Teve inicio nesta segunda-feira, 05 de julho, em Parobé o Programa de Aquisição de Alimentos pela Compra Direta da Agricultura Familiar pela Prefeitura Municipal para uso na Alimentação Escolar. A principal finalidade do programa é complementar a alimentação das crianças da rede municipal de ensino, através da compra direta dos produtores agrícolas locais, incentivando e valorizando o pequeno produtor rural do município. Conforme Lei Federal a Prefeitura tem que adquirir no mínimo 30% dos alimentos destinados a Alimentação Escolar, dos agricultores.
Em Parobé a compra é efetuada através da secretaria municipal de Educação por meio da Associação dos Agricultores e Piscicultores de Parobé, que é composta por 28 produtores rurais, e tem como presidente Marcos Jatzkowski dos Santos. Esta transação é feita através de parceria entre a secretaria de Agricultura, Emater e secretaria de Educação. Segundo a prefeita de Parobé o objetivo é de fomentar a agricultura familiar e trazer um maior desenvolvimento no setor.
Segundo a secretária de Educação Máris Assis, a entrega dos produtos será realizada semanalmente através de cronograma pré-elaborado. “A secretaria de Educação está adequando à estrutura de recebimento e de entrega das mercadorias que serão em torno de quatro toneladas de frutas, verduras e legumes, grãos e mel, por semana”, destaca Máris.
“Estamos trabalhando na mudança do cardápio, para melhorar a Alimentação Escolar’ diz a coordenadora da Alimentação Escolar de Parobé, a nutricionista Aline Weber. Ela também enfatiza a melhor qualidade nutricional dos alimentos por serem produzidos sem o uso de agrotóxicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário