Um dia antes do início oficial da primavera, Parobé realizou dois gestos concretos em prol da natureza. Na manhã desta quinta-feira, houve o plantio de uma dúzia de plantas no calçadão da rua Vigário José Inácio, no bairro Cohab, a partir de uma parceria entre a Prefeitura e a empresa RGE.
Segundo Irene Souza, bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o objetivo foi compensar cortes de árvores necessários à realização de obras da RGE. Pela parceria, a empresa realiza o plantio, enquanto a manutenção das árvores fica aos cuidados do poder público. As mudas, depois de colocadas na terra, receberam uma tela de proteção para dificultar a ação de vândalos.
À tarde, foi a vez de o Lions Clube dar o pontapé inicial a um projeto de parceria com a Administração Municipal para o plantio de duzentas mudas de árvores até meados de 2012. Integrantes do clube de serviço e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente estiveram no novo campo de futebol do bairro Paraíso, ao lado da escola Doce Mel, para plantar aproximadamente uma centena de mudas de diversas espécies. São exemplares de ipê roxo e amarelo, araçá, canela, aroeira, cedro, pata-de-vaca, sibipiruna, guabiju e chau-chau, que deverão trazer sombra ao novo espaço de lazer da comunidade.
Elaine Jardim, esposa do presidente do Lions, João Jardim, explicou que a iniciativa se insere na meta internacional da organização de plantar um milhão de mudas de árvores até o final da atual gestão. Acrescentou que, para alcançar o objetivo, o clube de serviços se vale da parceria com a Prefeitura, tanto no fornecimento das mudas, que são cultivadas no Horto Municipal, quanto na cedência de pessoal para o trabalho de campo.
O secretário de Meio Ambiente, Alexandro de Oliveira, informou que a atividade no bairro Paraíso também serviu para compensação do carbono produzido nas recentes festividades farroupilhas, conforme compromisso em vigor referente aos eventos realizados no município. Ele pediu que a comunidade auxilie na conservação dos espécimes, evitando o vandalismo, que causa a depredação de 60% das mudas colocadas em vias públicas.
O apelo foi reforçado pela vice-prefeita Nelsi Lázaro, que também participou do ato. “Não adianta só plantar. Tem que cuidar as mudas para que elas possam se desenvolver, caso contrário todo esforço será em vão”, ponderou.
Os pedreiros Adriano Gomes de Souza e Adelino Maciel, moradores próximos, confirmaram que vão fazer a sua parte para que o novo campo de futebol do bairro logo esteja arborizado. “É para nós mesmos. Vai ficar bem melhor poder assistir aos jogos de futebol à sombra de uma árvore”, sentenciou Adelino.