segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Recanto Cultural promove a cultura e a tradição gaúcha a alunos de Taquara

“A história do Tropeirismo e os 70 anos do Tradicionalismo unindo gerações para construir o amanhã”.
Este é o contexto do Recanto Cultural 2018, que reuniu na última sexta-feira (14), centenas de estudantes de 16 escolas municipais de Taquara.
O evento contou com apresentações da Apae com a apresentação “João de Barro – Homenagem a Paixão Cortes”, das escolas João Martins Nunes “Herança de Tropeiro”, Dr. Alípio Alfredo Sperb, “Contando a História das Gerações”, Emílio Leichtveis, “A história do tropeiro velho”, Antônio Martins Rangel, “Unindo Gerações”, Rosa Elsa Mertins “A Tradição em dança e Verso”; Colégio Theóphilo Sauer “Tropeiro Velho”, Luis Böes “Mãe Campeira”, e Alice Maciel “Marieta em Coração de Namorado”.
Também apresentaram-se as escolas Harda Liana Müller, “Os Tropeiros da Harda na Salamanca do Jaraú”, Tia Bete, “Encontro com um Tropeiro”, Vovó Arlete, com “Tio Mederico”, Salzano da Cunha, “Qualidade? Ser Gaúcho? Orgulho? Sorte? – Honra de Ser Gaúcho”, Rudi Lindenmeyer, “Herança… de alma… de coração!”, Getúlio Vargas “Danças da nossa Cultura Gaúcha” e Nereu Wilhelms, “A vida de Tropeiros”.
Em nome dos Festejos Farroupilhas do Paranhana, o presidente da Associação Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana, Jordâne Gossler, disse ser motivo de alegria receber as crianças e poder contar com a parceria da rede municipal.
— Este momento é sagrado para os festejos, pois sem as crianças, sem a juventude, não teríamos como repercutir a nossa história — destacou Gossler.
O secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, reiterou.
— As escolas também sentem-se orgulhosas de estar aqui, apresentando o tradicionalismo que é tão importante, incentivando sempre os nossos alunos a vivenciarem a tradição gaúcha que é reconhecida pelo mundo todo — destaca o secretário.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Guido Mário Prass Filho, lembrou do início dos Festejos Farroupilhas, em Taquara, quando era vice-prefeito do Município.
— O povo gaúcho é um povo de brio, de luta, de exemplo a todo Brasil, vocês alunos e professores são os que levam e levarão esta cultura adiante às novas gerações — salientou.
ORGANIZAÇÃO
O Recanto Cultural é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), e, integra a programação do 12º Festejos Farroupilhas do Paranhana com o objetivo de disseminar a cultura e a tradição gaúcha através do ensino-aprendizagem dos alunos em apresentações que referenciam a história do Rio Grande do Sul.
REALIZAÇÃO
O 12º Festejos Farroupilhas do Paranhana é gratuito, e, segue até 20 de setembro, na sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho, Parque Anibaldo Renck, em Taquara. Tem a organização da Associação Recanto Galponeiro; apoio da Prefeitura Municipal de Taquara, Câmara Municipal de Vereadores e Faculdades Integradas de Taquara – Faccat; patrocínio de Colorgraf e financiamento do Pró-Cultura/RS – Lei de Incentivo à Cultura – LIC e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Nenhum comentário: