quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fórum tratou dos dez mandamentos da Educação Inclusiva e seus desafios


O 1º Fórum de Educação Inclusiva de Parobé reuniu um grande número de alunos professores, diretores e pessoas representantes de entidades, além de autoridades municipais.
O evento ocorreu na Sociedade Recreativa Parobé, dia 26 de novembro, das 8 às 11h30min e foi promovido pela secretaria municipal de Educação, com a coordenação do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Professora Flávia Maria Brito, com o apoio da Prefeitura Municipal de Parobé.
Durante a programação ocorreram apresentações de alunos, painéis, vídeos e manifestações das autoridades.
A ênfase do Fórum foi “A construção de princípios norteadores do trabalho de inclusão no município a partir da criação conjunta dos 10 Mandamentos da Educação Inclusiva”. Foi lembrado também, o desafio do sistema escolar que é a inclusão educacional.
Participaram do evento, a secretária de Educação, Máris Assis, a Diretora da Pasta, Fabiane Salvador de Lucena, a coordenadora Pedagógica, Fabrícia Bonemberger Machado de Oliveira, o Secretário de Gestão e Controle, Claudio Barros, a Diretora Administrativa do CMAEE, Janete Haack, a diretora Técnica do CMAEE, Joana D`Arc, o Capitão Gilberto Jacobs, Comandante da Brigada Militar, entre outras autoridades.
Foram apresentados trabalhos elaborados pelos órgãos públicos que atendem crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais, ou em vulnerabilidade social e que participaram direta ou indiretamente da elaboração da proposta, como
a Construção dos 10 Mandamentos. Houve também uma explanação dos trabalhos e dos eventos realizados durante o ano.
Foi lembrado durante o evento a contribuição de cada instituição, com a elaboração de estratégias internas para abordar o tema com os professores, alunos e comunidade escolar Também foram discutidas as diretrizes para o trabalho de Educação Inclusiva para o ano de 2010 em Parobé.
Joana D´Arc destacou o trabalho as conquistas do CMAEE e a acolhida que os jovens estão recebendo nas escolas através da inclusão na educação.
Janete Haack salientou que o Fórum veio para externar um trabalho realizado durante o ano. “Parobé esta se tornando uma referência na região pelo trabalho que está sendo realizado “ destacou.
Já a secretária Máris Assis, falou da proposta na educação de inovação e de projetos que venham descobrir talentos. Ela também lembrou que o Fórum é uma mostra do que foi realizado durante ano. “É necessário esse trabalho de valorização dos alunos, isso faz com que os jovem sintam-se incluídos na sociedade, traz um aumento na auto-estima e eles sentem-se importantes e valorizados” destacou.
O CMAEE atende diariamente 195 alunos e 330 nos núcleos das escolas integradas em torno de 90 alunos que participam nas escolas e no CMAEE.

Nenhum comentário: