quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Muita alegria marcou o 2º Encontro de Jovens com necessidades especiais de Parobé




Muita alegria e descontração marcaram a festa dos jovens e adolescentes com necessidades especiais em Parobé.
Este foi o segundo evento realizado na Sociedade Cultural e Recreativa Parobé, dia 08 de outubro. Foi uma super tarde com músicas, danças e diversão, lanches, na Boate Karaokê. Os participantes fazem parte da 6ª Regional, que é composta por Escolas Especiais e Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (APAES) dos municípios de Parobé, Taquara, igrejinha, Três Coroas, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.
Segundo diretora Técnica do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especial, a professora Joana D´Arc, este é um projeto de socialização dos jovens, para que eles conheçam outras pessoas e se divirtam a façam novas amizades e que sintam-se incluídos na sociedade. “Eles estão recebendo seus amigos com muita alegria e a festa se tornou uma grande confraternização” disse.
A diretora Administrativa do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado professora Flávia Maria Brito, Janete Haack disse que esse é um trabalho que favorece a socialização e inclusão desses jovens. “São momentos que elevam a auto estima fazendo que se sintam como as pessoas que são chamadas normais” falou Janete.
O jovem Jerônimo dos Santos, de 23 anos, deficiente visual, disse que estava se divertindo muito e que esse encontro é muito importante para o entrosamento entre eles “aqui não tem preconceitos somos iguais e todo mudo está feliz” disse.
Teve outras pessoas que manifestaram sua alegria com a festa. Uma delas foi Darlene Vargas de 16 anos, ela disse que estava muito contente com o encontro por ver seus amigos. “A gente quase não se vê, mas hoje podemos matar a saudade dos amigos” lembrou.
Franciele Becker de 18 anos, disse que a festa estava muito interessante “porque nos encontramos com amigos de outras cidades e isso é muito legal” destacou.
Também deu sua opinião a Franciele Fleck dizendo que a festa é importante “porque é um encontro de amigos e isso nos deixa feliz”.
O município de Parobé de uma forma inovadora promove desde o ano de 2007, uma rede de apoio aos alunos com necessidades especiais. O destaque é o Programa de Inclusão na educação da secretaria municipal de Educação.
O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado atende jovens e crianças com necessidades especiais e conta com uma equipe de multiprofissional, um serviço público, mantido pela Prefeitura Municipal de Parobé, um trabalho em parceria com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistente Social e Habitação, realizando consultas e atendimentos individuais em Fonologia, Psicologia, Fisioterapia, Neurologia, Psicopedagogia, enfermagem, Laboratórios Operacionais, psicopedagógica especial com aulas de Braile e Libra.
Alguns alunos são atendidos diariamente e outros duas vezes por semana, tudo é realizado após diagnóstico e avaliação médica de cada caso.

Nenhum comentário: