segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015


Secretaria de Obras de Parobé tem muito trabalho pela frente
A Secretaria de Obras e Veículos Pesados é uma das mais importantes do município de Parobé e também muito criticada pela comunidade, pelo acúmulo de problemas que existem nas vias públicas. Ruas esburacadas, falta de manutenção, encanamentos, entre outros. 

Por isso fomos falar com o Secretário da Pasta, Alderi Zanatta, para ver quais soluções a população pode esperar que venham ocorrer com brevidade de tempo. Ele reconhece as dificuldades de trafegabilidade que o município está enfrentando. Segundo o Secretário, os maiores problemas são devidos aos equipamentos que receberam em péssimo estado, caminhões e máquinas sucateadas, dificuldades financeiras. 

O desvio por dentro da cidade, feito da ERS 020, que tem a ponte interditada no município de Taquara, fazendo com que caminhões passem por Santa Cristina do Pinhal e bairro Alexandria, comprometendo a estrutura das ruas e estradas e o  deterioramento dos calçamentos,pelo tempo de uso. Também o saneamento básico, que está com as canalizações vencidas, feitos sem planejamento, também é colocado como causa dos problemas enfrentados pela comunidade. “Há necessidade de repensar toda a canalização pluvial da cidade, pois não comporta a quantidade de água, por serem de pequena espessura e por isso não têm capacidade de evasão nas águas, especialmente com as fortes chuvas que acontecem periodicamente”, disse.

Por outro lado, Zanatta se mostra confiante na realização de um bom trabalho, por já ter experiências adquiridas em três secretarias de obras que já fez parte, em municípios diferentes. “É um grande desafio, mas não é novidade, pois conheço o ambiente e os caminhos orçamentários, isso nos dá mais segurança para trabalhar, porque sabermos os passos a serem dados”, destaca.

Ele também salienta que não foi realizada uma manutenção preventiva nas ruas, pelas administrações anteriores, “isso fez com que se acumulassem os problemas”, acrescenta.
Segundo o secretário, foi confeccionada uma agenda para que sua equipe realize a manutenção nos trechos mais críticos, sendo essas as prioridades  para serem solucionadas.

As ruas que receberão em breve recapeamento asfáltico quente, são as seguintes: Djalmo Haack, General Osório, São Luiz, Pompeu Pires, João Mosmann, entre outras. Já no interior estão recebendo trabalhos de patrolamento e ensaibramento as estradas nas localidades de Santa Cristina do Pinhal, Areia branca, Fazenda Pires, Poço Fundo e Salto.

“A população parabeense pode esperar muito trabalho e dedicação de nossa equipe, para solucionar os problemas mais sérios, vamos trabalhar para a recuperação de máquinas, captação de recursos no âmbito federal, estadual e municipal, aplicando bem o orçamento da secretaria”, destaca.

Mas ele salienta, “tenho consciência que não vou solucionar todos os problemas da cidade, mas vamos nos empenhar para resolver os mais urgentes”, disse.
Segundo ele, ainda esse ano, serão aplicados R$ 6 milhões em pavimentação, no município.
As obras em andamento, construções de escolas, Unidades de Saúde, ficam para outra entrevista.


Nenhum comentário: