domingo, 2 de dezembro de 2018

Projeto de estudantes taquarenses será apresentado em feira de Rondônia

“Estudo Etnobotânico de Plantas Medicinais da Comunidade de Padilha – Taquara/RS”. Este é o projeto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Maurer, localizado em Padilha, no interior taquarense, premiado na Mostratec 2018, com o quarto lugar na Categoria 3 – 7º ao 9º ano, recebendo como premiação, credenciais para participar e apresentar o projeto na 5ª Feira de Rondônia Científica de Inovação e Tecnologia (Ferocit), que será realizada, no mês de agosto de 2019, no município de Porto Velho, em Rondônia.
Os responsáveis buscam apoio financeiro para representar a educação de Taquara no evento. Interessados podem entrar em contato pelo telefone da escola (51) 3542 9012.
O projeto foi desenvolvido pelas estudantes Nicole Francine Peters, Leonarda Manuel Peters e Larissa Pires, coordenadas pela vice-diretora, professora, Melissa Vilches Pires, sendo apresentado, pela primeira vez, na I Feira Científica da Júlio Maurer (Fejuma). E, em setembro, foi apresentado na 3ª Feira Municipal de Iniciação Científica de Taquara (Femicta), sendo, neste evento, premiado para participar da Mostratec.
Através de um levantamento das plantas medicinais locais, da coleta de informações com as famílias e com a comunidade local, bem como, do estudo científico destas plantas e todo o trabalho de campo, foi-se construindo a pesquisa, até a sua catalogação que servirá como base à população que queira conhecer e saber o real benefício de cada planta.
— O nosso trabalho influencia pessoas a não abandonarem as plantas medicinais e conhecerem melhor seu uso — destaca Nicole.
Comparando os relatos da comunidade com a literatura, foi possível confeccionar um material informativo digital e impresso para divulgação das espécies mais utilizadas.
— A planta medicinal, na maioria das vezes, tem menos contraindicações que um remédio. Esse trabalho nos permitiu aprofundar e ajudar a criar um catálogo para que as pessoas possam recorrer às plantas com sabedoria — concluiu Leonarda.
MOSTRATEC 2018
A Mostratec 2018 aconteceu em Novo Hamburgo (RS) dos dias 22 a 25 de outubro. O evento contou com a participação de 640 projetos de pesquisa, 420 da Mostratec e 220 da Mostratec Júnior, do Brasil e de vários países. A educação taquarense participou, da Mostratec Junior, com onze projetos e quatro deles foram classificados e premiados. Na Categoria 1 (1º ao 3º ano), o primeiro lugar ficou com o projeto “Os Pequenos e os Ninhos”, da EMEF Calisto Eolálio Letti; na Categoria 2 (4º ao 6º ano), o primeiro lugar foi para o projeto “A Metamorfose da Minha Professora”, da EMEF Nereu Wilhelms, e, na Categoria 3 (7º ao 9º ano), foram duas premiações, o terceiro lugar, para o projeto “Violência Contra a Mulher: Aqui a Gente Mete a Colher”, da EMEF Dr. Alípio Alfredo Sperb e o quarto lugar para o projeto “Estudo etnobotânico das plantas medicinais da comunidade de Padilha – Taquara/RS”, da EMEF Júlio Maurer.
SOBRE A FEROCIT
A FEROCIT é um evento científico de inovação tecnológica surgido da necessidade de popularização e incentivo da ciência no Estado de Rondônia, através da motivação de intercâmbio entre alunos pesquisadores, professores, orientadores e toda a sociedade de uma forma geral. É realizada pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com as Coordenadorias Regionais de Educação dos municípios-sede, e intuições estaduais, federais e privadas.
Seleciona projetos científicos realizados por estudantes pesquisadores do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio (1º e 2º ano), Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (1º, 2º e 3° ano), que participam de feiras credenciadas nacionais e internacionais como: Mostratec – Novo Hamburgo, MILSET Brasil – Fortaleza, Ciência Jovem – Olinda, Febrace – São Paulo, MOCINN e MCTEA – Pará, entre outras.

Nenhum comentário: