domingo, 30 de setembro de 2018

Porto Alegre tem preview da Oktoberfest de Igrejinha neste domingo

A Oktoberfest de Igrejinha, festa alemã mais alegre e solidária do Brasil, faz neste domingo (30), no Chalé da Praça XV, no centro de Porto Alegre, um preview do que vai acontecer em Igrejinha de 12 a 21 de outubro, durante sua 31ª edição. O evento, organizado pelo Chalé da Praça XV, é aberto ao público.
A animação do preview é da Macega Show, bandinha típica que é um dos símbolos da festa de Igrejinha. A Rainha, Natália Schmitt, e as Princesas, Bárbara Sparrenberger e Júlia Göttert, marcam presença com um animado grupo de voluntários e diretoria da 31ª Oktoberfest de Igrejinha.
A 2ª Oktoberfest do Chalé inicia às 12h, com serviço de buffet de pratos típicos até às 16h, a partir deste horário a lá carte e chopp com valor promocional até 19h.

Uso do traje típico dá isenção de ingresso na Oktoberfest

Valorizando e cultivando as tradições germânicas, a Oktoberfest de Igrejinha incentiva seus visitantes a vestirem roupas típicas. Quem usar o traje completo tem acesso gratuito ao Parque de Eventos Almiro Grings, independente do dia e horário em que for à festa.
— Nosso desejo é ver o Parque cheio e que a maioria das pessoas esteja com os trajes. Já temos um grande público que frequenta o evento usando as roupas típicas e o acesso gratuito é uma forma de incentivar ainda mais os visitantes. Um gesto para exaltar, também, as origens da nossa festa — comenta o presidente da 31ª Oktobefest de Igrejinha, Luis Carlos Schüler.
Para garantir o acesso livre, é necessário obedecer às normas da vestimenta típica:
Feminino: o traje típico feminino é composto por vestido, ou saia e blusa e/ou colete com detalhes de renda bordados. O calçado pode ser sapato, sapatilha ou sandália.
O uso de tiara, chapéu e avental são opcionais. O vestido ou a saia típicos, seguindo o estilo germânico, devem ter o comprimento até a altura do joelho, com tolerância de um palmo acima dele.
A partir de 2018, também passa a ser permitida para o traje feminino a bermuda típica, ao estilo lederhosen, com tolerância de comprimento até a metade da coxa. O suspensório é opcional.
Masculino: o traje masculino é composto de bermuda, com suspensório da mesma cor, e camisa. Outra opção aceita é a bermuda estilo lederhosen até a altura do joelho ou um palmo acima, com suspensório opcional. É obrigatório o uso de meias e sapatos fechados. Meias preferencialmente até o joelho. Polainas (canos de meia em tricô) na altura da panturrilha. O colete é opcional, mas, se utilizado, deve ser de estilo germânico. O chapéu também é opcional.

Educação em saúde bucal é introduzida nas escolas de Três Coroas

A parceria entre a Prefeitura de Três Coroas e uma clínica odontológica do município está garantindo o sorriso sadio de milhares de crianças. Isso se deve a implantação do Projeto Semente do Sorriso nas escolas da rede municipal.
Através dele, são realizadas palestras, workshop e oficinas com os estudantes, pais e professores. O objetivo da iniciativa é passar orientações sobre os cuidados diários para garantir a saúde bucal das crianças.
O projeto está sendo desenvolvido em três etapas: Primeiro são realizadas palestras de instrução com os professores, pois é na companhia deles que as crianças ficam boa parte de seu dia.
Depois são feitos workshops com os pais, por se tratar de um tema que merecer uma maior abordagem nos lares. Por fim, é trabalhado diretamente com os estudantes em suas escolas.
Conforme a odontopediatra Mauren Baccin Ratto, responsável pelo projeto, o trabalho de prevenção deve ser realizado desde cedo, com os bebês.
— A higiene e os hábitos são fundamentais para que não haja problemas nos dentes. Há carência de informação sobre coisas simples, que muitas vezes as pessoas não sabem — explica Mauren.
Além dos encontros de orientações com pais, professores e alunos, a profissional da saúde bucal também está utilizando as redes sociais para levar informações ao público alvo. Outro meio será a produção materiais gráficos explicativos.
O projeto é gratuito e realizado voluntariamente pela odontopediatra.

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Movimento Pró-Calçados RS visita governo do estado para pedir redução do ICMS

O prefeito de Três Coroas Orlando Teixeira, e seu vice, Eraldo Araújo, integraram a comitiva do Movimento Pró-Calçados RS – formado por representantes de sindicatos e associações empresariais da cadeia produtiva coureiro-calçadista – que se reuniu na última semana com a secretária Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Suzana Kakuta.
O grupo está pleiteando junto ao governo gaúcho a equiparação percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) interestadual, ao aplicado às indústrias de Santa Catarina.
Para isso o setor está promovendo o manifesto #ICMSIGUALPARA TODOS. Entre as iniciativas, está a promoção de encontros com candidatos ao governo do estado, para presentar as demandas.
O Rio Grande do Sul é um dos principais polos calçadistas do Brasil. Mas o peso da carga tributária tem contribuído para que o estado perdesse uma substancial fatia que tinha na produção nacional de calçados e também para o deslocamento da produção local para outros estados. Associada a crise financeira que enfrenta o país, a alta tributação também está levando muitas indústrias do setor a fecharem as suas portas.
Em 2007 havia 3.166 empresas calçadistas no estado. Esse número caiu para 2.461 em 2017. Já o número de empregos foi reduzido de 108.200 para 92.600 nesse período.
Conforme o documento elaborado pelo movimento e que foi entregue à secretária Suzana Kakuta, a desoneração tributária pretendida terá um impacto de 9% no preço de venda da indústria local.
Isso tornaria o produto gaúcho mais competitivo, permitindo a manutenção das indústrias instaladas em solo gaúcho, fomentando o investimento local, estimulando a criação de novos empregos, contribuindo para a ascensão da economia como um todo.

Igrejinha formará 30 novos soldados da Brigada Militar

Como já havia sido noticiado nesta quinta-feira (27), o Governo do Estado confirmou a realização do curso de formação de novos policiais em Igrejinha.
Segundo o comandante do CRPO/Serra, coronel Ricardo Fraga Cardoso, na área de abrangência do Comando da Serra, Igrejinha, receberá 30 alunos-soldado. A previsão é que eles cheguem no município na segunda quinzena de novembro.
De acordo com Cardoso, a formação na região acaba representando também um reforço no policiamento. Após três meses de curso, os alunos-soldados já podem fazer estágio supervisionado. O coronel explica ainda que pode haver remanejamento entre as cidades nessa fase. No total, o curso tem duração de 8 meses.
Há uma semana, foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado a autorização para a Secretaria da Segurança Pública chamar 2 mil aprovados em concurso realizado no ano passado. Os nomes dos aprovados foram divulgados na terça-feira, dando início aos prazos para entrega de documentação, exames toxicológicos e análise da vida pregressa dos aprovados.

RGE e RGE Sul alertam para temporais neste final de semana

O contingente de funcionários da RGE e da RGE Sul atuará em regime de alerta e contingência durante este final de semana. Isso porque há a possibilidade de que chuvas generalizadas e temporais atinjam o Rio Grande do Sul entre o sábado e o domingo, segundo prognósticos obtidos pelas distribuidoras.
De acordo com a previsão, o sábado (29), deverá ser muito quente com fortes rajadas de vento nas regiões Norte e Leste do Estado. No domingo (30) e segunda (1°), haverá um forte contraste térmico que potencializa os efeitos de vendaval podendo vir acompanhado de granizo e descargas atmosféricas.
A previsão é que a chuva torrencial que acompanhará esse evento climático se prolongue por vários dias. Também entre domingo e segunda-feira, a instabilidade deverá se espalhar por todo o estado.
ALERTA DE SEGURANÇA
A RGE e a RGE Sul alertam para que ninguém toque em fios caídos ou quaisquer outros equipamentos elétricos. Não é possível saber se estão ou não energizados e podem ocorrer acidentes, inclusive fatais. Chame sempre a concessionária, através de um dos seguintes contatos:
RGE – 0800 970 0900 – Faça o cadastro enviando as letras IN e o número do SEU CÓDIGO para a RGE (SMS 27350). Depois envie SMS com a palavra LUZ e SEU CÓDIGO para 27350.
RGE Sul – 0800 707 7272 – Faça o cadastro enviando as letras IN e o número do SEU CÓDIGO para a RGE Sul (SMS 28410). Depois envie SMS com a palavra LUZ e SEU CÓDIGO para 28410

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

12ª Feira Cultural e Literária de Três Coroas começa neste final de semana

Com o tema “Viva a Literatura Fantástica”, inicia no sábado (29) a 12ª Feira Cultural e Literária de Três Coroas. O evento acontece até a quarta-feira, dia 3 de outubro, na Rua Coberta.
As tendas dos livreiros serão abertas já na manhã de sábado, a partir das 9h. Mas a solenidade de abertura ficará para as 14h do mesmo dia.
A feira contará com bate-papos com autores, peças teatrais, apresentações musicais, brinquedos infláveis, tendas de livros, jogos, oficinas, desfile e muito mais. Tudo com entrada franca.
Os destaques ficam por conta da Contação de histórias fantásticas musicalizadas (dia 29); Encontro e Desfile de Cosplay (dia 30); Canta Fantasticamente Três Coroas (dia 1º); lançamento do livro JSouza – 30 anos (dia 2) e o show com o Bando Celta (dia 3).
Além disso, também haverá premiação do torneio de xadrez, do desfile de cosplay e dos concursos Conto Fantástico, Personagem Fantástica e Obra Fantástica.
A 12ª Feira Cultural e Literária de Três Coroas é uma realização da Prefeitura Municipal.
PROGRAMAÇÃO

Escavadeira hidráulica é adquirida em parceria entre o Prefeitura e Câmara

Levando em conta o desgaste da máquina utilizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Taquara, que precisa atender uma demanda de serviços em cinco saibreiras do município, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores firmaram uma parceria que proporcionou a aquisição de uma escavadeira hidráulica nova (foto).
Diferente das retroescavadeiras normais, a nova máquina facilita o trabalho de escavação de saibro, já que permite ao operador, se necessário, fazer a rotação de 360º, além de poder ser utilizada na abertura de valas, dragagem de arroios, limpeza de terrenos e serviços pesados em geral. O equipamento, da marca Liugong, modelo 922E, foi adquirido no valor de R$ 350.400,00.
Durante o recebimento da nova máquina, ocorrido no último dia 18, o prefeito em execício, o vice-prefeito Hélio Cardoso Neto, explicou que a nova máquina agilizará o trabalho de mineração realizado nas saibreiras de Entrepelado, Padilha, Vila Teresa, Arroio Grande e Morro Negro.
— Agora, com a nova máquina hidráulica, poderemos agilizar a escavação de saibro no município e promover novas melhorias nas ruas ainda não calçadas da região urbana e também nos cerca de 800 quilômetros de estradas do interior — afirma o prefeito de Taquara.

Bombeiros Voluntários de Igrejinha realizam simpósio de resgate em rodovias

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha (CBVI) sediou no último sábado (22) o IV Simpósio de Resgate em Rodovias, evento realizado em parceria com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Transul Emergências Médicas e Ltech/Amkus Rescue System.
Participaram do treinamento que ocorreu no Parque de Eventos Almiro Grings, aproximadamente 100 profissionais, vindos de Passo Fundo, Campo Bom, Portão, Santo Antônio da Patrulha, Gravataí, Cachoeirinha, Gramado, Três Coroas, Porto Alegre e Viamão, além de representantes da Polícia Rodoviária.
Durante a cerimônia de abertura do evento, que contou com a presença do prefeito Joel Wilhelm e do comandante do CBVI, Joni Feltes, foi realizada a entrega oficial de uma Ambulância zero quilômetro de suporte básico e um caminhão de combate à incêndios Auto Bomba Tanque (ABT), adquiridos com recursos repassados pela EGR.
SIMULAÇÕES DE RISCO
Durante todo o dia foram realizadas capacitações e diversos treinamentos. Entre os tópicos abordados: avaliação de situações de risco e como proceder, levando em conta a segurança dos atingidos e demais usuários da rodovia; avaliação e manejo do paciente, com imobilizações, retirada de capacete, desobstrução de vias aéreas, reanimação cardiopulmonar, estado de choque, entre outros.
Na parte de resgate veicular, foram feitas simulações de salvamentos de vítimas presas em ferragens, ocorrências em locais de difícil acesso e atuação em acidentes com cargas tóxicas.

Oktoberfest recebe a premiação Top de Marketing da ADVB/RS em Porto Alegre

Parobé discute isenção de taxa a entidades filantrópicas e transporte para idosos

A sessão ordinária desta semana na Câmara de Vereadores de Parobé contou com a apreciação de pedidos de providência e de informação. Entre os destaques, esteve o pedido 435/2018, do presidente do Moacir Jagucheski.
O texto tem anexado uma sugestão de projeto que prevê a isenção da taxa de fiscalização e vistoria a entidades filantrópicas, beneficentes, sem fins lucrativos. O projeto segue exemplos de cidades como Farroupilha e também abrange entidades sindicais dos trabalhadores, partidos políticos e templos de qualquer culto.
Conforme o autor da proposta, não há necessidade que entidades como o Conselho Pró Segurança (Consepro) pague esta taxa, já que não possui sede própria.
— A ideia é que este tipo de entidade que trabalha sem ter lucro algum pelo município não tenham que arcar com esta anuidade. São entidades que prestam serviços para o bem do município, e é nosso dever auxiliar de todas as formas — explica Jagucheski.
Além deste pedido, o parlamentar também envidou correspondência à Corsan, para que a empresa realize com urgência o encanamento de água da rua Beira-Rio, que se inicia na Av. das Nações, na ponte que interliga Taquara, e se prolonga até a rua Adão Pires Cerveira, bairro Fazenda Pires. Segundo a justificativa da solicitação, parte dos canos já estão à disposição para a instalação. O pedido também foi assinado pelos demais vereadores da Casa Legislativa.
TRANSPORTE GRATUITO PARA IDOSOS
Outro assunto que fez parte dos debates em Plenário, trata a respeito da garantia do transporte gratuito aos idosos, principalmente aqueles que residem em localidades do interior do município.
Henrique Rafael dos Santos (PDT) pediu que a mesa diretora convoque o atual secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana ao Legislativo, a fim de esclarecer a falta do cumprimento da lei que estabelece o transporte público gratuito a pessoas com idade maior que 65 anos.
— Isto não está sendo cumprido, eu já havia pedido uma fiscalização do município e agora quero que o responsável pela pasta apresente as ações realizadas — destacou Santos.
As sessões da Câmara de Vereadores de Parobé acontecem todas as terças-feiras, às 19 horas. Os encontros são transmitidos online na página do Legislativo no Facebook.

Sindicato dos Sapateiros alega enfrentar impasses para acordo coletivo

Após quatro rodadas de negociação sem que houvesse acordo, o Sindicato dos Sapateiros de Parobé se reunirá e mais uma vez nesta semana com os empregadores da indústria calçadista.
Neste ano, a entidade que representa a categoria pede o reajuste de 3,61%, conforme a inflação, além do aumento real de 5%. De acordo com o sindicato, também estão em jogo, cláusulas importantes da convenção coletiva, como por exemplo, o intervalo de almoço.
— Como agora vale o acordado sob o legislado, o empregador tem mais força na hora de negociar. Como representantes do trabalhador, que enfrenta dificuldades diárias em seus postos de trabalho, nós estamos tentando manter estas cláusulas sociais e garantir que outras sejam inclusas — explica o secretário da entidade, Sandro Fagundes.
Para o presidente da diretoria, João Pires, este é o ponto em que a participação e mobilização do trabalhador torna-se imprescindível.
— A categoria precisa estar fortalecida. Nós perdemos muito com a aprovação da reforma trabalhista, e a convenção coletiva tornou-se ainda mais importante. Precisamos que todos acompanhem nosso trabalho e se mobilizem em seus postos de trabalho — afirma.
Além disso, Pires salienta que a entidade poderá solicitar mediação do Ministério do Trabalho em uma próxima reunião.
— Esperamos avançar nesta semana, mas estamos sim estudando a possibilidade de auxílio de representantes do ministério do trabalho, pois queremos uma definição justa para ambos os lados — finaliza.
O encontro entre as entidades acontece neste sexta-feira (28), a partir das 13h.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Estudantes taquarenses desenvolvem projeto de incorporação de EVA em calçamento público

Integrando a programação da Mostra de Iniciação Científica ocorreu nesta quarta-feira (19), a I Mostra de Iniciação Científica Júnior, com a temática Desenvolvimento Sustentável. A Mostra Júnior foi criada para apoiar a formação científica dos estudantes do Ensino Médio da região. Os trabalhos foram apresentados no Centro de Eventos do campus.
Entre os projetos apresentados, o “Reaproveitamento de PET e EVA no Concreto para Incorporação em Calçamentos Públicos”, desenvolvido pelos alunos Caio Roberto Kunst, Rafael Kunst e Fernando Mallmann Saft, da turma 221 do Colégio Santa Teresinha, de Taquara, pretende unir desenvolvimento tecnológico industrial e sustentabilidade. Eles foram orientados pelo professor Erick Scheiber Viana.
O projeto, que estuda a possibilidade de acoplar EVA ou garrafas PET no concreto, tem o objetivo de reduzir o impacto que esses materiais causam ao meio ambiente.
— A região é um grande polo calçadista, com vasta utilização industrial de EVA. O projeto é uma proposta de reaproveitar esse material, considerando que a indústria tem preocupação em aliar expansão tecnológica à sustentabilidade — explica Rafael Kunst.
Confira no vídeo a aplicabilidade e conceito da ideia desenvolvida pelos estudantes.

Traje oficial das soberanas da Oktoberfest representa o amor com beleza e vibração

Fascinante, encantador, imponente e festivo. As palavras que muito bem podem representar o amor, também descrevem com propriedade o traje oficial das Soberanas da 31ª Oktoberfest de Igrejinha. Revelados no site e redes sociais do evento, os vestidos de gala, que vão destacar ainda mais a beleza da rainha, Natália Alves Schmitt, e das princesas, Bárbara Caroline Sparrenberger e Júlia Schneider Göttert, estarão entre as atrações que vão abrilhantar o Desfile oficial de abertura, que ocorrerá a partir das 14h30 do dia 12 de outubro – na Avenida Presidente Castelo Branco, Centro da cidade.
Para criar o modelo, os especialistas em trajes típicos alemães, o alfaiate Wilney, a bordadeira Rejane e a estilista Iôlany Haberkamp, da Rewil Confecções, buscaram inspiração máxima no tema da edição de 2018: onde o amor vira festa.
— A Oktoberfest surgiu na Alemanha como uma celebração ao amor feita com muita alegria. Esse sentimento, e, sem dúvida, também a união dos voluntários que faz a festa de Igrejinha acontecer de forma tão vibrante é que buscamos traduzir — explica Iôlany.
Foram mais de 150 horas de dedicação da equipe para a perfeita finalização dos trajes.
— Como resultado, apresentamos vestidos deslumbrantes em que predominam os tons vermelhos, mesclados ao offwhite e aos elegantes detalhes em dourado. Uma composição que também se destaca pela riqueza do mix de texturas, tecidos e acabamentos imponentes. Peças lindas que simbolizam o amor em todo o seu brilho e realçam a graciosidade da nossa corte — afirma Ione Marisa Schüler, esposa do presidente da 31ª Oktoberfest, Luis Schüler, e responsável pela concepção dos trajes.
Os modelos são produzidos em jacquard de veludo que traz desenhos de arabescos na trama do tecido. A barra dos vestidos recebeu aplicação de renda e foi rebordada, manualmente, com cristais. O fechamento frontal, todo em metais dourados, acrescenta ainda mais elegância. O decote tem a delicadeza do design arredondado e, sobre ele, recortes de corações protagonizam o tecido rendado. A blusa, confeccionada com tecido voil rebordado, também apresenta acabamentos em renda de guipir, em formato de flor.
A sobressaia de tule vem em corte estilo mullet (mais curto na frente e mais comprido atrás), sendo bem acinturada com detalhes drapeados. Sobre a barra da cintura, pedrarias em três tons de vermelho formam um cinto mais fino, que é finalizado na parte posterior por um belo laço de metal dourado. Nas costas, a presença de correntes e pingentes em tons ouro reforça os ares de nobreza do modelo. O toque final de glamour fica por conta do colar de renda associado a correntes, cristais e metais que iluminam ainda mais o traje.

Cerca de 320 cavaleiros participam do Desfile Farroupilha em Taquara

Na manhã desta quinta-feira (20), cerca de 320 cavaleiros desfilaram, em Taquara, em homenagem ao maior marco histórico da identidade gaúcha: a Revolução Farroupilha.
O desfile organizado pelo CTG O Fogão Gaúcho, iniciou na sede campestre da entidade, onde desde o dia 13, acontece o 12º Festejos Farroupilhas do Paranhana. Segundo o veterinário, Ricardo Mônaco Lopes, todos os cavalos apresentaram a documentação exigida para participação no evento.
O desfile seguiu pelos bairros e principais vias de Taquara, passou pelas ruas Dr. Luiz Carniel (Avenida da Faccat), Fridolino Freiberger, Arnaldo da Costa Bard, João Brussius, Adelino Barth, Av. Sebastião Amoretti, Auto João Muratore, Santa Rosa, Picada Gravatá, Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Santa Catarina, Coronel Diniz, Humberto Castelo Branco, João Bayer, Júlio de Castilhos, Tristão Monteiro, Av. Oscar Martins Rangel, retornando à sede campestre.
Ao passarem pelo largo da Praça Marechal Deodoro, um dos pontos fortes do desfile, os cavaleiros foram recepcionados e aplaudidos pelo prefeito em exercício, Hélio Cardoso Neto, demais autoridades e pela comunidade taquarense.
— Este é um dos momentos mais bonitos e de muita emoção para nós gaúchos, pois enquanto cultivarmos a nossa tradição, enquanto vermos famílias inteiras participando da nossa história, poderemos ter esperança em dias melhores, em um futuro promissor para os nossos filhos — destacou o prefeito em exercício.
TALENTOS LOCAIS
Nesta quinta-feira (20), a partir das 14 horas, ocorre o espetáculo musical com Talentos Locais da Escola João Soledad. Apresentam-se Andrei Eduardo Silva, João Pedro Moraes, Luiza Tormes, Manuela Colissi, João Vitor Micuim, Maria Eduarda Prado, Lucas Fernandes e Fernanda Rothmund. O encerramento do Festejos Farroupilhas está previsto para as 15 horas, com a extinção da pira farroupilha.

Ospa apresenta concerto gratuito em Igrejinha

Neste mês, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) coloca a cidade de Igrejinha na rota de sua Série Interior de concertos.
Sob regência de Evandro Matté, a orquestra realiza uma apresentação especial pela sua Série Interior. Os solos ficam a cargo da soprano Raquel Fortes. A exibição acontece nseste domingo (23), às 17h.
Os músicos interpretam obras de compositores como Verdi, Piazzolla, Mozart e Guerra-Peixe, além de trilhas de filmes, na Paróquia Imaculada Conceição. A regência é de Evandro Matté, diretor artístico da sinfônica, e os solos são da soprano Raquel Fortes. O evento, patrocinado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), tem entrada franca.
A noite começa com a trilha do famoso musical “West Side Story”, conhecido como “Amor, Sublime Amor”, do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990). Depois, a Ospa presta homenagem à música de ópera. São interpretados dois trechos de óperas de Giuseppe Verdi (1813-1901): a abertura da ópera “Nabucco”, e “Caro Nome” de “Rigoletto”, com os solos da soprano Raquel Fortes. Na sequência, a sinfônica apresenta “Vozes da Primavera”, valsa de Strauss II (1825-1899) e “Intermezzo Sinfônico”, de Pietro Mascagni (1863 – 1945).
Para dar continuidade ao programa, Raquel retorna ao palco para cantar a consagrada ária “A Rainha da Noite” de “A Flauta Mágica”, ópera de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Passando da tradição europeia para a música latino-americana, a orquestra dá continuidade ao concerto com “Mourão” de César Guerra-Peixe (1914 – 1993). A expressividade portenha ganha vida com “Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992). Por fim, contemplando os fãs da sétima arte, o repertório destaca populares trilhas de cinema: “O Poderoso Chefão”, de Nino Rota (1911-1979), e “Piratas do Caribe”, de Klaws Badelt (1967-).
PROGRAMA
Leonard Bernstein – ‘West Side Story’
Giuseppe Verdi – Abertura da ópera ‘Nabucco’
Giuseppe Verdi – ‘Caro Nome’ da ópera ‘Rigoletto’
Johann Strauss II – ‘Vozes da Primavera’
Pietro Mascagni – ‘Intermezzo Sinfônico’
Wolfgang Amadeus Mozart – ‘A Rainha da Noite’ da ópera ‘A Flauta Mágica’
César Guerra-Peixe – ‘Mourão’
Astor Piazzolla – ‘Libertango’ (Arranjo: Alexandre Ostrovski)
Nino Rota – ‘O Poderoso Chefão’
Klaws Badelt – ‘Piratas do Caribe’
Regente: Evandro Matté
Solista: Raquel Fortes (soprano)

Três Coroas terá ponto facultativo nesta sexta-feira

A Prefeitura de Três Coroas instituiu ponto facultativo para a próxima sexta-feira (21).
Sendo desta forma, funcionarão normalmente apenas a Secretaria de Educação e Cultura, as escolas municipais de Educação Infantil e as de Ensino Fundamental.
Estará funcionando em regime de plantão a Farmácia Básica Municipal, o Centro de Saúde do Centro, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Os servidores beneficiados pelo ponto facultativo compensarão as horas de trabalho do dia 21.

Identificados jovens rolantenses encontrados mortos em Portão

Durante uma trilha nas proximidades da Estrada dos Lemmertz, no interior de Portão, um grupo de amigos encontrou dois corpos em uma vala, na última sexta-feira (14).
Nesta quarta (19), as vítimas foram identificadas pela Polícia Civil como Gabriel Oliveira Silceda, 18 anos, e Luciano Lima da Silva, 24 anos.
Conforme o delegado Vladimir Hagg Medeiros, Silva tinha antecedentes criminais por posse de entorpecentes e envolvimento com o tráfico de drogas em Rolante.
— É mais um episódio da guerra do tráfico de drogas nas cidades do Interior. As investigações para identificar as motivações do crime estão adiantadas — disse o delegado, que prefere não entrar em detalhes.
Conforme a Polícia Civil, os dois foram levados de casa por homens encapuzados no dia 24 de agosto. A companheira de um deles registrou o sumiço da dupla na Delegacia de Polícia (DP) de Rolante, onde residiam.
De acordo com o chefe do setor de investigações da DP de Portão, Fabrício Rempel, a suspeita é que os dois tenham permanecido em cativeiro antes de serem executados na cova onde foram encontrados, devido ao estado em que os corpos foram encontrados.
— Cápsulas de uma arma de fogo foram encontradas ao lado da vala, além dos dois estarem com mãos e pés amarrados — disse.
As policias civis de Portão e Rolante trabalham juntas na apuração do crime. Informações sobre o caso podem ser repassadas anonimamente pelo telefone (51) 3562-1349.

Vem aí a 3ª etapa do Campeonato de Xadrez do Vale do Paranhana

A terceira etapa do 10º Campeonato de Xadrez do Vale do Paranhana será no próximo dia 29, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Souza Cruz, em Rolante. A escola localiza-se na Rua Conceição, 850, bem no Centro da cidade. A integração iniciará às 8 horas e as inscrições para participação desta etapa acontecerá até o dia 26 de setembro.
De acordo com a comissão organizadora do Campeonato, as categorias adotadas para esta competição são as seguintes: sub-08, sub-10, sub-12, sub-14, ocorrendo nos naipes masculino e feminino separados, nas categorias sub-16 e categoria livre, jogando juntos. A premiação com medalhas é do 1º ao 5º lugar.
O grande encerramento será no dia 5 de dezembro, na sede das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), que é uma das apoiadoras do evento esportivo. Inscrições e mais informações em xadrezparanha@gmail.com ou neste site.

Câmara faz sessão solene durante o 12º Festejos Farroupilhas do Paranhana

A Câmara Municipal de Vereadores de Taquara realizou, na noite da terça-feira (18), sessão solene durante a programação do 12º Festejos Farroupilhas do Paranhana.
Foi homenageado com o título de cidadão destaque dos Festejos Farroupilhas do Paranhana 2018, o vice-presidente da Associação Amigos dos Festejos (AAFFP), Fernando Kirsch; uma homenagem in memoriam foi feita ao seu Adão Marins, sendo representado pelo seu filho, Emerson Marins.
Emerson representa Adão Marins e recebe o certificado do presidente do Legislativo, Guido Mário
Por proposição do vereador Moisés Rangel, a sessão solene também homenageou o radialista Luis Carlos Masutti, pelos 40 anos de profissionalismo no radialismo regional, que serão completados no próximo dia 20 de setembro.
Participando do momento o prefeito em exercício, Hélio Cardoso Neto, disse que os Festejos Farroupilhas do Paranhana é um dos melhores eventos tradicionalistas do interior do Rio Grande do Sul.
— Todos nós formamos este evento de excelente qualidade cultural. Vou mencionar dois momentos que fazem realmente esta iniciativa ter o significado que tem, o Recanto Cultural e as Oficinas Culturais. São nestes momentos que conseguimos propagar a nossa história a crianças, adolescentes e jovens, estes que passarão adiante a cultura e a tradição do povo gaúcho. Obrigado a todos os representantes dos ranchos, aos parceiros e apoiadores, pois sem todos vocês este evento não tem como acontecer — afirma o prefeito.
O presidente do legislativo taquarense, Guido Mário Pras Filho, menciona.
— Em 2007, quando era vice-prefeito de Taquara, foi plantada uma sementinha, e, o que me deixa muito feliz, é ver a proporção que o evento atingiu, estamos mantendo a tradição. Uma das coisas mais importantes, como salientou o Hélio, são as oficinas destinadas aos alunos, onde eles tem a oportunidade de conhecer e vivenciar um pouco da história gaúcha; não podemos deixar o evento morrer — finalizou o presidente.
O presidente da Associação Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana (AAFFP), Jordâne Gossler, agradeceu a participação do Poder Público no evento, do CTG e dos ranchos.
— O evento ocorre porque temos a participação dos ranchos, sem a presença deles não teria sentido despender tanto esforço— reitera.
PRESENÇAS
Participaram também da sessão solene o secretário Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda; representando os 14 ranchos presentes, Genilton Altmeyer do Rancho Aconchego; o patrão do CTG O Fogão Gaúcho, Auro Paulo Sander; o coordenador da 22ª RT, Ricardo Glademir Haag; os conselheiros do MTG, Marco Aurélio Angeli e José Roberto Fischborn. O momento contou com a presença dos vereadores Mônica Facio, Luiz Felipe Luz Lehnen, Moisés Rangel, Nelson Martins, Levi Metanoya, Magali Silva, Carmem Kirsch, Telmo Vieira, Sandra Schaeffer, Daniel Preto.