do curso bacharelado em Sistemas de Informação das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) é integrante da equipe vencedora do Inovathon Scania 2018, que ocorreu em São Paulo. A competição aconteceu de 24 a 27 de outubro.
A competição reúne universitários de todo o Brasil e tem o propósito de fomentar a discussão e ampliar o conhecimento sobre transporte sustentável.
— Foi realmente inspirador, intenso e surpreendente. O evento foi muito bem organizado, com palestras de pessoas e empresas relevantes nas áreas de mobilidade e sustentabilidade — explica o acadêmico da Faccat.
MUDANÇA DE PARADIGMA
O vencedor Dimitri Luis Candemil ainda ressalta que a experiência foi muita boa para o aprendizado.
— Vivenciamos os problemas de uma grande cidade e conseguimos ajudar de alguma forma. O evento representa uma mudança de paradigma, uma forma de repensar o transporte e mostra o engajamento da empresa com a causa. Agora, o que é preciso é mudar a mentalidade das pessoas — ressalta Candemil, destacando ainda que a competição foi de grande valia para a sua carreira.
Entre as premiações, Candemil, carimbou o passaporte para a Suécia, onde conhecerá a sede da empresa Scania.
— Para mim foi muito válido pela representatividade e pelo conhecimento adquirido, tanto técnico quanto das dificuldades das pessoas — salienta.
Para a coordenadora dos cursos de TI, Flávia Pereira de Carvalho, a conquista do prêmio é muito importante e todos estão muito felizes com o resultado.
— No caso específico do Dimitri, não nos surpreende porque é um excelente aluno. Estamos sempre pesquisando esse tipo de concurso e estimulamos fortemente para que os alunos participem. Foi o que aconteceu nesse caso, por exemplo — salienta Flávia.
Segundo a professora, foram mais de 500 inscrições.
— Nosso resultado foi ótimo. Finalmente, nosso estímulo vem da percepção de que, como nossas notas no Enade são sempre acima da média nacional, a tendência é que nossos alunos sempre tenham boas colocações nesse tipo de desafio — comemora.
PARTICIPAÇÃO DA FACCAT
Na competição, a Faccat foi representada pelos acadêmicos Igor Felipe de Camargo e Dimitri Luis Candemil, ambos do curso bacharelado em Sistemas de Informação. Os acadêmicos da Faccat ficaram entre os 25 selecionados no Brasil, que teve mais de 500 inscritos. Do Rio Grande do Sul, apenas três se tornaram finalistas, sendo dois destes, Camargo e Candemil.

MTG concede Comenda João de Barro a vereador igrejinhense

O presidente da Câmara de Igrejinha, vereador Juliano Müller (PSB), recebeu no último sábado (27) a Comenda João de Barro — homenagem anual concedida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) aos destaques das regiões tradicionalistas.
Durante a cerimônia de comemoração dos 52 anos do Movimento, realizada no CTG Laço Velho, em Bento Gonçalves, o parlamentar foi condecorado pela Coordenadoria da 22ª R.T.
A Comenda João de Barro reconhece pessoas e entidades tradicionalistas por seus relevantes serviços prestados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. Materializada em certificado, homenageia as ações em prol do tradicionalismo e o amor ao Rio Grande do Sul, traduzidos em atos concretos na defesa, manutenção e promoção da identidade cultural do gaúcho.
Desde 2005, cada uma das 30 Regiões Tradicionalistas aponta seus indicados. Neste ano, além de Juliano, a 22ª R.T. indicou as professoras Janet Cristina Copello Valentini e Marlene Teresinha Oliveira, de Taquara.
A TRAJETÓRIA DE MÜLLER
– Ativista cultural originado nas artes cênicas;
– Instrutor de Expressão e Oratória e de Legislação Cultural;
– Experiente em gestão cultural de coletivos da sociedade civil;
– Experiente em gestão cultural pública municipal;
– Ex-componente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura-RS (Codic-Famurs);
– Delegado do Estado do Rio Grande do Sul na última Conferência Nacional de Cultura (2013);
– Componente de comissões julgadoras de recentes editais estaduais do Fundo de Apoio à Cultura (FAC);
– Membro fundador da Associação Lítero Cultural Igrejinhense;
– Atua voluntariamente como palhaço no projeto Plantão da Alegria, que atende os hospitais Bom Pastor (Igrejinha), Oswaldo Diesel (Três Coroas) e São Francisco de Assis (Parobé);
– Desde 2013, como coordenador da Fundação Cultural de Igrejinha, passou a ter atuação destacada na gestão cultural do município, estabelecendo relação de parceria e mútua cooperação com os CTGs, com a 22ª R.T. e o próprio MTG. Relações que têm se aprimorado com a Fundação Cultural e estão sendo estendidas também à Câmara de Vereadores de Igrejinha, refletindo ainda nos Parlamentos Municipais dos arredores.
– Atualmente é vereador e presidente da Câmara Municipal de Igrejinha.

II Semana da Alimentação de Taquara promoveu ações nas escolas

Tendo como objetivo principal conscientizar as crianças e adolescentes do município sobre a importância da alimentação saudável e equilibrada, a II Semana Municipal da Alimentação de Taquara promoveu diversas ações nas escolas da rede municipal.
De acordo com o coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE), o professor Levi Metanoya, as atividades tiveram como proposta o controle da obesidade infantil, ensinando desde cedo a importância da alimentação saudável para o correto funcionamento do organismo.
— Preocupada também com os jovens e adultos do município, a Prefeitura está cadastrada em dois importantes programas voltados a alimentação saudável – o Programa Crescer Saudável, coordenado pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Lilian Alves, e o Programa de Linhas de Cuidados para a Obesidade, coordenado por Fabíola Andriola, nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde — informou Levi.
Além das orientações passadas aos professores e cozinheiras das escolas municipais, sobre a importância da inclusão de alimentos naturais nas refeições diárias, e da realização de receitas com alimentos mais nutritivos, a 2ª Semana Municipal da Alimentação, realizada de 15 a 19 de outubro, também promoveu uma palestra sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), com a nutricionista e bióloga Marília Kelen.
— Neste período, a Fabíola e eu também realizamos uma avaliação nutricional dos alunos da rede municipal, coletando dados como peso, altura e consumo alimentar de cada entrevistado — informou a nutricionista da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Secretarias de Três Coroas atendem em novo horário

A Prefeitura de Três Coroas publicou na última semana um decreto que altera temporariamente o horário de atendimento da Secretaria de Obras, Viação e Trânsito e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Desde esta segunda-feira (29) o funcionamento das duas secretarias passa a ser das 7h às 14h, sem interrupção.
O decreto terá vigência até o dia 31 de janeiro de 2019. A adequação tem o objetivo de reduzir as despesas com a otimização dos serviços, considerando a decorrente queda da receita do município.
As demais secretarias continuam funcionando no horário normal.

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

UBS Santa Teresinha inaugura sala de vacinas

Uma nova sala de vacinas está em atendimento no Município. Desde o início de outubro, a Unidade Básica de Saúde Dr. Angelo Mariante Coelho, mais conhecida como posto da vila Santa Teresinha recebe a comunidade do bairro e arredores para vacinação e atualização da carteirinha vacinal.
Quem precisar da assistência pode passar na unidade, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. A UBS está localizada na rua Espírito Santo, 610. Taquara conta com salas de vacinas nas UBSs Piazito, Mundo Novo, Empresa e Santa Teresinha.
Segundo a técnica de enfermagem e vacinadora, Simone Maria de Moura Dias, é necessário que a pessoa leve a carteirinha de vacinação.
— Precisamos da carteirinha para saber o quadro vacinal do paciente, principalmente das crianças. Caso a pessoa perca ou extravie o documento, a encaminhamos à Unidade em que costumava vacinar-se para que tenha um atendimento eficaz — observa Simone.
Ela reitera que a partir de novembro, as salas de vacinas usarão um sistema on line, chamado SI-PNI Web, que interligará todas as unidades do Brasil.
— Assim conseguiremos pesquisar o histórico vacinal do paciente com mais facilidade e eficiência — afirma.
Simone lembra ainda que, na última tarde útil de cada mês, todas as salas de vacina são fechadas para movimentação mensal.
O coordenador da UBS Santa Teresinha, Douglas Mello, comemora outra conquista da unidade.
— Estamos há duas semanas com o nosso sistema todo informatizado, com prontuários eletrônicos. Somos o primeiro posto do Município a iniciar este trabalho, mas todos os postos serão informatizados. Tudo o que inserimos no sistema vai direto pro Ministério da Saúde, isso nos ajudará na obtenção de recursos, pois tudo estará amplamente registrado, a identificação do paciente, do cartão SUS, dos procedimentos realizados e todas as unidades estarão conectadas — menciona Mello.
Hoje, o posto atende cerca de 1.300 pessoas por mês, disponibilizando quatro médicos clínicos gerais, dois ginecologistas, pediatra, psiquiatra, psicólogo, dentista e enfermagem.
AS VACINAS DISPONÍVEIS
Hepatite B, Penta (combate difteria, tétano, coqueluche, Hib e Hepatite B), VIP/VOP (contra a poliomielite/paralisia infantil), Pneumocócia 10V (previne doenças graves, como pneumonia e meningite), Rotavírus Humano (previne o rotavírus, doença que causa sintomas como diarreia, vômitos, febre e problemas respiratórios), Meningocócica C (contra a meningite tipo C), Febre Amarela, Tríplice viral (combate sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (corresponde à segunda dose da tríplice viral e à dose da vacina varicela), Hepatite A, HPV (vacinas para adolescentes), Dupla adulto (combate difteria e tétano – reforço a cada dez anos), – dTpa (gestantes) e DTP (contra difteria, tétano e coqueluche). As vacinas BCG (contra tuberculose) e a antirábica são ofertadas somente no Posto Piazito.

Três-coroenses se consagram no Pan e Sul-Americano de Canoagem

Competir na pátio de casa fez toda diferença para três canoístas de Três Coroas. No Pan e Sul-Americano de Canoagem disputado neste fim de semana, Murillo Sorgetz (foto abaixo) venceu o Pan-Americano no K1 júnior, Guilherme Mapelli foi o melhor no K1 sênior do Sul-Americano e no extreme cross sênior do Pan-Americano e Gustavo Selbach Júnior (filho do ex-atleta olímpico Gustavo Selbach) foi campeão pan-americano na categoria C1 júnior.
Murillo Sorgetz foi primeiro na categoria K1 júnior (Foto: Diego Land)
Passaram pelo Parque das Laranjeiras atletas de dez países: Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, México, Paraguai e Venezuela. O Brasil foi campeão por seleções, seguido por Argentina e Chile.
Aposentado desde 2016, o técnico da seleção brasileira de canoagem, Cássio Petry, também natural de Três Coroas, deu uma demonstração na última sexta-feira (19).
O técnico Cássio Petry levou o Brasil ao 1° lugar no pódio por seleções (Foto: André Amaral/TCA)

Invento Pra Pais debaterá infância dos 6 aos 10 anos

A história do Ursinho Pooh e seus amigos será o fio condutor da próxima edição do Invento Pra Pais – evento que busca um olhar interpretativo sobre o mundo infantil pela perspectiva de contos literários. A Unimed Encosta da Serra é patrocinadora desta atividade, que já teve dois encontros, e terá o próximo nesta quarta (24), às 19h30, na Invento Casa Criativa (Rua Venâncio Aires, 1689, Taquara). Os ingressos gratuitos e limitados e devem ser retirados antecipadamente no local.
A dinâmica do evento prevê a leitura do conto (nesta edição, realizada pela jornalista Roseli Santos) e posterior análise (desta vez com a psicóloga Valderez Figueira Timmen e a psicopedagoga Adriana Koch dos Santos). O foco deste encontro será a análise do mundo das crianças entre os 6 aos 10 anos.
A história do Ursinho Pooh, adianta Valderez, tem dois aspectos importantes sobre os quais se podem fazer relações com o período em questão: o personagem principal tem seus amigos (exatamente como na fase dos 6 aos 10 anos, em que as amizades se consolidam) e cada amigo tem características específicas de personalidade, que podem representar aspectos próprios de cada criança.
— A abordagem deve mostrar como o Ursinho Pooh e seus amigos pensam, o que representa o pensamento infantil do período até os 10 anos, quando se pode acreditar que as coisas têm vida, há o pensamento mágico e centrado em si — destaca a psicóloga.
Outras análises pertinentes, como a importância do diálogo nesta faixa etária e o significado simbólico das palavras, também serão abordadas para os pais.

Músico taquarense leva prêmio de revelação em festival na serra

O músico taquarense Matheus Krummenauer, de 20 anos, levou o prêmio de Instrumentista Revelação no 1º Toque Serrano da Música Instrumental, realizado neste fim de semana na cidade de Boa Vista do Sul, na serra gaúcha.
Além da conquista individual, ele ficou com o terceiro lugar pela música ‘Yvytu’, composição de Ricardo Comassetto e Gustavo Oliveira. A música tem o estilo “rasguido doble”, ritmo de raiz afroargentina.
O trabalho do músico também pode ser conferido no projeto Paysanos, que unifica a música tradicionalista gaúcha e sul-americana em composições de sonoridade contemporânea.

4ª etapa do X Campeonato de Xadrez do Paranhana ocorreu em Taquara

O Colégio Municipal Theóphilo Sauer sediou, no sábado (20), a 4ª etapa do X Campeonato Regional de Xadrez do Vale do Paranhana. O evento é promovido pela Faccat, e contou com cerca de 300 enxadristas dos municípios parceiros, através de suas secretarias municipais de Educação, que são: Igrejinha, Parobé, Rolante, Taquara e Três Coroas, disputando seis categorias (sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e livre).
O evento vem acontecendo desde o dia 11 de agosto, com a 1ª etapa, realizada na cidade de Parobé; a 2ª etapa, ocorreu em 1º de setembro, no município de Igrejinha; a 3ª etapa, em 29 de setembro, em Rolante, e, a 5ª e última etapa, será no dia 10 de novembro, na cidade de Três Coroas. O encerramento, com premiação dos vencedores, ocorre no Centro de Eventos, da Faccat, no dia 5 de dezembro.
O campeonato tem por finalidade integrar estudantes do Vale do Paranhana, visando difundir esta modalidade na região, onde cada etapa ocorre numa das cidades destacadas. A cada etapa os enxadristas jogam dentro de suas categorias, buscando uma melhor colocação para pontuar no campeonato. O total de pontos acumulados, ao longo das etapas, define a classificação final.
FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
Os coordenadores do campeonato, professores Wagner dos Reis Oliveira e Antônio Carlos de Souza, destacam a relevância e intensa procura em cada etapa.
— A principal importância do evento é a questão do xadrez como ferramenta que auxilia no processo de ensino aprendizado e na integração das crianças. Nestes dez anos de campeonato foram mais de 20 mil partidas de xadrez, mais de 15 mil enxadristas participando, 20 municípios e 50 instituições de ensino — relata Oliveira.
Rodrigo Oliveira, 10 anos, é aluno do 5º ano, da EMEF Diniz Martins Rangel, de Parobé, e participa do sexto campeonato.
— O xadrez é um jogo que treina a mente, tem que ter bom raciocínio”, afirma.
Bryan de Souza Mello, 12 anos, do 6º ano, e, Jean Rafael dos Santos Petry, 13 anos, do 7º ano, ambos da EMEF Getúlio Vargas, de Taquara, revelam que adoram participar do campeonato.
— O xadrez é importante pra raciocinar, já participei de três campeonatos, não ganhei ainda, mas a cada campeonato tento treinar mais para um dia conseguir vencer — comenta Jean Rafael.
PRESENÇAS
A etapa Taquara do X Campeonato Regional de Xadrez do Vale do Paranhana contou com a presença do secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda; do coordenador de Esportes junto à SMECE/Taquara, Marco Langhammer; do diretor do Colégio Theóphilo Sauer, Edemar Souza; do incentivador do evento, professor Ismael Rangel, de professores e representantes de instituições de ensino das cidades participantes.
— Sabemos da importância dos jogos para estimular a mente e o raciocínio das crianças e adolescentes, principalmente o xadrez que favorece o desenvolvimento intelectual. Somos gratos por sediarmos esta etapa em nosso Município e seremos sempre parceiros do evento — comemora o secretário Edmar.