terça-feira, 22 de março de 2011

Seminário na Faccat reuniu quase 900 educadores de Parobé




Repetindo um procedimento adotado nos anos anteriores, os profissionais que atuam na rede municipal de ensino de Parobé fizeram uma parada, no final da semana passada, para refletir sobre seus conceitos e métodos de trabalho. Eles participaram do 3º Seminário de Educação de Parobé, organizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

Cerca de 870 pessoas, entre professores, diretores, secretários e auxiliares de biblioteca, acompanharam a programação que transcorreu durante a sexta-feira, no campus da instituição de ensino. Cada qual teve a oportunidade de escolher previamente a atividade de que queria participar, preferencialmente em sua área de atuação. Uma delas foi a palestra ministrada pelo educador Celso Vasconcellos, doutor pela PUC de São Paulo, que falou, para um auditório lotado, sobre a avaliação de aprendizagem. Conforme a secretária de Educação, Máris de Assis, a escolha do tema levou em conta a normativa do Conselho Nacional de Educação em relação ao chamado ciclo de alfabetização, determinando que, a partir de 2011, não haja mais retenção de alunos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental.

Em sua fala, Vasconcellos destacou que a preocupação principal do docente não deve ser quanto a aprovar ou reprovar, mas, sim, em saber como o educando realmente vai aprender. Ele questionou o modelo de aplicação de provas como melhor instrumento de avaliação, mas reconheceu que não é fácil subverter a ordem estabelecida. Também conclamou os professores a buscarem em conjunto as melhores formas de trabalhar em sala de aula, sugerindo, por exemplo, a formação de grupos de estudos voluntários, que, segundo ele, vem alcançando resultados fantásticos em alguns locais do País. “Um terço da população do Brasil está nas escolas. Imaginem se os professores soubessem a força que têm...”, ponderou.

Além da palestra, os participantes do seminário puderam escolher dentre uma série de oficinas, ministradas por especialistas convidados, pela Faccat, para aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas. “É uma parceria muito importante para nós, pois se trata de uma instituição com credibilidade, que legitima as ações na área de ensino”, destacou a secretária Máris, avaliando a promoção conjunta com a faculdade taquarense. Ela ainda destacou o apoio da Gilda Kirsch à formação continuada do quadro docente de Parobé, ressaltando que outras atividades com o mesmo sentido ocorrerão ao longo do ano letivo.

A professora Raquel Ribeiro Wanner, que atua na escola Idalino Pedro da Silva, do bairro Guarujá, foi uma das participantes do evento na Faccat. “Nessas ocasiões é que conseguimos rever nossos conceitos e também aprender novos procedimentos e técnicas”, enfatizou. Já Sandra Rocha, que trabalha na escola Leopoldo Willers, do bairro Planaza, destacou a importância de se dispor de um momento para reflexão. “Vem ao encontro do que a gente passa no dia a dia, principalmente as angústias”, acentuou.



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