Taquara sediou no dia 15 de abril a II Conferência Microrregional de Saúde Mental dos Municípios do Vale do Paranhana e Serra com o tema “Saúde Mental: Direito e Compromissos de Todos”. Abrangendo os municípios de Igrejinha, Parobé, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Taquara, Três Coroas, Rolante, Riozinho. O evento buscou promover o debate da Saúde Mental com os diversos setores da sociedade no atual cenário da Reforma Psiquiátrica, que indica novos desafios para a melhoria do cuidado às pessoas portadoras de sofrimento psíquico, devendo contemplar o desenvolvimento de ações intersetoriais com ênfase nos direitos humanos, educação, cultura entre outros.
A programação iniciou as 8horas e se entendeu até as 17 horas. Iniciou com os credenciamentos, depois teve apresentação de vídeo, leitura do regimento, palestras e os assuntos debatidos foram: sobre saúde mental e políticas de estado: pactuar caminhos intersetoriais, consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e fortalecer os movimentos sociais, Direitos Humanos, e Cidadania como desafio ético e intersetorial, dabates, Grupos de trabalho, plenária,e eleição dos delegados.
Parobé esteve representado pela vice-prefeita, Nelsi Lázaro, a secretária e o diretor de Saúde, Andréa Eismann e Aldir Fábris, respectivamente, a coordenadora do Caps Marli paulus e a psicóloga Elisangela Jacobs entre outros funcionários. Os trabalhos foram presididos por Loreni Spilandeli, que destacou a importância de todos “assumirem suas posições e lutarem para uma melhor qualidade no atendimento da saúde mental no estado” destaca.
Andréa Eismann, secretária de Saúde de Parobé, lembrou que o município está realizando um trabalho excelente na área de saúde mental com o Caps, local onde é realizado um atendimento qualificado nessa área de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário