Cerimônia realizada na manhã da última quinta-feira na Prainha de Santa Cristina, interior de Parobé, marcou a abertura de programação alusiva ao transcurso do Dia do Rio dos Sinos e Dia do Rio Paranhana. O ato contou com a presença da prefeita parobeense, Gilda Kirsch, acompanhada de sua vice, Nelsi Lásaro, e de assessores, além do padre Miguel Arnold, pároco de Parobé, alunos de vários escolas e população em geral.
Durante a solenidade, estudantes leram redações de sua autoria, tratando da questão das águas, e houve apresentações do grupo de danças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Péti) do município. Também foram expostas amostras de águas do Rio dos Sinos colhidas nas 12 cidades da região que abrigam escolas-polo do projeto Peixe Dourado, permitindo visualizar o nível de poluição das águas desde a nascente até a foz.
Ao usar a palavra, a vice-prefeita Nelsi Lázaro destacou a importância da união das escolas em prol de uma causa em comum. “Que bom que há vocês para ajudarem a cuidar do meio ambiente!”, salientou, acrescentando que o Rio dos Sinos merece ser homenageado todos os dias.
A prefeita Gilda Kirsch definiu o momento com uma aula em meio à natureza, ponderando que, atualmente, as ações precisam ser muito rápidas, justamente porque as gerações passadas não tinham a mesma consciência ambiental que a de hoje. A mandatária aproveitou a oportunidade para conclamar os estudantes e demais participantes à responsabilidade pessoal. “Se queremos a nossa cidade limpa, assim como a nossa casa e o nosso rio, nós temos que ajudar a cuidar para que eles não fiquem sujos”, preconizou.
Ao final, duas amostras de água coletadas na nascente do Sinos, em Caraá, foram abençoadas pelo padre Miguel e devolvidas ao leito, simbolizando o desejo de que, num futuro próximo, toda extensão do rio possa readquirir o mesmo estado de conservação.
O Dia do Sinos evoca a criação do Comitesinos, em 17 de março de 1987. Organizada pelo Departamento de Educação Ambiental, vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Parobé, a programação alusiva transcorrerá até 4 de abril, quando é comemorado o Dia do Rio Paranhana, através de uma série de atividades, direcionadas, principalmente, à rede municipal de ensino. Entre elas, constam concursos de maquetes, redações, histórias em quadrinhos e fotografias. Os melhores trabalhos irão compor a 3ª Cartilha das Águas, a ser lançada em outubro próximo.
$Prefeita Gilda Kirsch falando durante solenidade na Prainha de Santa Cristina
Após serem abençoadas, amostras de água das nascentes foram jogadas de volta no rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário