segunda-feira, 17 de junho de 2019

Três Coroas e Canela pressionam Brasília pela Rota Panorâmica

O prefeito de Três Coroas Orlando Teixeira (PSD) e o prefeito de Canela Constantino Orsolin (MDB) estiveram em Brasília na semana passada. Em pauta, a liberação de recursos orçamentárias para a implantação de infraestrutura na Rota Panorâmica, via que liga os dois municípios.
Um dos encontros foi com o ministro-chefe da Casa Civil, Ônyx Lorenzoni (DEM), que garantiu conhecer o trajeto da Rota Panorâmica. Ônyx disse que em 2015, com o bloqueio total da RS-115, utilizou o trajeto para retornar da Região das Hortênsias para Porto Alegre. Ele garantiu que estudará um forma de viabilizar a liberação do recurso no Orçamento de 2019, para se dar início a tramitação junto ao Ministério do Turismo.
Na Secretaria de Governo (Segov) os líderes regionais foram recebidos pelo assessor especial de Relações Institucionais Abel Leite, o chefe de Gabinete da Secretaria Especial de Assuntos Federativos, Daniel Rodrigues e o assessor técnico da Segov Marco Júnior Jantsch. Os representantes tomaram conhecimento do projeto, receberam os documentos referentes a Emenda da Bancada Gaúcha aprovada e da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019 e disseram dar andamento ao pleito.
Os recursos para pavimentação de aproximadamente 23 quilômetros da Rota Panorâmica são frutos de emenda parlamentar da Bancada Gaúcha, prevista no Orçamento de 2019, e que aguarda autorização da Casa Civil e da Segov para iniciar sua tramitação junto ao Ministério do Turismo. Estão previstos investimentos na ordem de R$ 20,8 milhões para implantação desta rota turística.
A ROTA
O trajeto tem aproximadamente 23 km e interliga a Rodovia Arnaldo Opptiz (Canela) com a ERS-115 (Três Coroas). Concluída, servirá como uma importante rota para o agroturismo.
A Rota Panorâmica contempla campings, parques aquáticos, vinícolas e outros empreendimentos turísticos. Alguns dos seus objetivos são consolidar os atrativos turísticos já existentes neste trajeto, fomentar o desenvolvimento de novos negócios e diversificar a oferta de produtos e serviços nos municípios de Três Coroas e Canela.

Nenhum comentário: