terça-feira, 29 de março de 2011

Área industrial de Parobé




Quatro empresas já estão realizando as obras para se instalarem na primeira área industrial de Parobé. O terreno foi adquirido pela Administração Municipal com vistas a sanar uma antiga deficiência do município, que não dispunha de um local específico para instalar as novas indústrias. São cerca de cinco hectares, situados às margens da ERS-239, no bairro Vila Nova, na direção de Taquara.

Os primeiros empreendimentos do projeto serão uma indústria do ramo moveleiro, uma gráfica, uma fábrica de telas e uma metalúrgica, todas em fase de instalação. Ao mesmo tempo, outras empresas já estão providenciando a documentação para tomar o mesmo caminho.

O perfil da nova área industrial aponta para a diversificação econômica que vem sendo perseguida pelo município. Mesmo assim, empresas do segmento calçadista, que continua sendo o principal esteio na geração de empregos e retorno de impostos, também são bem-vindas e recebem incentivos para investir em Parobé. É o que destacam o secretário de Desenvolvimento, Nadir José da Silveira (Zé do Ouro), e o diretor da Pasta, Enio Terra, explicando que a política do governo da prefeita Gilda Kirsch não visa à concentração de indústrias num único local. “A ideia é abrir pequenas áreas industriais em diferentes pontos da cidade, e a da Vila Nova é a primeira delas”, pontuam. Segundo eles, a estratégia leva em conta, principalmente, a facilidade de acesso da mão de obra, que se distribui por todo o perímetro urbano e não está concentrada num só bairro.

Os representantes do Desenvolvimento Econômico lembram que, além de buscar a atração de novos empreendimentos, o município dá apoio às empresas já existentes. Prova disso são os auxílios concedidos para participação de indústrias de pequeno porte, que tenham produção própria em Parobé, em feiras tradicionais do meio calçadista. É o caso da Couromoda e da Francal, ambas realizadas em São Paulo, para as quais a Prefeitura fornece o estande a quem estiver interessado em expor seus produtos, através de parcerias com o Sebrae e a Sedai (Secretaria de Estado do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais).

Legenda da foto: Secretário de Desenvolvimento Econômico confere obras no bairro Vila Nova

Nenhum comentário: