A prefeita de Parobé, Gilda Kirsch, e a direção da empresa Vulcabras/Azaleia assinaram contrato de comodato de imóvel na manhã desta quinta-feira, referente à creche mantida pela empresa desde 1983.
Pelo documento, o gerenciamento do espaço passará ao controle do município a partir de 1º de outubro próximo, com garantia de vagas para as 99 crianças atualmente atendidas. Também ficou acordado que os 32 profissionais lotados no estabelecimento, os quais deverão ser demitidos pela Vulcabras/Azaleia, terão preferência de contratação por parte da Prefeitura para continuarem trabalhando no local.
A prefeita Gilda Kirsch anunciou que a Prefeitura instalará no local a Escola Municipal de Educação Infantil Azaleia, em substituição à creche particular Marieta Mosmann Doepre, cujo descredenciamento do Conselho Municipal de Educação será providenciado pela própria empresa nos próximos dias. O nome do novo educandário, conforme a chefe do Executivo, significa um reconhecimento à grande importância que a indústria de calçados Azaleia teve na formação de Parobé.
“É o início de uma parceria, que começa a resgatar um pouco do muito que o município perdeu com a desativação das unidades produtivas da empresa”, acrescentou.
O comodato celebrado entre as partes tem prazo de duração de cinco anos, podendo ser prorrogado. Além das instalações físicas, a Vulcabras/Azaleia cederá à nova escola municipal todo o mobiliário e equipamentos em uso na creche. Conforme a prefeita Gilda Kirsch, a empresa também se comprometeu a arcar com as despesas de água e luz no primeiro ano, enquanto o município ficará responsável pelo pagamento dos profissionais.
A expectativa é de que, a médio prazo, o novo espaço possa absorver toda a demanda reprimida de Parobé no que diz respeito à educação infantil, cujo número atual está em 412 crianças, conforme uma lista de espera existente na Secretaria Municipal da Educação.
A titular da Pasta, Máris de Assis, adianta que a previsão é chegar a 120 vagas ainda neste ano, com perspectiva de aumento significativo a partir de 2012, dependendo de novas condições orçamentárias.
A secretária e a prefeita Gilda assinaram o contrato de comodato em nome do Executivo municipal. A Vulcabras/Azaléia foi representada no ato pelo diretor administrativo e financeiro, Edivaldo Rogério de Brito, e pelo diretor de marketing, Pedro Bartelle.
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