domingo, 18 de novembro de 2018

Professoras da Educação Infantil são capacitadas a trabalhar com o Google Cloud

O mundo online existe e quem não estiver atento as mudanças que acontecem ao “piscar de olhos”, pode ficar estagnado. Acompanhá-las é a melhor alternativa para desenvolver as diversas áreas profissionais e do conhecimento, e dentre elas está o desenvolvimento educacional.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) capacitou cerca de 40 professoras da Educação Infantil do Município, sobre as plataformas do Google Cloud / G Suite for Education.
O professor Vinicius Vollrath, sócio da Terra Digital – empresa parceira e credenciada do Google Cloud, foi o ministrante, de forma voluntária, dos encontros que ocorreram no laboratório de informática, da SMECE. A ideia é, futuramente, alcançar esta capacitação a todos os docentes. Os encontros foram prestigiados pelo prefeito Tito Livio Jaeger Filho e pelo secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda
A proposta principal, segundo a coordenadora da Educação Infantil, Jussara Policarpo Dias, é mudar os formatos dos pareceres dos alunos disponibilizados ao final de cada semestre. Antes impressos, a solução agora é o portfólio digital.
— Estamos adotando o modelo de portfólio digital, que são os pareceres que descrevem como está o desenvolvimento da criança em sala de aula. Neste primeiro momento, os documentos serão compartilhados entre professoras e coordenadoras, mas a intenção é que os pais também tenham acesso digital a eles, mas para isso será necessário um treinamento com as famílias também. É um trabalho em rede para que toda a educação se fortaleça — explica Jussara.
O Google Cloud vem, ao longo dos anos, sendo implantado em universidades e escolas particulares, mas a plataforma é ainda remota em escolas municipais, sendo uma inovação a implantação deste sistema em Taquara, como comenta o professor Vinicius.
— Acredito ser uma inovação para as escolas municipais, as universidades já estão bem adiantadas neste aspecto, mas é muito difícil em escolas públicas, pois há todo um processo a ser fomentado. O Google fornece esta ferramenta totalmente gratuita. O que é exigido é um treinamento, uma capacitação, para que todos os recursos sejam utilizados — destaca Vinicius.
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
A parceria entre o professor e a SMECE iniciou em julho, quando a empresa contatou a Prefeitura para disponibilizar o Programa do Google CS First a alunos da rede municipal. O CS First, uma iniciativa do Google For Education, tem como objetivo oferecer acesso à educação em informática e tecnologia, com ênfase na resolução de problemas em todas as disciplinas, estimulando o crescimento da inovação em todos os setores da força de trabalho. Destes encontros ofertados aos alunos, surgiu a necessidade de implantar soluções aos professores por meio do Google Cloud / G Suite for Education, treinamentos disponibilizados gratuitamente pela Terra Digital.

Nenhum comentário: