A proposta da Prefeitura para implantação do estacionamento rotativo em Parobé prevê a adoção da medida em trechos de nove ruas da cidade. O projeto foi apresentado durante audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira na Câmara de Vereadores.
Alguns integrantes da casa legislativa, entre os quais o presidente Altair Machado (Ika), acompanharam a explanação, juntamente com representantes da comunidade em geral. A Administração Municipal foi representada pelo secretário Paulo Vianei Goulart; pela procuradora jurídica Cynthia Moreira e pelo engenheiro Genaro Cruz, acompanhados de assessores técnicos. A vice-prefeita Nelsi Lázaro também assistiu à audiência.
Ao abrir os trabalhos, o secretário Paulo Vianei defendeu a necessidade da medida, tendo em vista a carência de vagas para colocação de carros no entorno da praça 1º de Maio, onde se concentram os principais estabelecimentos comerciais de Parobé. “Os clientes e os próprios lojistas estão reclamando da dificuldade de chegar aos estabelecimentos”, explicou.
A procuradora Cynthia detalhou os principais pontos do projeto a se enviado pelo Executivo à Câmara de Vereadores nos próximos dias. Ele prevê a implantação do estacionamento rotativo em quadras de nove ruas, situadas ao lado da praça central ou nas proximidades. São as seguintes: Adaviano Linden (entre João Mosmann e Dr. Legendre), Dr. Legendre (entre Adaviano Linden até a rótula de confluência com a João Mosmann), Odorico Mosmann (entre Alfredo Feiten e José Theomar Lehnen), João Correa (entre Dr. Legendre e Alfredo Feiten), Lothário Raymundo (entre Dr. Legendre e Alfredo Feiten), Fernando Schuler (entre João Mosmann e Dr. Legendre), João Mosmann (entre Adaviano Linden e Av. das Nações), Vera Cruz (entre João XXIII e Fernando Saft) e Fernando Saft (entre Vera Cruz e João Mosmann).
Segundo Cynthia Moreira, nas ruas de sentido único o estacionamento será oblíquo e nas de mão-dupla, horizontal. Motocicletas estarão isentas de pagamento da taxa, desde que estacionadas nos locais demarcados.
Pela proposta do Executivo, o prazo de tolerância em que o motorista poderá deixar seu veículo livremente na chamada Zona Azul será de 10 minutos. Já o tempo máximo de ocupação da vaga será de duas horas. A definição do valor a ser cobrado levará em conta o número de vagas disponíveis (570) e os custos de implantação do sistema. A projeção, no entanto, é de que ficará ao redor de 75 centavos para cada meia hora.
A operacionalização do estacionamento rotativo deverá ser concedida a uma empresa privada, definida em concorrência pública e mediante fiscalização do poder público municipal.
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