quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Estudantes taquarenses desenvolvem projeto de incorporação de EVA em calçamento público

Integrando a programação da Mostra de Iniciação Científica ocorreu nesta quarta-feira (19), a I Mostra de Iniciação Científica Júnior, com a temática Desenvolvimento Sustentável. A Mostra Júnior foi criada para apoiar a formação científica dos estudantes do Ensino Médio da região. Os trabalhos foram apresentados no Centro de Eventos do campus.
Entre os projetos apresentados, o “Reaproveitamento de PET e EVA no Concreto para Incorporação em Calçamentos Públicos”, desenvolvido pelos alunos Caio Roberto Kunst, Rafael Kunst e Fernando Mallmann Saft, da turma 221 do Colégio Santa Teresinha, de Taquara, pretende unir desenvolvimento tecnológico industrial e sustentabilidade. Eles foram orientados pelo professor Erick Scheiber Viana.
O projeto, que estuda a possibilidade de acoplar EVA ou garrafas PET no concreto, tem o objetivo de reduzir o impacto que esses materiais causam ao meio ambiente.
— A região é um grande polo calçadista, com vasta utilização industrial de EVA. O projeto é uma proposta de reaproveitar esse material, considerando que a indústria tem preocupação em aliar expansão tecnológica à sustentabilidade — explica Rafael Kunst.
Confira no vídeo a aplicabilidade e conceito da ideia desenvolvida pelos estudantes.

Nenhum comentário: