A trilogia A Saga dos Alemães do Hunsrüch para o Vale do Paranhana, em CD Room, foi distribuída para as Escolas Municipais, Biblioteca Pública e Escolas Estaduais de Parobé. O empresário e escritor Erni Guilherme Engelmann esteve em Parobé, na quinta-feira, 12, no auditório da Secretaria de Educação, para fazer a doação de 35 CD Roons com as trilogias dos três livros lançados por ele.
O documentário começa no ano de 16 a.C. na Alemanha até os dias atuais, relatando os fatos envolvendo a imigração alemã nos municípios de Taquara, Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Gramado e Canela.
Esteve presente no evento a prefeita em exercício, Nelsi Lázaro, a Coordenadora Pedagógica da Biblioteca Érico Verissimo, Rosângela Borges e a Diretora de Educação, Fabiane Salvador de Lucena e diretoras de escolas.
Erni Angelmann falou de seu trabalho, como foi realizado, das parcerias e também de suas experiências através das viagens realizadas para a Alemanha. Ele destacou a importância histórica que seu trabalho representa para as futuras gerações.
"A literatura conduz-nos dos anos fundacionais aos dias presentes. Traz detalhes sobre a origem dos imigrantes, trata de encontros de cultura, fala de destinos, sucessos e derrotas, alegrias e tristezas, festa e luto, vida e morte. È uma saga que descreve a vida dos imigrantes alemães", disse Erni Engelmann.
A diretora de Educação, Fabiane Salvador de Lucena destaca que a saga dos alemães contada através de uma trilogia nos remete aos nossos antepassados de uma forma encantadora a qual vem resgatar a história que deverá ser passada revivendo e incentivando a preservação das nossas origens. “Com certeza que será de muita valia para os alunos e comunidade parobeense” ressalta.
A prefeita em exercício, Nelsi Lázaro elogiou o trabalho que resgata a história dos alemães nessa região e parabenizou o autor das obras “Parabéns Sr. Erni Engelmann, pela dedicação nos estudos e pesquisas para realizar uma obra tão importante como essa, que fala dos imigrantes alemães, que escreveram sua história em nossa região pelos trabalhos e dedicação realizados por eles” desta Nelsi. Rosângela Borges destacou que o acervo da Biblioteca Pública Municipal , ficou mais enriquecido, com essa obra referente a imigração alemã.
O livro foi escrito nas línguas portuguesa e alemã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário