quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Parobé implanta cinco Mesas Educacionais no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Professora Flávia Maria Brito.



A Secretaria Municipal de Educação de Parobé implantou no dia 28 de setembro, o Projeto Mesas Educacionais, que estimulam o desenvolvimento e a socialização dos alunos no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Professora Flávia Maria Brito.
Nesse dia, as 19 horas, aconteceu a aula inaugural, sendo oferecida uma capacitação para 16 profissionais da rede municipal, que totalizará 60 horas/aula, com o objetivo de capacitar os educadores para ministrarem aulas utilizando esse novo recurso.
As mesas educacionais abordam a implementação dos jogos e atividades educativas computadorizadas como mediadores para a aprendizagem nas deficiências intelectuais e/ou múltiplas, por possuírem como uma de suas principais vantagens um grande potencial para o processo de ensino e ainda despertarem naturalmente o interesse e a curiosidade dos alunos.
Foram adquiridas cinco mesas.
Três delas são Mesas Educacionais Alfabeto, desenvolvidas para atender desde o início até a consolidação dos processos de alfabetização e letramento. Ela possui três níveis de atividades, que englobam desde o processo de reconhecimento de letras e construção de palavras até o trabalho com textos.Tem grande efetividade na educação de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e na educação especial. Os materiais concretos são identificados com Braille e todas as atividades são traduzidas para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), características que possibilitam o atendimento de alunos cegos e surdos.
Além das três, uma Mesa Educacional E-Blocks – Está foi desenvolvida com o objetivo de enriquecer e expandir a experiência de aprendizagem da língua inglesa. O sistema faz uso de imagens, músicas, animações e jogos para estimular a participação da criança, tornando o método lúdico e interativo.

Por fim a quinta Mesa Educacional Multimundos é um ambiente diferenciado de aprendizagem integrado por um módulo eletrônico, um software educacional e materiais concretos, que juntos desenvolvem conceitos da matemática, das ciências, da geografia e da história de forma interdisciplinar e contextualizada.
A secretária de Educação, Máris Assis, destacou que é importante a utilização de todos os recursos possíveis e com esta ferramenta para melhorar o processo de alfabetização dos alunos que enfrentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem.
A prefeita Gilda Maria Kirsch, esteve acompanhando a aula inaugural procurando se inteirar do funcionamento do novo equipamento, ela destacou que esta tecnologia é um avanço para o ensino. ”É muito importante para a inclusão na educação com a informatização digital trazendo uma melhor aprendizagem e igualdade na escola” enfatizou a prefeita Gilda.

Nenhum comentário: