segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Treinador de Goleiros de Parobé Vai Para o Esportivo de Bento Gonçalves
       Depois de 4 anos treinando os goleiros do Grêmio Esportivo Parobé, Leonardo Casagrande, vai prestar seus serviços no Esportivo de Bento Gonçalves. Sempre atuou como goleiro, desde seus 6 anos de idade, quando iniciou aqui no time de Parobé, mas aos 12 anos foi jogar no Juventude de Caxias do Sul.

     Ele também teve passagens RS Futebol Clube, de Gravataí, 15 de Novembro de Campo Bom,  Aimoré de São Leopoldo,  Esportivo de Bento Gonçalves e Guarani de Camacuã. Em todos esses clubes ele atuou como goleiro profissional.

    “Há 3 anos atrás encerrei minha carreira como atleta e comecei a trabalhar como preparador de goleiros, como minha base foi muito forte trabalhando com grandes profissionais, tenho facilidade para trabalhar como preparador de goleiros.Hoje estou no Clube Esportivo Bento Gonçalves, retornado ao clube que jogava , agora como de auxiliar de preparador de goleiros do profissional e  como preparador de goleiros do juvenil” , relata Casagrande.

     O diretor de futebol do Esportivo é consagrado treinador Valdir Espinosa,  campeão do mundo pelo Grêmio.
      Ele destaca a infraestrutura do seu novo Clube, “após ficar 4 anos fora  de Bento Gonçalves, me surpreendi com estrutura oferecida pelo Esportivo, além do estádio com capacidade para 18 mil torcedores,  tem sala de musculação completa, fisioterapia própria campos de treinamentos.  Uma das melhores estruturas do Estado.”, enfatiza.

     Mas o que chama muito a atenção de Casagrande é o grande projeto que prevê que o Clube Esportivo chegue na elite do futebol brasileiro no ano do centenário do clube , que será em 2020  e o trabalho realizado com profissionais de alto nível como Valdir Espinosa e Rodrigo Carpegiani (  O Esportivo se prepara para o início da Segundona Gaúcha no final do mês de fevereiro, quando estréia em casa contra o Panambi.

    “Não tenho palavras para agradecer ao clube que me abriu as portas, o G.E Parobé, foram 4 anos de experiências e muito aprendizado. Obrigado a cada funcionário, cada colega de trabalho que têm seu percentual de contribuição nas minhas conquistas, muito obrigado.Em 2015 trabalhando forte no Clube Esportivo de Bento Gonçalves”, agradece Casagrande.




CTG Sangue Nativo e oTradicionalismo GaúchoUma entidade que preserva, cultua e divulga a tradição gaúcha, que defende os costumes, os hábitos, a cultura, os valores do gaúcho.

 Estamos falando do Centro de Tradições Gaúchas Sangue Nativo de Parobé, que através de seu Patrão Jovenil Padilha desenvolve um trabalho que cativa jovens, adultos, famílias, que cultivam as tradições desde a indumentária até os hábitos da cultura riograndense. “É uma entidade que muito se parece com a religião, pelos bons costumes, respeito, longe dos vícios das drogas e amizade entre os associados.

 É uma das poucas entidades em que participam desde o avô até o neto, pois é livre para todas as idades. Muitas vezes as crianças são as atrações principais”, disse Padilha.
As atividades desenvolvidas no CTG Sangue Nativos são as Invernadas Artísticas, que são Grupos de Danças, divididas por idades. Iniciantes, a partir dos 4 anos; Mirim até os 14 anos; Juvenil, de 14 a 17 anos;  Adulta até os 29 anos; Xirua a partir dos 29 anos; Campeira, a partir de 4 anos, com laço parado; Depois tem grupos de Declamação e dança de Chula.


Outras atrações oferecidas são os Cursos de Fandango, que acontecem dois por ano, o primeiro inicia em março, e já estão com as inscrições abertas. “Para aprender, as pessoas não precisam ter nenhuma noção de dança, só força de vontade, é ensinado passo a passo”, disse Padilha.

Uma programação diferenciada acontece toda a última sexta-feira do mês, é a tradicional Tertúlia, (janta com baile), sem cobrança de ingressos e sempre com comida campeira.

Além de todas as atividades gauchescas o CTG Sangue Nativo, disponibiliza para a comunidade o seu Salão de Festas, para casamentos, formaturas, jantares sob encomenda, com buffe livre. “Alugamos o espaço para eventos de terceiros”, informa.

“As pessoas interessadas em fazer parte do CTG, ou que queiram conhecer e ver as nossas atividades, ensaios, podem nos visitar nas terças, quartas e sextas-feiras e tomar um Chimarrão com a gente”, convida, Nadir Kaspper, vice-patrão, Rua Nilo Carlito Koetz, 222, Centro.
Contatos pelos fones: (51) 99114883, com o Jovenil ou 98453104, com o Nadir (Tucano).
Para o Jovenil Padilha, tradicionalista tem amor pela terra onde nasceu, pela vida campeira, pelo trabalho com cavalos, fidelidade ao "tomar chimarrão"  que sente orgulho de ser peão que usa sua bombacha e sai por aí faceiro e feliz por ser gaúcho.

O Patrão Padilha lembra que o CTG é uma entidade filantrópica e que aceita parcerias com empresários e pessoas em geral, que queiram contribuir com o projeto.

Outra informação importante é que a entidade possui um Grupo Musical gauchesco, “Que Momento”, para fandangos, bailes, festas e eventos em geral. Contatos pelos telefones já citados na matéria.




Secretaria de Obras de Parobé tem muito trabalho pela frente
A Secretaria de Obras e Veículos Pesados é uma das mais importantes do município de Parobé e também muito criticada pela comunidade, pelo acúmulo de problemas que existem nas vias públicas. Ruas esburacadas, falta de manutenção, encanamentos, entre outros. 

Por isso fomos falar com o Secretário da Pasta, Alderi Zanatta, para ver quais soluções a população pode esperar que venham ocorrer com brevidade de tempo. Ele reconhece as dificuldades de trafegabilidade que o município está enfrentando. Segundo o Secretário, os maiores problemas são devidos aos equipamentos que receberam em péssimo estado, caminhões e máquinas sucateadas, dificuldades financeiras. 

O desvio por dentro da cidade, feito da ERS 020, que tem a ponte interditada no município de Taquara, fazendo com que caminhões passem por Santa Cristina do Pinhal e bairro Alexandria, comprometendo a estrutura das ruas e estradas e o  deterioramento dos calçamentos,pelo tempo de uso. Também o saneamento básico, que está com as canalizações vencidas, feitos sem planejamento, também é colocado como causa dos problemas enfrentados pela comunidade. “Há necessidade de repensar toda a canalização pluvial da cidade, pois não comporta a quantidade de água, por serem de pequena espessura e por isso não têm capacidade de evasão nas águas, especialmente com as fortes chuvas que acontecem periodicamente”, disse.

Por outro lado, Zanatta se mostra confiante na realização de um bom trabalho, por já ter experiências adquiridas em três secretarias de obras que já fez parte, em municípios diferentes. “É um grande desafio, mas não é novidade, pois conheço o ambiente e os caminhos orçamentários, isso nos dá mais segurança para trabalhar, porque sabermos os passos a serem dados”, destaca.

Ele também salienta que não foi realizada uma manutenção preventiva nas ruas, pelas administrações anteriores, “isso fez com que se acumulassem os problemas”, acrescenta.
Segundo o secretário, foi confeccionada uma agenda para que sua equipe realize a manutenção nos trechos mais críticos, sendo essas as prioridades  para serem solucionadas.

As ruas que receberão em breve recapeamento asfáltico quente, são as seguintes: Djalmo Haack, General Osório, São Luiz, Pompeu Pires, João Mosmann, entre outras. Já no interior estão recebendo trabalhos de patrolamento e ensaibramento as estradas nas localidades de Santa Cristina do Pinhal, Areia branca, Fazenda Pires, Poço Fundo e Salto.

“A população parabeense pode esperar muito trabalho e dedicação de nossa equipe, para solucionar os problemas mais sérios, vamos trabalhar para a recuperação de máquinas, captação de recursos no âmbito federal, estadual e municipal, aplicando bem o orçamento da secretaria”, destaca.

Mas ele salienta, “tenho consciência que não vou solucionar todos os problemas da cidade, mas vamos nos empenhar para resolver os mais urgentes”, disse.
Segundo ele, ainda esse ano, serão aplicados R$ 6 milhões em pavimentação, no município.
As obras em andamento, construções de escolas, Unidades de Saúde, ficam para outra entrevista.


Qual a Função do Conselho Tutelar?
          O Conselho Tutelar zela por crianças e adolescentes que foram ameaçadas ou que tiveram seus direito violados. Mas zela fazendo não o que quer,  mas o que determina o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em seu artigo 136, nem mais (o que seria abuso) nem menos (o que seria omissão). 
       
      Toda a suspeita e toda a confirmação de maus tratos devem ser obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar, que não pode ser acionado sem que antes o munícipe tenha comparecido ao serviço do qual necessita.

     O Conselho Tutelar não substitui outros serviços públicos (não é para isso que foi criado) e só pode ser acionado se houver recusa de atendimento a criança e ao adolescente. Ele é um órgão público do município, vinculado a prefeitura e autônomo em suas decisões. É também um órgão não jurisdicional, ou seja, é uma entidade pública, com funções jurídico-administrativas, que não integra o Poder Judiciário, e também não tem o poder de polícia.
       
              O Artigo 132 do ECA determina  que em cada município deve haver, no mínimo, um Conselho Tutelar,  composto por cinco membros e escolhidos pela comunidade através de eleição direta para o mandato de quatro anos, permitindo uma recondução.

                O Conselho Tutelar pode e deve também trabalhar em programas de prevenção, ser um mediador nos casos de conflito entre pais e filhos e auxiliar as famílias no que for preciso encaminhando-as a rede de proteção.


Por Ítalo Dias – Conselheiro Tutelar
GE PAROBÉ INICIA TEMPORADA 2015
O Grêmio Esportivo Parobé iniciou suas atividades dia 27 de janeiro para os atletas da escolinha.
Nesse período de férias escolares, os treinos ocorrerão nas terças e quintas-feiras no período da manhã.
Confira os horários de treinos:
8h às 9h - SUB 11 / SUB 10 / SUB 09
10h às 11h -  SUB 08 / SUB 07 / SUB 06
SUB 15 TERÁ AVALIAÇÕES PARA GAUCHÃO
A categoria SUB 15 (2000) terá neste mês de fevereiro avaliações para o Gauchão da Categoria que inicia em abril.
Os dias de avaliações serão nas segundas, quartas e sextas-feiras do mês de fevereiro as 14h30 no GE Parobé.
Mais informações pelo fone: 91657784.
RETORNO CATEGORIA JUVENIL
A categoria SUB 17 (1998/1999) se reapresentará dia 09 de fevereiro para pre temporada de 2015 visando o Campeonato Gaúcho da Categoria.


Esportes, Lazer & Saúde
          A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Parobé abrirá as inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal 2015. As inscrições iniciam no dia 2 de fevereiro e seguem até 05 de março.
         O campeonato terá três categorias, Adulto (atletas nascidos até o ano de 1999), Veterano (atletas nascidos até o ano de 1980) e Máster (atletas nascidos até o ano de 1975). Somente naipe masculino.
        As vagas serão limitadas em 16 equipes para o Adulto e 8 para as categorias Veterano e Master. As equipes que participaram da edição de 2014 se fizerem a inscrição regularmente até o dia 19 de fevereiro terão sua vaga garantida. A taxa de inscrição será de R$15,00 por atleta.
        O início do campeonato está previsto para 13 de março e deverá ter a duração de dois meses. Na última edição os campeões foram Toko FC, EC Ouro Verde e Tabajara, nas categorias Adulto, Veterano e Master.
Serviços
         Os atletas interessados em participar do Campeonato de Futsal adulto 2015 devem procurar o Ginásio Municipal Décio Francisco da Costa localizado na Rua Adaviano Linden, s/n, para realizar a inscrição gratuitamente.
O projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal de Parobé.
Informações (51) 3953-1016. esportes@parobe.rs.gov.br

Adaptar-se ao envelhecimento garante mais qualidade de vida na terceira idade
         Ter uma terceira idade feliz depende de vários fatores, mas principalmente da forma como o idoso se percebe nessa fase da vida e da sua capacidade de se adaptar as mudanças e transformações próprias do envelhecimento. 
       A capacidade de poder realizar as atividades cotidianas, desde as mais básicas como alimentar-se, tomar banho e andar, até as mais complexas como administrar as finanças e realizar atividades de lazer, são fundamentais para uma vida plena.
      Para isso o idoso precisa estar com suas plenas capacidades físicas, mentais e emocionais, a fim de poder cuidar da própria vida e dar sentido para a própria existência. 


Por Carlos Alberto Finger


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

10 dicas para o verão
Aproveite a estação com dicas saudáveis
Roberta Stella NUTRICIONISTA - CRN 9788/SP
ESPECIALISTA MINHA VIDAConfira as dicas que preparamos para você arrasar neste verão. Faça sua avaliação gratuita e comece já sua dieta 1. As altas temperaturas favorecem a desidratação. Beba muita água, várias vezes ao dia. No mínimo, 1,5 litro, diariamente. 

2. A água de coco é uma excelente bebida, já que fornece carboidratos e minerais importantes para o organismo. Mas cuidado, ela é calórica.  3. Evite os alimentos e preparações ricos em gorduras. No verão, a digestão desses alimentos é prejudicada, causando sensação de mal estar. 

4. Para se refrescar, prefira os picolés de fruta que são menos calóricos em comparação com os sorvetes em massa.5. Comece a refeição com uma porção grande de salada. Elas são ricas em fibras e água, dando maior sensação de saciedade. 

6. Na praia, preste atenção na qualidade e higiene dos alimentos que são oferecidos. O calor favorece a proliferação de fungos em bactérias reduzindo o tempo de vida útil do alimento. 

7. Verduras e legumes são alimentos ricos em água e, por isso, eles ajudam a hidratar o corpo. Ingira, no mínimo, 3 porções por dia. 

8. As frutas são boa fonte de água, carboidratos, vitaminas e minerais. Elas podem ser consumidas como sobremesas e, também, como opção para pequenos lanches entre as refeições principais. Ingira, pelo menos, 3 frutas por dia. 

9. Na praia, as batidas de frutas são excessivamente calóricas. Prefira sucos de frutas naturais ou água de coco para se refrescar. 

10. Uma boa opção para quem for à praia é levar uma bolsa térmica cheia de frutas e água. Quando a fome bater, dispense as frituras e batidas dos quiosques e consuma alimentos mais saudáveis. 

Gostou das dicas? Confira estas e muito mais fazendo o Programa de Emagrecimento Dieta e Saúde. Conte com toda a nossa equipe. Nós vamos te ajudar a emagrecer.

Um Trabalho com dedicação Pelos Animais

A Associação Parobeense de Proteção aos Animais teve início em 1998, é formada por 36 pessoas que trabalham voluntariamente na proteção de animais que já estão abrigados na associação, que são em torno 90, entre cães e gatos. Não possui sede, nem canil próprios, mas que têm alguns lugares, onde esses animais são bem tratados, com muita atenção e amor.
“Não estamos recolhendo animais, pois não temos mais espaço e nem condições de manter mais do que já temos hoje em nossos locais de proteção” destaca a líder da Associação, Guiomar.

O objetivo central dos membros da associação é de conscientizar a comunidade para cuidar de seus animais, buscarem sempre a doação, que não abandonem e que socorram os feridos.

Mas projeto central é a castração dos animais que estão nos abrigos, para que não aumentem a população deles e também esse é o conselho para os proprietários de animais. “A castração, que tem clínicas especializadas para essa cirurgia, o uso de anticoncepcionais são importantes para que não aumente a quantidade de animais abandonados em nossas ruas”, disse.

Para arrecadar fundos, eles realizam um Bazar e Brechó, com produtos doados pela comunidade, roupas e calçados, uma vez por mês, na Rua Odorico Mosmann, ao lado da loja Três Passos, com os valores arrecadados, são comprados rações e medicamentos. Existem algumas agropecuárias que são parceiras do projeto, com preços acessíveis para a associação; Também, esses estabelecimentos comerciais, são locais em que a comunidade pode contribuir com a associação, com qualquer quantidade em dinheiro, que serão repassados para eles. Os parceiros São: Patas e Focinhos Du Cleiton, Agropecuária Faísca, Agropecuária Toniolo, Agropet Curió e Armazém do Animal.

“Não temos ajuda financeira da prefeitura, a lei da Câmara Municipal é insuficiente para as nossas necessidades, por isso o engajamento da comunidade, tanto em dinheiro, como nos cuidados com os animais, são de grande valia para amenizar esses problemas, tanto dos que já estamos cuidando, como para evitar o abandono deles em nossas ruas”, aconselha Guiomar.

As agropecuárias já citadas recebem, aos sábados, filhotes para a doação, ou então fazem um agendamento para as pessoas que queiram doar, ou para as que querem adotar um animalzinho. “Com o compromisso de no fim do dia os donos voltarem para ver se eles foram adotados, se não foram, então levam de volta para as suas casas e podem trazer outro dia”, lembra Guiomar.

“Esperamos uma parceria da prefeitura com algum veterinário, para cuidar da parte clínica dos animais”, comenta Guiomar.
“Cada cidadão tem que fazer a sua parte, cuidar dos animais abandonados, não mal tratá-los, cuidar das feridas, alimentar e arrumar alguém para a adoção”, aconselha.
Necessidade de arrecadação de Casinhas, a população pode doar nas pecuárias parceiras.



Estacionamento Rotativo Está em fase de Licitação

Um dos problemas que afeta a comunidade parobeense é o estacionamento no centro da cidade. É uma grande dificuldade encontrar uma vaga, especialmente nos finais de semanas, ou nas horas de pique.

Para resolver, pelo menos amenizar essa situação, a cidade de Parobé está bem próxima de implantar o sistema de Estacionamento Rotativo, é o que afirma o secretário de Segurança, Cidadania e Mobilidade Urbana, Alex Bora. 
“Vamos tirar o projeto do papel e colocá-lo em prática”, enfatiza Bora. O otimismo do secretário está baseado na abertura das Cartas de Licitações, que ocorreu dia 26 de janeiro, “todo o trabalho de estudos técnicos baseados no Código de Trânsito Brasileiro estão concluídos, agora esperamos a empresa vencedora, que terá um prazo de 60 dias, para a realização do trabalho”, disse.

O sistema há ser empregado em Parobé será semelhante ao da cidade de Lajeado, quando o motorista adquire seu  ticket nas bancas, lotéricas, lojas, internet, que serão proporcionais ao tempo de uso. Os carros serão monitorados por GPRS, nas vagas de estacionamento. “Quando o motorista estaciona, já está sendo monitorado e passa a ser descontado o seu crédito do ticket  ”, explica Bora. 

As ruas que passarão a ter o sistema de Estacionamento Rotativo, no centro da cidade, são: Dr. Legendre, Odorico Mosmann, Fernando Saft, Vera Cruz, Adaviano Linden, João Correa, Lothário Raymundo e Fernando Schüller, um total de 738 vagas. Os horários serão de segunda à sexta-feira, das 9às 19h e aos sábados das, 8 às 13h, com vagas especiais em frente às farmácias, para idosos, Motos e Táxi.

A secretaria tem realizado pinturas pontuais nas ruas, sinalização, faixa de segurança, construído quebra-molas, redutores de velocidade, entre outros.
Já no Transporte Coletivo foi realizado um novo estudo de viabilidade dentro das necessidades do município para a implantação em Parobé, “o estudo anterior era inviável e sem condições de ser implantado em nossa cidade, agora a nossa expectativa é de que seja aprovada esta nova análise e  em breve poderemos implantar em nosso município”, disse Bora.
Outros trabalhos que são realizados na Pasta, carteiras de identidade, em torno de 350 por mês, sendo a 1ª gratuita, e a 2ª é cobrada taxas do estado. Credenciais para estacionamento de idosos e pessoas com dificuldades de locomoção, Alistamento Militar e certidão dispensa do serviço militar, em torno de 400 jovens por ano. Também é desenvolvido o projeto Patrulha Cidadã,em parceria com a Secretaria de Educação e gabinete da 1 que formou recentemente 1.110 alunos do 5º ano.

Também tem a Jari Municipal que trabalha com a homologação de multas de trânsitos, orientação para pessoas que sofreram multas, documentação de taxi, e confecção de Carteiras de Taxistas.

“Eu, enquanto secretário municipal vou trabalhar dentro do certo e do correto e fazer máximo possível para que o município cresça e se desenvolva. Quero deixar marcas de um bom trabalho para a nossa terra”, promete Bora.


Presidente da CDL de Parobé Assume com muitos projetos
Logo que assumiu a presidência da Câmara de Dirigentes Logistas de Parobé, o empresário Jones Vendruscolo, de 33 anos, apresentou alguns projetos que deverão ser desenvolvidos durante o seu mandato que vai até o ano de 2017.

Ele destacou que nestes três anos pretende ampliar o quadro de associados, construir um auditório para eventos da CDL com capacidade de acomodação para aproximadamente 500 pessoas  e investir na capacitação da mão de obra para os associados.
O Jornal O Paranhana fez uma entrevista exclusiva com o Novo presidente e vamos apresentá-la na íntegra para os nossos leitores.

1) JO: Qual o teu maior desafio?
Jones: - Gerir uma entidade tradicional como a CDL de Parobé, já é, por si só um grande desafio. Temos um comércio forte e atrativo em nosso município, dessa forma, precisamos estimular a inovação e capacitação, para que além de qualidade nos seus produtos e serviços, nossos associados tenham como diferencial competidor, o atendimento. Diante disso, a qualificação dos seus colaboradores vem contribuir para expansão do negócio, bem como da economia num todo. Buscaremos a excelência, fortalecendo as parcerias, desenvolvendo de forma criativa, campanhas, promoções e eventos que sirvam de impulso para o crescimento e expansão dos negócios de nossos associados, bem como de nosso município.

2) JO: Quantos associados tem a CDL de Parobé?
Jones: - A CDL Parobé hoje conta com 413 Associados.

3) JO:Como deseja ampliar o número de associados?
Jones: - A CDL hoje oferece muito mais a seus associados, do que uma simples consulta ao SPC. Com o aumento das vendas com cartões de crédito, o serviço de consultas deixou de ser o principal a ser oferecido pela CDL. Dessa forma, a sobrevivência da entidade depende de soluções alternativas e criativas que gerem receita e renda, para garantir suas obrigações e projetos previamente definidos no início do ano vigente. Dentre essas alternativas, estão os cursos e palestras atingindo diversos segmentos, já tradicionais da CDL Parobé, que tem despertado bastante interesse e procura por parte dos associados, bem como por parte dos comerciantes em geral que ainda não são associados, o que faz com que possamos realizar um trabalho com estes, pois apresentamos muitos benefícios e vantagens a eles, pois além de descontos e valores diferenciados nos cursos e palestras, oferecemos outros serviços também.

4) JO: O que representa o comércio para a economia do municí­pio de Parobé?
Jones: - O comércio é o segundo segmento que mais emprega no município, perdendo somente para a indústria. Hoje o nosso comércio está bem diversificado e oferece preço, produto e qualidade. Sendo assim, atrai consumidores de várias cidades da região para comprarem aqui, dessa forma, contribuindo para o aumento de arrecadação do município.

Podemos pontuar também, que insere no mercado de trabalho as pessoas que iniciam a sua vida profissional, bem como os empregadores investem em cursos de qualificação e capacitação, logo se tornam profissionais qualificados, trazendo outro ganho para o município.

O presidente da Câmara de Vereadores de Parobé Fala de seus desafios

Vereador em seu primeiro mandato, pelo Partido Popular Socialista (PPS),   Moacir Jagucheski, 48 anos, assumiu o cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Parobé, no dia 5 de janeiro, para o ano de 2015.Ele iniciou sua carreira política,  em 1987 quando se filiou ao PDT e  foi um dos fundadores do PPS em Parobé, no ano de 2006.

 Foi candidato a vereador em 2008, quando fez 498 votos, não conseguindo ser eleito. Voltou se candidatar em 2012, quando foi o terceiro vereador mais votado do município, com 764 votos.

Ele disse que significa muito ser presidente da Câmara de Vereadores, “é uma grande alegria, mas também um compromisso muito grande. Represento os 14 colegas, que juntos buscaremos desempenhar bem o papel que nos foi designado pela comunidade parobeense, para representá-los com muito trabalho”, disse. 

Outro fator destacado pelo presidente foi o ótimo relacionamento que ele tem com os vereadores de oposição, “sempre vou buscar a união, a harmonia entre os vereadores, para que possamos aprovar os projetos que beneficiam a nossa comunidade em geral”, salienta.
Quanto ao relacionamento com o prefeito Cláudio Silva(PT), Moacir lembra que faz parte de um compromisso de campanha, baseado no plano de governo da coligação. “Vou fazer de tudo para que sejam colocadas em prática as propostas apresentadas na época, que visam o bem geral da nossa população”, promete.

Ao analisar o desempenho da atual administração municipal, ele fala das dificuldades encontradas, devido à herança recebida do governo anterior, falta de verba, e disse ser sabedor dos problemas que o município enfrenta e do anseio da comunidade por um Parobé melhor. Enfatizou também que têm muitos projetos para serem realizados. “Acredito que com muito trabalho e seriedade, grandes obras serão realizadas pelo nosso prefeito Cláudio Silva, para dar uma melhor qualidade de vida aos parobeenses”, acredita.

Os principais desafios da presidência são: - Fazer um Concurso Público na Câmara Municipal, aprovando dois projetos para adequação dos funcionários. Adequação da Lei Orgânica do Município, que hoje tem aproximadamente 3.500 leis, que poderão ser resumidas em dual mil. – Adequação do Regimento Interno. – Construção do elevador. – Aumentar a potência da instalação elétrica. –Cursos gratuitos para os funcionários. Economizar recursos que serão repassados para administração municipal, com o intuito de comprar uma patrola para auxiliar nos trabalhos nas estradas e outras atividades no município. Instalação da TV Câmara.

Para a comunidade parobeense, Jagucheski, fala que acredita na política, com honestidade e transparência, “para retribuir a confiança que a população depositou em nós vereadores, iremos trabalhar muito, buscando o melhor para os moradores de Parobé. Estamos de portas abertas na Câmara de Municipal para a nossa comunidade”, finalizou o presidente.


A Volta do Jornal O Paranhana


É com muita alegria que saudamos os leitores de O Paranhana!
Depois de muitos anos longe da comunidade parobeense, temos a grata satisfação de retornar para ser um canal de comunicação, diferenciado, com notícias diretas da fonte e com a participação da comunidade. Um Parobé que será mostrado dentro da realidade vivida pelos habitantes do município.
O jornal O Paranhana, fundado em 2002 volta a partir da próxima sexta-feira (30/01), queremos abrir mais esse canal de interatividade com os leitores, permitindo que a população possa usar esse veículo como a sua voz na hora de reclamar, protestar, elogiar e agradecer.
Mas, o mais importante é a volta do espaço conquistado ao longo dos anos com a credibilidade e a coragem que são marcas indeléveis do jornalismo produzido pelo O Paranhana. 
“A meta do jornal é a mesma desde a sua criação, que é trazer em suas páginas, informações de interesse da população, nas diversas áreas – economia, cotidiano, política, polícia, cultura e esporte – para que os parobeenses e possam ter o jornal como uma verdadeira fonte de informação.
O leitor pode ter a certeza de que O Paranhana irá tratar a comunicação com seriedade, como algo fundamental no cotidiano de qualquer cidadão e estará aberto para divulgar a força do comércio, do empresariado, as boas ações e principalmente para que o cidadão possa ter seus direitos respeitados e garantidos.
 E faremos o jornal por amor, porque entendemos que ele representa pessoas,  palavras,  imagens,  ilustrações e são ideais acima de tudo.
Ailton Araújo - Diretor