domingo, 2 de dezembro de 2018

Cinema movido a energia solar estará em Taquara nesta segunda

O Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, tráz a Taquara uma sessão com o Especial de Natal da Turma da Mônica, “As Doze Badaladas dos Sinos de Natal” e “Véspera de Natal”; as duas animações, dirigidas pelo cartunista Maurício de Sousa.
O evento acontece na segunda-feira (3), a partir das 20h, na Praça Marechal Deodoro. Em caso de chuva a programação será transferida para a Rua Coberta.
O evento é promovido através da Lei Rouanet, tem o patrocínio pela CPFL Energia, parceria Instituto CPFL, RGE, Associação Cultural Simbora, Semearte Productil, realização Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal. O apoio local é da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE).
O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.
Quando a equipe do Cinesolar chega às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões carentes, como comunidades, aldeias indígenas e até mesmo cidades que não têm energia elétrica.
SOBRE O CINE SOLAR
Desde o início das atividades, em 2013, Cinesolar, realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens e longas, em 285 cidades de todo o País, percorrendo mais de 70 mil km e chegando a 110 mil pessoas, além de 180 oficinemas, com um total de cerca de 5,5 mil participantes.
Nesse período, foram economizados mais de 1.777,6 kW de energia elétrica, equivalentes a cerca de 5,1 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Nesta trajetória, a Brazucah conta com o apoio da Fundação Doen, da Holanda, além do patrocínio de grandes empresas, como a CPFL Energia, além de instituições governamentais, como Ministério da Cultura do Governo Federal, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e prefeituras.
O projeto conta também com o apoio do Solar World Cinema; da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social; e, desde 2015, com a parceria da Ecooar. Todas as sessões do Cinesolar têm a compensação de carbono em parceria com a ECOOAR em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo. Tem ainda o apoio tecnológico da Sices Solar e o apoio institucional da Mercedes Benz.

Nenhum comentário: