sexta-feira, 9 de julho de 2010

Semana ao Combate a Erradicação do Trabalho Infantil em Parobé


A secretaria de Assistência Social de Parobé realizou uma grande programação na Semana ao Combate a Erradicação do Trabalho Infantil.

Integrando a Proteção Social Especial, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Projeto PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), executado em Santa Cristina do Pinhal, interior do município, realizou-se uma programação especial, alusiva a Semana ao Combate a Erradicação de Trabalho Infantil.

No dia 09, ocorreu reunião com as famílias que freqüentam o Projeto, na quando a nutricionista Clarice Terra, abordou assuntos referentes a hábitos alimentares.

No dia 10, foi realizado na praça central de Santa Cristina do Pinhal, exposição dos trabalhos das crianças além de atividades lúdicas (brincadeiras e pic-nic);

No dia 11, foi proporcionada uma Sessão de cinema com pipoca aos que participam do PETI; No dia 14, ocorreu a Gincana socioeducativa;

Já dia 15, a Exposição dos trabalhos realizados nos Projetos sócioassistenciais e também as atividades lúdicas retornaram para a praça central.

E, no dia 16, aconteceu nas dependências do barracão católico da localidade, com a participação dos pais, crianças, educadores, profissionais técnicos e convidados, uma tarde com muitas atividades. Após pronunciamentos, o coral do PETI, realizou apresentação, seguido da exibição do grupo teatral Planeta Jovem, do município de Nova Hartz, que encenou a peça teatral “Família”, transmitindo a mensagem da importância da família como principal vínculo afetivo protetor dos direitos das crianças e dos adolescentes. Por fim, os que participam do Projeto ASEMA, Apoio Socioeduativo em Meio Aberto, localizado na Fazenda Pires, apresentaram uma coreografia, com o tema “Copa do Mundo”. Estiveram presentes a Vice-Prefeita Nelsi Lázaro, a Secretária de Assistência Social, Angela Maria Pandolfo Rambo, o Diretor da mesma Pasta, Luis Carlos da Silva, o Secretário da Habitação, Paulo Bernardo da Silva, Sub-Prefeito de Santa Cristina do Pinhal, Paulo da Silva, Conselheiro Tutelar Jocemar da Rosa, Psicólogo Fabio Guilherme Flesch Möller, Nutricionista Clarice Terra, Diretor da Escola Municipal de Educação Infantil, Anderson Neves e técnicos do posto de saúde da localidade. Os Projetos PT e ASEMA, estão sob a coordenação da Professora Juliana Stein de Mello.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, tem como objetivo erradicar todas as formas de trabalho infantil em nosso Município, em um processo de resgate da cidadania de crianças e adolescentes e inclusão social de suas famílias.

O símbolo contra o Trabalho Infantil é um brinquedo multicolorido e cheio de energia, o catavento. O catavento colorido simboliza o respeito à criança e às diversidades de raça e de gênero. Suas cinco pontas que representam todos os continentes. Ao girar, elas inspiram a mobilização, a geração de energia que são capazes de mudar a situação de milhões de crianças exploradas em todo o mundo.

Nenhum comentário: