quinta-feira, 26 de novembro de 2009

TRABALHANDO A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA EM PAROBÉ

Na semana de 16 a 20 de novembro, ocorreram confraternização com as famílias e usuários que participam dos grupos de orientações e apoio sócio familiar em Parobé, numa programação diferenciada tendo em visita que no ano de 2009, este projeto foi destaque, na qual atendeu-se durante este período aproximadamente 120 famílias e também 80 idosos que participam do Grupo de convivência.
O grupo de con
vivência de idosos participou de um piquenique interativo, que culminou num dia de muitas atividades e festejos intensificando a convivência com a realização de amigo secreto, jogos esportivos nas modalidades de futebol e bocha e dança no gramado. Os participantes interagiram com muita alegria e espírito solidário.
Nos grupos dos bairros Vila Feliz, Cohab, Centro, Santa Cristina do Pinhal, foi realizada uma confraternização com revelação de amigo secreto e dança.
No ano de 2009, os grupos tiveram varias atividades quando aprenderam confeccionar artesanato, com a técnica aprendida eles realizaram novos produtos, possibilitando uma fonte de renda extra.
Com a implementação deste Projeto, a Secretaria Municipal de Assistência Social atingiu seu objetivo de deixar mais autônomos, com cidadania e perspectivas de geração e renda. Os participantes dos grupos que compõem a rede de proteção social básica, que irão participar da 6ª Mostra de Artesanato que acontecerá na rua coberta nos dias 08 e 09 de dezembro. Haverá a comercialização dos trabalhos manuais que confeccionaram no decorrer deste ano. “Esses trabalhos eles aprenderam nos grupos que participaram, onde a cada encontro os usuários traziam muita satisfação e força de vontade, superando assim desafios em busca de uma cidadania justa e digna” destaca a secretária de Assistência Social, Angela Pandolfo Rambo.
Segundo Solange Maria Renz ,Oficineira, foram trabalhados com os grupos, pintura, Crochê, Tricô, Bordado, Decopagem, tapetes, cobertores. Cada participante aprendeu a produzir algum artesanato e já estão comercializando seus produtos, pronta entrega ou por pedidos. Todos vão expor seus trabalhos na feira que ocorre de 08 à 09 de dezembro. Todas essas atividades fazem parte de projetos da Administração Municipal que buscou recursos, fez parcerias e possibilitou os meios para que as pessoas em situação difícil ou vulnerabilidade social, tivessem a oportunidade de desenvolver habilidades, aprender uma profissão, produzir e aumentar sua renda familiar.

Nenhum comentário: