quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Estacionamento Rotativo Está em fase de Licitação

Um dos problemas que afeta a comunidade parobeense é o estacionamento no centro da cidade. É uma grande dificuldade encontrar uma vaga, especialmente nos finais de semanas, ou nas horas de pique.

Para resolver, pelo menos amenizar essa situação, a cidade de Parobé está bem próxima de implantar o sistema de Estacionamento Rotativo, é o que afirma o secretário de Segurança, Cidadania e Mobilidade Urbana, Alex Bora. 
“Vamos tirar o projeto do papel e colocá-lo em prática”, enfatiza Bora. O otimismo do secretário está baseado na abertura das Cartas de Licitações, que ocorreu dia 26 de janeiro, “todo o trabalho de estudos técnicos baseados no Código de Trânsito Brasileiro estão concluídos, agora esperamos a empresa vencedora, que terá um prazo de 60 dias, para a realização do trabalho”, disse.

O sistema há ser empregado em Parobé será semelhante ao da cidade de Lajeado, quando o motorista adquire seu  ticket nas bancas, lotéricas, lojas, internet, que serão proporcionais ao tempo de uso. Os carros serão monitorados por GPRS, nas vagas de estacionamento. “Quando o motorista estaciona, já está sendo monitorado e passa a ser descontado o seu crédito do ticket  ”, explica Bora. 

As ruas que passarão a ter o sistema de Estacionamento Rotativo, no centro da cidade, são: Dr. Legendre, Odorico Mosmann, Fernando Saft, Vera Cruz, Adaviano Linden, João Correa, Lothário Raymundo e Fernando Schüller, um total de 738 vagas. Os horários serão de segunda à sexta-feira, das 9às 19h e aos sábados das, 8 às 13h, com vagas especiais em frente às farmácias, para idosos, Motos e Táxi.

A secretaria tem realizado pinturas pontuais nas ruas, sinalização, faixa de segurança, construído quebra-molas, redutores de velocidade, entre outros.
Já no Transporte Coletivo foi realizado um novo estudo de viabilidade dentro das necessidades do município para a implantação em Parobé, “o estudo anterior era inviável e sem condições de ser implantado em nossa cidade, agora a nossa expectativa é de que seja aprovada esta nova análise e  em breve poderemos implantar em nosso município”, disse Bora.
Outros trabalhos que são realizados na Pasta, carteiras de identidade, em torno de 350 por mês, sendo a 1ª gratuita, e a 2ª é cobrada taxas do estado. Credenciais para estacionamento de idosos e pessoas com dificuldades de locomoção, Alistamento Militar e certidão dispensa do serviço militar, em torno de 400 jovens por ano. Também é desenvolvido o projeto Patrulha Cidadã,em parceria com a Secretaria de Educação e gabinete da 1 que formou recentemente 1.110 alunos do 5º ano.

Também tem a Jari Municipal que trabalha com a homologação de multas de trânsitos, orientação para pessoas que sofreram multas, documentação de taxi, e confecção de Carteiras de Taxistas.

“Eu, enquanto secretário municipal vou trabalhar dentro do certo e do correto e fazer máximo possível para que o município cresça e se desenvolva. Quero deixar marcas de um bom trabalho para a nossa terra”, promete Bora.


Nenhum comentário: