Após uma vistoria realizada no local do desabamento de terras da Estrada do Feixe, na localidade de Batingueira, interior de Taquara, no último dia 26, ocasião em que esteve acompanhado pelo vereador Telmo Vieira e alguns moradores da região, o prefeito Tito Livio Jaeger Filho segue acompanhando o andamento das obras nesta estrada, que iniciaram no dia 7 e deverão ser concluídas esta semana.
Logo que ocorreu o bloqueio do trânsito da Estrada do Feixe, no início de setembro, equipes das secretarias municipais de Obras, de Meio Ambiente, e de Planejamento e Urbanismo foram ao local e constaram, através de uma análise prévia, que a movimentação do grande volume de solo, ocasionado após chuvas intensas ocorridas naquela região, levou material de solo e vegetação para cotas mais baixas, atingindo inclusive as proximidades do Rio Padilha.
Num primeiro momento, ocorreu o isolamento da área e foi feita a comunicação dos moradores das proximidades, até que fosse concluído o planejamento de uma obra de engenharia adequada, que possibilite a adequada restauração do tráfego no local e também evite futuras ocorrências de novos danos ou acidentes naquela estrada.
Durante a última vistoria antes do início dos trabalhos, o vereador Telmo Vieira explicou aos moradores da Batingueira que as obras ainda não haviam iniciado devido às condições climáticas instáveis dos últimos meses e do grande volume de terras que precisaria ser retirado do local.
— Sabemos da importância dessa estrada para os moradores da Batingueira, mas precisamos tomar todos os cuidados possíveis para que a retirada desse material não acabe ocasionando um acidente ambiental e se espalhe até o leito do rio — explicou Telmo.
Para o prefeito Tito, que enfrentou uma forte chuva na última vistoria de análise da obra que seria feita na Estrada do Feixe, é de extrema importância que o solo esteja seco durante a retirada do material para que não ocorra um deslizamento ainda maior.
— Estou acompanhando toda a situação desde que ocorreu o deslizamento de terras. Somente agora que o solo está mais firme é que as máquinas poderão se movimentar por entre a terra, pedras e árvores da Estrada do Feixe, e dar início ao desbloqueio do tráfego de veículos — informou o prefeito de Taquara.
SE O TEMPO AJUDAR, SERVIÇO ENCERRA NESTA SEMANA
Acompanhado pelo vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Taquara, Guido Mário Prass Filho, o chefe do Executivo taquarense relatou a alguns dos moradores que estavam no local de que, apesar do tamanho da obra, em breve a estrada será liberada.
— Quem não viu de perto esse deslizamento de terras pode pensar que se trata apenas de uma retirada simples de material que está obstruindo a passagem de veículos, mas os trabalhos são bem mais complexos. Precisaremos praticamente reconstruir esse pedaço da estrada, retirando as árvores que desceram junto com o solo, ajustando a terra que ficou fora do lugar e colocando diversas cargas de saibro, sempre tomando todos os cuidados necessários para que nenhum material chegue até o leito do Rio Padilha — explicou o prefeito de Taquara.
De acordo com o diretor de Obras e Serviços Urbanos de Taquara, Juarez Leão, se o tempo continuar firme na região, as obras na Estrada do Feixe deverão ser concluídas ainda esta semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário