Evidenciar o quanto a fotografia influenciou vários momentos da história da humanidade em várias partes do mundo é um dos objetivos do projeto “Fatos e Fotos da História”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), por meio do Departamento de Cultura e da Biblioteca Pública Municipal Rodolfo Dietschi. O lançamento ocorre na terça-feira (25) de junho, às 14h30, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar (antigo Cine Viena).
Segundo o diretor de Cultura, Paulo Antônio Wagner de Oliveira, a finalidade é dispor, uma vez por mês, assuntos diferentes relacionados à história, e, através de exposições fotográficas, percorrer os bairros taquarenses.
— Nessa primeira edição, traremos a história do fotógrafo sul africano, Kevin Carter e seus amigos, que denunciaram a tragédia da guerra e fome na África. Há momentos e imagens tão fortes que dispensam qualquer palavra. Já temos exposições programadas no Colégio Municipal Theóphilo Sauer e na Biblioteca Comunitária Amigos do Livro — menciona Wagner.
O projeto tem continuidade à noite, a partir das 19h30, momento em que serão apresentadas fotografias e pequenos vídeos, contando com a participação do professor das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), publicitário e fotógrafo Mateus Portal.
— O que queremos mostrar com este projeto é que a fotografia vem mudando o mundo desde que foi inventada; graças a ela podemos conhecer lugares, pessoas e histórias. Felizmente, há bons fotógrafos capazes de eternizar estes instantes — observa Paulo Wagner.
A FOME EM UMA IMAGEM ICÔNICA
Vendida para o The New York Times, a fotografia de Carter que abre a matéria foi publicada pela primeira vez em 26 de março de 1993 e foi repassada para muitos outros jornais ao redor do mundo. Em 1994, a imagem ganhou o Prêmio Pulitzer de Fotografia Especial.
A foto foi tirada no ano de 1993, no Sudão (numa área que hoje pertence ao Sudão do Sul). Na época, o país estava arrasado por uma longa guerra civil. Kevin Carter estava se preparando para fotografar uma criança faminta tentando chegar a um centro de alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU), próximo à aldeia de Ayod, quando um abutre-de-capuz apareceu nas proximidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário