quarta-feira, 23 de março de 2011

Em dia com Pressão Arterial e Glicose


A Secretaria Municipal de Saúde de Parobé preocupada com o bem-estar da população que tem problemas de hipertensão e diabetes colocou em desenvolvimento o Programa Hiperdia, que visa dar um acompanhamento a essas pessoas. Para isso foi disponibilizado um espaço especial para dar melhor conforto às pessoas que necessitam do atendimento. O trabalho é realizado através de um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos, que recebem medicamentos para o controle da doença. Segundo a secretária de Saúde, Andréa Eismann, os pacientes recebem seus medicamentos e em seguida são encaminhados para fazer uma avaliação, quando são verificadas a pressão arterial, glicose, temperatura, peso e altura. “Essas informações são anotadas em sua carteirinha, que todos os meses são atualizadas e fica de posse do paciente”, disse Andréa. Também segundo ela, este programa tem a finalidade de diminuir as mortes ligadas a estas doenças.

Na Secretaria, são 250 pessoas cadastradas para o acompanhamento e o atendimento chega 30 pessoas diariamente. Já nos postos de Saúde dos bairros, Laranjeiras, Cohab, Vila Nova, Jardim e Morro da Pedra, o atendimento chaga 35 pessoas por dia. Nesses locais os encontros ocorrem semanalmente, na sede da Secretaria, o atendimento vai de segunda a sexta-feira, no horário comercial.

A equipe de atendimento é composta pela enfermeira, Maria Lúcia Lampert, a técnica em enfermagem, Rosimari Bento da Silva e Daiane Monize Izaguirre, que são supervisionadas pela secretária da Pasta, Andréa Eismann.(Foto)

Para a paciente Carmem Dalmina, de 66 anos o programa é muito importante, “além do ótimo atendimento realizado e exames oferecidos, também temos a vantagem de não precisar comprar os medicamentos”, destacou.

O Programa Hiperdia é mais um, entre muitos, desenvolvido pela Administração Municipal, que visa trazer uma melhor qualidade de vida aos parobeenses.

Nenhum comentário: