sexta-feira, 18 de março de 2011

Parobé estrutura conselho e fundo municipais antidrogas



A união do poder público e da sociedade civil na luta contra a dependência química está ganhando novos instrumentos em Parobé. A cidade está articulando a formação do Conselho Municipal Antidrogas, o Comad, que já foi instituído através de lei municipal de autoria do Executivo e aprovado pelo Legislativo no final de 2010. Ao mesmo tempo, prepara a constituição do Fumad, o Fundo Municipal Antidrogas, que foi criado na mesma oportunidade e se destina a reunir recursos para execução da Política Municipal Antidrogas.

Na última terça-feira, uma reunião no gabinete da prefeita Gilda Kirsch discutiu a composição do Comad, cujos membros representarão órgãos públicos e entidades civis. Além da chefe do Executivo, participaram do encontro a vice-prefeita Nelsi Lázaro; o presidente da Câmara de Vereadores, Altair Machado (Ika); o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Geraldo Antonio Both, e ainda o presidente da organização não governamental Pacto pela Vida, Manoel Teixeira, acompanhado da secretária Veridiana Matias.

Os futuros conselheiros terão seus nomes oficiados pelas entidades que irão representar, e a posse está prevista para o final deste mês. O Comad será responsável por fiscalizar, em nível municipal, o pleno desenvolvimento de todas as ações de prevenção à disseminação do tráfico e ao uso de substâncias entorpecentes pela população. Também coordenará as iniciativas voltadas ao tratamento e reinserção social dos usuários, buscando ampliar a participação comunitária nas políticas antidrogas, entre outras atribuições.

Durante o encontro em seu gabinete, a prefeita Gilda Kirsch manifestou a disposição do Executivo de prestar auxílio à ONG Pacto pela Vida, que está iniciando seu trabalho no município. Fundada em outubro do ano passado, a entidade tem por finalidade apoiar e desenvolver ações direcionadas à prevenção ao consumo de substâncias entorpecentes através de atividades educacionais que envolvam, principalmente, o público juvenil.

Nenhum comentário: