sexta-feira, 23 de julho de 2010

Evento de Defesa Civil reúne coordenadores e autoridades da região em Taquara



Coordenadores de Defesa Civil, prefeitos, vereadores e representantes de entidades como Brigada Militar dos municípios de Santo Antônio da Patrulha, Taquara, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Rolante, Três Coroas, Igrejinha, Parobé, Riozinho e Caraá estiveram participando do I Encontro Regional de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos. O evento ocorreu na sexta-feira, dia 9, no auditório das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), sendo promovido pela Prefeitura Municipal de Taquara, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, com apoio da Câmara Municipal de Vereadores.

Os objetivos do encontro segundo o vereador Cláudio Silva da Rocha é consolidar os encaminhamentos dos encontros anteriores referente ao Plano de Monitoramento e Previsão de Eventos Extremos na Região do Vale do Paranhana; promover o conhecimento e interação entre os diversos órgãos de Defesa Civil da região; trocar experiências; reunir informações para confecção de um Plano de Defesa Civil Regional e comemorar o Dia Estadual da Defesa Civil. "O encontro pretende, sobretudo, discutir riscos e analisar ameaças, fazer com que as pessoas passem a perceber estes riscos, podendo saber como se prevenir frente a eles", afima Rocha.

Na abertura oficial o prefeito Délcio Hugentobler relatou a importância do evento aos municípios. "Todas as ações que fazemos podem repercutir ou não, dependendo da dedicação das pessoas. Nesta ação específica temos pessoas comprometidas como o vereador Cláudio Rocha e a coordenadora Elena, sempre incansáveis nesta luta", comentou, falando também sobre a instalação das estações meteorológicas na região. "Devemos muito a Doutora Rita de Cássia, pois este projeto poderia ter sido efetivado em outra região", registrou, agradecendo, também a atenção e o apoio da Câmara de Vereadores. A coordenadora de Defesa Civil de Taquara e também coordenadora do encontro, Elena Weber, salientou que a integração entre os municípios vem a colaborar para a efetivação do trabalho. "Os sonhos somente existem porque conseguimos torná-los realidade. Vamos fazer a diferença na nossa região e fazer disto uma referência".

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Lauri Fillmann, com estas ações será possível construir formas de prevenção aos desastres. O comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Altair de Freitas Cunha, revelou que tudo o que envolve a vida humana o Corpo de Bombeiros está presente, sendo a instituição pública com maior credibilidade no país. O presidente do Corede do Paranhana e Encosta da Serra, Delmar Backes disse que esta organização é cada vez mais necessária. "O I Encontro Regional é um marco importante para a região, já que o debate sobre Defesa Civil é muito atual", ressalta.

Participaram também do encontro o prefeito de Canela, Constantino Orsolin; a prefeita de Parobé, Gilda Maria Kirsch; o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Jaime Schaumloffer; o vice-prefeito de Igrejinha, Vanderlei Petry; a vice-prefita de Parobé, Nelsi lazaro; o comandante do 2º Comando Regional de Bombeiros da Brigada Militar, Tenente Pacheco; o Comandante da 5ª CIA de Polícia Militar de Taquara, Capitão André Lima da Silva, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Taquara, Waldemar David Pereira Dias e autoridades municipais dos municípios participantes.

Painéis registraram a situação vivida em cada município da região

Fazendo parte da programação do I Encontro Regional de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos representantes dos municípios apresentaram, por meio de painéis, a realidade de cada local, relatando as deficiências e ameaças, os riscos, as condições geográficas e os desastres ocorridos. Uma moção que prevê a criação e instalação de um Coordenadoria Regional de Defesa Civil foi assinada devendo ser entregue à apreciação da governadora do Estado, Yeda Crusius.

Durante o evento duas palestras também foram assistidas: “Organização comunitária para a Defesa Civil”, pelo diretor de Projetos Especiais do Grupo NH Sinos, Luís Fernando Gusmão e “A tecnologia a serviço da prevenção de desastres nas cheias dos rios Paranhana e Sinos”, pela professora doutora Rita de Cássia Marques Alves - diretora do Centro Estadual de Pesquisa em Sensoriamento Remoto e Meteorologia (CEPSRM) – UFRGS.

O vereador Cláudio Silva da Rocha, um dos organizadores do evento, disse estarem superadas as expectativas. "Superamos uma etapa, mas o trabalho não está encerrado", afirma. Uma reunião estará sendo realizada no dia 15 de julho, na Casa de Cultura, em Taquara, para que uma avaliação sobre o encontro possa ser feita pelos coordenadores de Defesa Civil. Após, serão promovidas oficinas de diagnósticos em todos os onze municípios até a elaboração da Minuta do Diagnóstico, prevista para fevereiro de 2011. "As oficinas pretendem aprofundar e qualificar o conhecimento da realidade local de cada município", informa Rocha.



CURSO - Para visar a capacitação na área, a Faccat está inscrevendo interessados ao curso de Capacitação de Gestores de Equipes de Defesa Civil.. O curso terá 120 horas/aula, sendo realizado de julho a novembro de 2010, às sextas-feiras, no turno da noite e aos sábados pela manhã. Informações podem ser adquiridas pelo telefone (51) 3541-6600 ou pelo site www.faccat.br.




Nenhum comentário: