O número de agricultores de Parobé que se dedicam ao cultivo da melancia segue aumentando. Conforme dados da Secretaria Municipal da Agricultura, atualmente já são 23 produtores voltados à atividade, que, para muitos deles, representa a principal fonte de renda.
A estimativa de área plantada no município para este ano é de 90 a 100 hectares. Cada um deles deve render uma média de 25 a 28 toneladas de melancias, dependendo das condições climáticas. “A lua cheia de setembro não favoreceu muito o plantio, mas a expectativa é de que as condições melhorem em outubro”, explica o secretário Roberto Santana Jr, acrescentando que novos agricultores estão ingressando na atividade, de olho na viabilidade de comercialização do produto.
Segundo o titular da Agricultura, o sucesso da melancia nas lavouras parobeenses se deve em boa parte às condições de solo, favorecidas pela terra arenosa. As localidades que mais produzem a fruta são as de Areia Branca, Poço Fundo e Morro do Pinhal, seguidas por Salto e Fazenda Pires.
Em janeiro próximo, o melhor da produção de Parobé estará reunido no Feirão de Melancia, quando os visitantes poderão saborear tanto a fruta in natura quando diversos derivados fabricados com ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário