Quem passou pela rua 28 de junho, no bairro Tucanos, em Taquara, na manhã, da quinta-feira (13), presenciou algo pioneiro na região do Vale do Paranhana: o funcionamento do Castramóvel – um veículo adaptado para a castração gratuita de cães e gatos.
O primeiro dia das atividades foi em frente à casa da dona Nelci Soares, uma cuidadora que tem cerca de 30 gatos e 35 cachorros. Nesta primeira etapa, estão sendo castrados os cães machos, pela maior agilidade no processo, logo, logo, o serviço atenderá também as fêmeas.
— É uma coisa muito boa, que esperávamos há muito tempo. Nós que passamos por este problema sabemos as dificuldades que encontramos no caminho — afirma dona Nelci.
O atendimento é disponibilizado a famílias de baixa renda, cujos proprietários sejam beneficiados de programas sociais ou se enquadram em situação de vulnerabilidade social. O serviço oferecido pelo Castramóvel será realizado em eventos previamente agendados e divulgados, e as pessoas, que necessitam do benefício, devem o solicitar na Secretaria de Meio Ambiente, onde receberão uma ficha, que deve ser preenchida e levada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, para posterior protocolo geral na Prefeitura.
De acordo com a Prefeitura, trata-se de um pioneirismo de políticas públicas destinada aos animais no município.
“Desde a criação da Associação Protetora dos Animais de Taquara (Apata), é a primeira vez que o Poder Público dá uma resposta à sociedade mostrando políticas públicas, não somente através do Castramóvel, mas com um trabalho todo de educação voltado às escolas e com encaminhamentos de animais a clínicas veterinárias”, informa o Executivo em nota.
Para o prefeito Tito Livio Jaeger Filho ofertar esta notícia à comunidade é de grande alegria.
— É motivo de orgulho pra nós que adquirimos o Castramóvel há um bom tempo atrás. Recebemos muitas críticas por não estar funcionando, mas infelizmente não é somente comprar o veículo, foi necessário passar por alguns percalços legais, e, na medida que o tempo foi passando atendemos todas essas necessidades, exatamente porque não queremos ter um serviço funcionando de maneira errada — afirmou o prefeito.
CONQUISTA
Há 16 anos trabalhando voluntariamente nas causas animais junto à Apata e responsável pela indicação ao Executivo, para a aquisição do Castramóvel, a vereadora Sandra Schaeffer, diz-se emocionada.
— Desde o nosso primeiro ano de voluntariado, a nossa luta sempre foi ter um Castramóvel. Para nós era só um sonho de pessoas envolvidas no problema. E hoje ver este sonho sendo realizado, concretizado é de muita emoção. O sentimento é de gratidão a todos que trabalharam muito pra isso acontecer. Passamos por muitas crises, dificuldades e críticas, hoje deixo, em nome dos protetores da causa animal, a nossa gratidão àPrefeitura, por ter efetivado esta Política Pública à Causa Animal, pois no Brasil, poucos municípios possuem Castramóvel, é um ponto muito positivo a nós, a nossa comunidade, a nossa cidade — comemora Sandra.