segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Comunidade de Igrejinha participa de doação de sangue

A comunidade de Igrejinha deu um show de solidariedade. A unidade móvel do Hemocentro esteve no município semana passada para mais uma Campanha de Doação de Sangue.
A campanha teve a participação da enfermagem do Hospital Bom Pastor (HBP) e das alunas do curso técnico em enfermagem da Unipacs, que realizam estágio na instituição, além do apoio da Associação Feminina de Apoio ao Hospital Bom Pastor (Afah), da Secretaria de Saúde de Igrejinha e dos Bombeiros Voluntários. Foram 122 doadores e 108 bolsas coletadas.
— Temos uma necessidade de pouco mais de 2 mil bolsas por mês. Nesse período, costumamos ter uma baixa de 40% no nosso estoque e isso, por mais que tenhamos estratégias, depende do número de acidentes e demandas que aparecem. Então estamos sempre precisando, principalmente dos tipos O+ e O — diz Marilu Peck, assistente social responsável pela captação de doadores do Hemocentro do Estado, sobre o tamanho da necessidade.
Como menciona Marilu, os tipos de sangue O positivo e negativo são os mais necessários. O positivo representa 49% da população, e o negativo é o doador universal.

Nenhum comentário: