A comunidade do bairro Vila Feliz de Parobé, que faz parte do Programa Emancipar, participou dia 14 de novembro do Curso Minha Comunidade, ministrado por Maili Zamel, representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
Foram 21 pessoas que estiveram na Escola Municipal Maltus Krumennaeur, local onde foram realizadas as atividades. Os trabalhos foram o dia todo, com um intervalo para o almoço, que foi servido no próprio local.
O Programa Emancipar é uma parceria do Governo Municipal, Governo do Estado e Senac e está sendo desenvolvido em Parobé, sendo coordenado pela secretaria municipal de Assistência Social, envolvendo 224 família que estão em situação de vulnerabilidade social, que passam a participar de ações integradas e profissionalizantes.
Segundo os organizadores do projeto, as mudanças na vida das pessoas serão significativas.
Conforme a coordenadora do curso, Maili, a resolução dos problemas conduz à autonomia, possibilitando a pessoa criar seus próprios métodos, técnicas e processos contribuindo fortemente para o desenvolvimento do pensamento lógico.Os participantes do Curso realizaram atividades, quando cada um elaborou seu trabalho e depois apresentou para os colegas, seus sonhos, projetos e como poderia realizá-los. “Minha Comunidade”, no primeiro momento é de integração local, estimulando as relações interpessoais no bairro, para depois discutir quais as capacitações a serem desenvolvidas na comunidade. De acordo com a orientadora educacional Maili Zamel, equipes de Porto Alegre atuarão em conjunto às unidades do interior do Estado.
Estiveram presentes a secretária e o diretor de Assistência Social, Angela Pandolfo Rambo e Luiz Carlos da Silva, respectivamente.
O Programa repassou para Parobé R$ 100 mil do Fundo Estadual da Assistência Social, e já estão em andamento projetos de pavimentação de ruas e instalação de uma banda marcial comunitária e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), local onde serão desenvolvidas as atividades do projeto.
Para Anderson Melo, 36 anos, o projeto é muito interessante porque vai ajudar na formação, desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. “Estou com muita vontade de aprender” diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário