quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Procura por vacina contra gripe A foi alta em Parobé neste sábado


A Secretaria Municipal de Saúde de Parobé através da Vigilância em Saúde e Epidemiológica destaca a grande procura pela vacina contra a Gripe A(H1N1) no sábado, 24. Todos os postos da saúde do município atenderam das 8 às 12 horas, já na Rua Coberta e no Prá-Mamãe o atendimento foi das 8 às 17 horas. Os idosos portadores de doenças crônicas também foram imunizados contra a Gripe A.


A campanha de vacinação dos idosos que se iniciou no dia 24 de abril, continua até dia 07 de maio, sendo que a população já vacinada de idosos foi de 1.933 e na faixa etária de 20 à 29 anos foi de 7.764 e o total de todas as faixas etárias realizadas no município é de 14.339pessoas imunizadas. A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum foi aberta oficialmente na manhã deste sábado A desde então as pessoas com 60 anos ou mais podem tomar a vacina contra a gripe comum em postos de saúde de Parobé.

Parobé inaugura Ginásio de Esportes na escola Idalino Pedro da Silva


A Escola idalino Pedro da Silva do bairro Guarujá de Parobé foi contemplada com um Ginásio de Esportes, um sonho antigo da comunidade e alunos.

Uma grande participação da comunidade escolar marcou a solenidade de Inauguração do Ginásio da Escola Idalino Pedro da Silva, que recebeu o nome de Melita Gelinger, em Parobé. A solenidade ocorreu na última sexta-feira, 23. Segundo a prefeita Gilda Maria Kirsch (PTB), o ginásio teve investimentos de R$ 455 mil, com recursos do Ministério dos Esportes e da Prefeitura de Parobé. O novo ginásio do educandário parobeense conta com quadra esportiva, banheiros, arquibancada, vestiário e cozinha. O ginásio será utilizado pela comunidade escolar nas aulas de educação física. Contudo, segundo a prefeita, os moradores também poderão utilizar o ginásio em eventos do bairro Guarujá, onde a escola está situada e também nas atividades esportivas. A manutenção do ginásio ficará à cargo da direção da escola e do Círculo de Pais e Mestres (CPM). A inauguração contou com a participação de um grande número de autoridades de Parobé e do estado, entre elas esteve a prefeita Gilda Maria Kirsch, a vice-prefeita Nelsi Lázaro, o Deputado Estadual, Carlos Gomes (PRB), o Secretário de Estado, Hugo Prevedelo, o Deputado Federal, Paulo Roberto (PTB), o Vereador de Porto Alegre, Valdir Canal (PRB), Presidente da Câmara de Vereadores de Parobé, Jorge Silva, da Secretária de Educação Máris Assis, o presidente do bairro Guarujá, Valcir Francisco Moreira, entre outras autoridades. Durante o evento ocorreram apresentações artísticas realizadas por alunos da escola Idalino. Durante a solenidade a prefeita Gilda fez uma homenagem a família Gelinger, descendentes de Melita Gelinger, homenageada com o nome do Ginásio. Essa obra além de beneficiar os 650 alunos da escola que vão desde a Pré-Escola até 8ª Série, também objetiva beneficiar a integração entre escola e família através do desenvolvimento de ações e eventos que acontecem durante o ano letivo, como feiras internas, exposições de trabalhos, festas temáticas, jogos internos e outros.
O ginásio tem 662 metros quadrados e mais uma ampliação que contém Vestiários e Sanitários de 115 metros quadrados, totalizando uma área construída de 777 metros quadrados.

Projovem abre inscrições em Parobé

Estão abertas as inscrições para jovens que procuram qualificação profissional em Parobé.

Chega ao Município o Projovem Trabalhador Juventude Cidadã, com uma oferta de 600 vagas para jovens com idades entre 18 e 29 anos, que estejam estudando. Eles além de aprender uma profissão, ainda irão ganhar uma mensalidade para ajuda de custos.

Os cursos oferecidos são Administração, Agro-Extrativismo, Beleza e Estética, Comércio e Vendas, Construção Civil, Pesca e Piscicultura, Telemática, Turismo e Hospitalidade e Vestuário.

As vantagens são que os estudante recebem uma Bolsa de Estudos no valor R$ 100 por mês, transporte e lanche durante seis meses. O início das aulas está previsto para o mês de maio.

Os alunos terão a opção de escolher o turno para estudar, pela manhã, à tarde ou à noite.

As inscrições estão abertas na Av. Artuino Arsand, 130 – Centro, na Escola Remington, ao lado da Galeria Monalisa. Fone 3543 3721.

Segundo os organizadores o objetivo é a inserção de 30% dos jovens no mercado de trabalho.

Projovem Trabalhador é um programa do Governo Federal, que será desenvolvido em Parobé em parceria com a Prefeitura Municipal.

Padre Antônio Maria fará show no Festejando Parobé


O padre Antônio Maria, um dos maiores cantores católicos da atualidade fará show na 1ª noite de Festejando Parobé no dia 13 de maio, quinta-feira. Essa é a primeira vez que Parobé recebe um show católico desse porte e com a participação de um membro importante da comunidade católica nacional. O padre Antonio Maria já cantou com diversos artistas brasileiros, dentre eles, a cantora Simone e Roberto Carlos. Uma grande expectativa entre as comunidades católicas de Parobé, para a apresentação do padre cantor. Essa é a 1ª vez que o Festejando Parobé tem uma noite com apresentações católicas, com várias atrações para toda a população parobeense. Haverá ônibus passando pelos bairros, tanto na ida, quanto na volta do show.


A programação inicia às 19 horas, do dia 13 de maio, com a realização do II Desperta Juventude, com apresentações de shows e teatro. Às 19 horas, será a abertura do evento, explicando o que é o Desperta Juventude e seus objetivos.


19h10min: Apresentação do Ministério de Música da Juventude Católica, de Parobé.


19h25min: Show da Banda Vida, de Parobé


19h40min: Apresentação de um teatro pelo Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica.


19h50min: Show de Rock Católico, com a Banda Hava, de Caxias do Sul.


20h20min: Encerramento do II Desperta Juventude e preparação para o Show do Padre Antonio Maria.


20h30min: SHOW DO PADRE ANTONIO MARIA.


Programa Educando para a Eficiência está chegando em Parobé


O Município de Parobé está trazendo a Caravana RGE com o Programa Educando para a Eficiência, em parceria com a Rio Grande Energia, que desenvolve o projeto.

Esse programa tem um novo projeto para a comunidade parobeense, através de uma ação educativa envolvendo Arte, Eficiência, Sustentabilidade, Cultura, Conhecimento, experimento, Concurso Educativo e Interativo com o público.

O objetivo do projeto é estimular uma mudança de comportamento através da tomada de consciência pela vivência. Experimentar, criar uma identidade, viver essa nova realidade para despertar o desejo de fazer parte desta construção. Orientar os consumidores a uma nova mudança de atitude para o consumo responsável e seguro de energia. Mostrar que ações certas podem fazer a diferença na vida dos cidadãos.

A implantação desse Projeto Educativo em Parobé ocorrerá através de um ciclo de ações a serem desenvolvidas juntos às escolas e à comunidade, compostas por Seminários de Educação, Ação Educativa Alternativa, Concurso Educativo, Mostra Fotográfica Itinerante, Documentário, Site e Rede Social Orkut e Pesquisa. O projeto será desenvolvido em setembro de 2010.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Telecentros de Parobé com Inscrições para Curso de Informática

Os Telecentros Municipais de Parobé, localizados nas Escolas Getúlio Dornelles Vargas, no bairro Jardim; João Muck, no bairro Muck e Leopoldo Frederico Willers no bairro Planaza, estão com inscrições abertas para Curso de Introdução a Informática.

Os interessados, alunos e comunidade em geral, devem comparecer no Telecentro desejado, a partir de 22 de abril, para efetuar a inscrição e obter maiores informações ou ligar para: 3953-1040 e 51-97663560.

Outra informação importante é que os Telecentros estão abertos à comunidade em geral para pesquisas e uso da internet. Os serviços disponibilizados são gratuitos.

Festa para comemorar os 50 anos da Escola Marieta Melita da Silva


A Escola Municipal de Ensino Fundamental, Marieta Melita da Silva, de Parobé, fundada em 1960, completou 50 anos de existência. Como parte das comemorações deste meio século, inúmeras atividades educativas foram realizadas durante a semana e o encerramento das festividades ocorreu dia 16 de abril, com diversas apresentações dos alunos, danças, música, coral, discursos, entre outras atividades.

Esteve presente a da vice-prefeita Nelsi Lázaro, a secretária de Educação, Máris Assis, o vereador João Ademir que representou a Câmara Municipal de Parobé, professores, comunidade entre outras autoridades.

Máris Assis falou da importância da escola para a sociedade. “Formar pessoas trabalhadoras, competentes e de opinião, merece méritos. Tenho a certeza que a escola está de parabéns pelo trabalho que realiza através da equipe de profissionais que aqui atua. Cada funcionário tem seu papel e todas de suma importância para o bom andamento dos trabalhos escolares”, argumentou.

A vice-prefeita Nelsi Lázaro parabenizou a escola, seus profissionais e alunos, pelo belo trabalho que realizam. Ela também fez uma retrospectiva da escola, destacando fatos importantes que aconteceram do decorrer da história de educandário. “Obrigado por vocês cuidarem bem da escola, com certeza logo será ampliado e teremos aqui uma quadra coberta para um melhor desempenho dos alunos” disse Nelsi.

História da Escola

Ela foi fundada com o nome de Escola Municipal Maranhão, as primeiras professoras foram Odete Pires e Amilda Ilse Dienstmann e iniciou com 46 alunos, tinha apenas uma sala de aula, cozinha, secretaria e dois banheiros. Em 1985 ela passou a chamar-se Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Maranhão e o nome atual de Professora Marieta Melita da Silva, foi fixado no ano de 1992 e confirmado por lei municipal em 1999.

Atualmente a escola está sendo ampliada com mais duas salas de aula, com projeto de construção de uma Quadra Coberta e tem 261 alunos de 1ª a 7ª Série. São 15 professores e quatro funcionários administrativos e tem como Diretora a professora Rosangela Breda.

Várias Ruas estão recebendo pavimentação asfáltica em Parobé



Desde sábado que está havendo uma intensa movimentação de máquinas em Parobé. São várias ruas que estão recebendo obras de pavimentação asfáltica em muitos bairros da cidade. Outras estarão recebendo obras de infraestrutura, como calçamentos e canalização. A prefeita de Parobé Gilda Maria Kirsch e o secretário de obras, Jaime Luiz da Rosa estiveram nesta segunda-feira,19, acompanhando de perto os trabalhos.


Recebe Pavimentação Asfáltica as seguintes ruas, algumas já estão concluídas, outras em fase de conclusão. Segundo a administração municipal, os trabalhos continuam em ritmo acelerado nas Ruas: Venezuela – Planaza; 28 de Março – Palmeiras; Castelo Branco – Guarujá; Ramiro Barcelos – Guarujá; 27 de Abril – Guarujá; Andrade Neves – Planalto; Otto Niemayer – Planalto; Arnoldo Hartz – Alexandria; Princesa Isabel – Alexandria; São Luiz – Guarani; Paris – Emancipação; Cuba – Emancipação; Erno Oscar Ludwig – Guarujá; Jorge Feiten – Integração; São Domingos – Integração; Valor Total: R$ 1.213.054,29


Ponte Fazenda Martins – Areia Branca


Valor: R$ 34.945,36


Vila Feliz – Pavimentação com pedra irregular e canalização de todas as ruas do Bairro Valor: R$ 594.861,51


Bairro Laranjeiras – Pavimentação Asfáltica:


Ruas: Anizio Prezzi, lmonte (trecho); Adelina Hilario da Cunha; Pedro Rodrigues da Silveira (Guarani); Valor: R$ 464.536.59


Pavimentação Asfáltica e Canalização:


Rua Mário Mossmann (ligação Parobé/Igrejinha)


Valor: R$ 1.228.691,82


Vila Olímpica – Parque Festejando


Valor: R$ 2.350.898,47

Parobé participa da II Conferência Microrregional de Saúde Mental realizada em Taquara


Taquara sediou no dia 15 de abril a II Conferência Microrregional de Saúde Mental dos Municípios do Vale do Paranhana e Serra com o tema “Saúde Mental: Direito e Compromissos de Todos”. Abrangendo os municípios de Igrejinha, Parobé, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Taquara, Três Coroas, Rolante, Riozinho. O evento buscou promover o debate da Saúde Mental com os diversos setores da sociedade no atual cenário da Reforma Psiquiátrica, que indica novos desafios para a melhoria do cuidado às pessoas portadoras de sofrimento psíquico, devendo contemplar o desenvolvimento de ações intersetoriais com ênfase nos direitos humanos, educação, cultura entre outros.

A programação iniciou as 8horas e se entendeu até as 17 horas. Iniciou com os credenciamentos, depois teve apresentação de vídeo, leitura do regimento, palestras e os assuntos debatidos foram: sobre saúde mental e políticas de estado: pactuar caminhos intersetoriais, consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e fortalecer os movimentos sociais, Direitos Humanos, e Cidadania como desafio ético e intersetorial, dabates, Grupos de trabalho, plenária,e eleição dos delegados.

Parobé esteve representado pela vice-prefeita, Nelsi Lázaro, a secretária e o diretor de Saúde, Andréa Eismann e Aldir Fábris, respectivamente, a coordenadora do Caps Marli paulus e a psicóloga Elisangela Jacobs entre outros funcionários. Os trabalhos foram presididos por Loreni Spilandeli, que destacou a importância de todos “assumirem suas posições e lutarem para uma melhor qualidade no atendimento da saúde mental no estado” destaca.

Andréa Eismann, secretária de Saúde de Parobé, lembrou que o município está realizando um trabalho excelente na área de saúde mental com o Caps, local onde é realizado um atendimento qualificado nessa área de saúde.


Dezoito municípios e 289 atletas participaram do 5º Parobé Open de Taekwondo


Dezoito municípios e 289 atletas participaram do 5º Parobé Open de Taekwondo, evento que se realizou no Ginásio Municipal de Parobé e que contou com um grande público. Estiveram presentes na abertura oficial a prefeita Gilda Maria Kirsch, a vice-prefeita Nelsi Lázaro, os professores de Taekwondo Jair Dulllius e Terezinha Dullius, Dari da Silva,( Que receberam Diplomas Internacional de mestres de Taekwondo) presidente do CMD de Parobé e mestres da arte Marcial. Participaram atletas de várias idades, desde crianças, adolescentes, jovens e adultos, um evento que ficou marcado pelo grande número de participantes.


Os municípios que participaram foram
Novo Hamburgo (três equipes) Três Coroas, Igrejinha, Ivoti, Encantado, Montenegro, Campo Bom, Parobé,Rolante, Três Cachoeiras, Terra de Areia,Canela, São Leopoldo, Nova Hartz,Torres Igrejinha Atlas e Parobé. O esquadrão Tigre de Parobé foi o grande destaque da competição, ficando como o campeão. Veja a classificação geral do encontro. Classificação das equipes: Campeão-Esquadrão Tigre Parobé; 2º lugar - Teyang Três Cachoeiras; 3º lugar-União Novo Hamburgo;4º lugar- Dragão Branco Rolante; 5º lugar-União Três Coroas. Atletas Destaques em Luta:
Igor Gabriel – Parobé - Edinéia Bach- Rolante - Tiago Da Luz-União Novohamburgo; - Jean Carlo- Encantado e Jamile- Campo Bom.


A organização do evento foi da Liga Parobeense de Taekwondoe do Esquadrão


Tigre e com o apoio da Secretaria Municipal de Deporto. Tanto a vice Nelsi, quanto a Prefeita Gilda, elogiaram a organização do evento, os participantes e destacaram a importância do Esporte. “Parobé está investido no esporte, logo teremos a Vila Olímpica, para darmos melhores condições das praticas esportivas. O esporte é meio de dar aos jovens disciplina, responsabilidade e criar cidadãos” destacou a prefeita Gilda Maria Kirsch.

Conselho Municipal do Idoso Visita prefeita e vice de Parobé.

Dia 12 de abril a prefeita Gilda Maria Kirsch, a vice-prefeita Nelsi Lázaro e a secretária de Assistência Social Angela Pandolfo Rambo estiveram reunidas com o Presidente do Conselho dos Idosos, Décio Correa, seus Conselheiros e vereadores. A Prefeita Gilda falou dos projetos que estão sendo desenvolvidos pela administração Municipal em beneficio dos Idosos. Na oportunidade a prefeita informou que no Festejando Parobé os Idosos que apresentarem carteirinha pagarão somente meio ingresso, quanto ao atendimento da saúde os idosos são atendidos nos Postos Municipais de Saúde e no Hospital. Falando sobre o fundo do Idoso a Prefeita disse que poderá ser destinada uma ajuda de custos para os Grupos que estiverem com a situação regularizadas, para custear algumas despesas. Falou também de uma emenda de R$100.000,00 do Senador Paim destinada para Construção de um Ginásio, a Prefeita também colocou a disposição dos Idosos o Ginásio Municipal da Escola Idalino Pedro da Silva para a realização de eventos dos Grupos até que o Ginásio seja construído. A Secretária Ângela colocou a Secretaria de Assistência Social a disposição dos Idosos, sendo que as situações de violências deverão ser atendidas no CREAS, Rua Francisco Alves, 259, Centro, também convidou os idosos a integrar o grupo de convivência coordenado pela secretaria sendo que o mesmo nas 2ª feiras a partir das 14 horas.

Esporte Clube Guarani e Prefeitura Municipal de Parobé firmam parceria para 2010.



Na última segunda feira dia 12 de abril, em clima de confraternização foi realizada uma reunião entre a Diretoria do Esporte Clube Guarani, secretaria Municipal de Desporto, Conselho Municipal de Desporto (CMD), também esteve presente a Prefeita Municipal Gilda Maria Kirsch e Cláudio Barros juntamente com esportistas do Município.

A reunião foi realizada no Ginásio Municipal Décio Francisco da Costa, na oportunidade a Prefeita Municipal Gilda Kirch assinou o contrato de locação do Campo do Campo Luiz Ferreira (campo do Guarani).

O Presidente do Esporte clube Guarani Sr. Eneu Soares falou da importância da comunidade Parobeense estar usando o campo do Guarani, a parceria com a prefeitura, das condições para centenas de crianças participarem das escolinhas.

O secretario Municipal de Desporto Altair Onório (IKA), falou sobre os projetos sociais que a secretaria vem desenvolvendo e da importância que estes representam em termos de prevenção contra o uso de drogas pelos jovens.

A Prefeita Gilda Kirsch em sua fala destacou o trabalho realizado pela prefeitura Municipal na área do esporte, falou ainda da Vila olímpica que deve estar concluída em aproximadamente em um ano, a prefeita lembrou que a parceria com o Guarani já existe a vários anos e é importante pelo projeto social que é executado naquele local.

Secretaria Municipal de Desporto abre inscrições para Campeonato de Bocha



A secretaria Municipal de Desporto de Parobé já esta realizando as inscrições para o campeonato Municipal de Bocha 2010.


O campeonato que movimentou as diversas quadras de bocha espalhadas pela cidade estará acontecendo novamente e a Secretaria do Desporto está a frente de mais um projeto que visa valorizar esta pratica esportiva tão comum em nossa região.


Maiores informações referente ao campeonato, na secretaria de Desporto, localizada no Ginásio Municipal ou pelo telefone 39531016 com Dari.

REUNIÃO DA PREFEITA DE PAROBÉ COM OS PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES DE MORADORES



Ocorreu no dia 14 de abril as 19 horas no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Parobé,,uma reunião entre a Prefeita Gilda Maria Kirsch e os Presidentes de Associações de Moradores que contou a presença de mais de vinte deles. Também participaram do evento Secretários, Diretores, a Vice-Prefeita Nelsi Lázaro, Vereadores João Ademir da Silva, Valcir Francisco Moreira e Sadi Maciel e o Coordenador de Ouvidoria e Associações de Moradores, Geraldo Antonio Both

Objetivo do encontro foi apresentar aos Presidentes das Associações de Moradores uma prestação de contas dos gastos que a Prefeitura Municipal tem em cada uma das Secretarias Municipais e ao mesmo tempo possibilitar uma aproximação das Associações de Moradores com o Governo Municipal.

Na ocasião a Prefeita Gilda Maria Kirsch apresentou a relação de ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal, na execução de obras, na aquisição de maquinário e na realização de obras que já estão licitadas e outras que estão em fase de licitação que estarão contemplando, em curto prazo, vários bairros do município.

Também ficou definido que serão realizadas reuniões periódicas com todos os segmentos do município com o objetivo de fazer uma ampla prestação de contas das obras que estão sendo realizadas e onde o município está aplicando os recursos do orçamento municipal, sendo que a cada mês a Coordenação de Ouvidoria e Associações de Moradores estará agendando uma reunião com os Presidentes de Associações de Moradores e o Governo Municipal para ampliar o elo de ligação entre Associações de Moradores e o Governo Municipal. A próxima reunião com os Presidentes de Associações de Moradores e o Governo Municipal ficou agendada para o dia 19 de maio, no horário das 19 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, quando, além das Presidentes, serão convidados todos os membros das Comissões que foram escolhidos nas Assembléias realizadas ao longo de 2009, na elaboração do PPA(Plano Plurianual).

Obras Previstas

Pavimentação Asfáltica - Ruas:Venezuela – Planaza; 28de março – Palmeiras

Castelo Branco – Guarujá; Ramiro Barcelos – Guarujá; 27 de abril – Guarujá

Andrade Neves – Planalto; Otto Niemayer – Planalto;

Arnoldo Hartz – Alexandria; Princesa Isabel – Alexandria; São Luiz – Guarani

Paris – Emancipação; Cuba – Emancipação;Erno Oscar Ludwig – Guarujá; Jorge Feiten – Integração; São Domingos – Integração;

Valor Total: R$ 1.213.054,29

Ponte Fazenda Martins – Areia Branca

Valor: R$ 34.945,36

Vila Feliz – Pavimentação com pedra irregular e canalização de todas as ruas do Bairro Valor: R$ 594.861,51

Bairro Laranjeiras – Pavimentação Asfáltica:

Ruas:

Anizio Prezzi, lmonte (trecho); Adelina Hilario da Cunha; Pedro Rodrigues da Silveira (Guarani); Valor: R$ 464.536.59

Pavimentação Asfáltica e Canalização

Rua Mário Mossmann (ligação Parobé/Igrejinha)

Valor: R$ 1.228.691,82

Vila Olímpica – Parque Festejando

Valor: R$ 2.350.898,47


Começou a Divulgação do 13º Festejando Parobé

No último final de semana a secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, começou a divulgar a programação do 13º Festejando Parobé, Festa que ocorre no município de 13 a 16 de maio, comemorando os 28 anos de Emancipação Política.

Este início de divulgação ocorreu na cidade de Riozinho, na Festa das Etnias, quando a Secretária da Pasta, Candida Regina Schuck, acompanhada das Soberanas de 13º Festejando Parobé, a Rainha Priscila Delgado de Bairros e das princesas Eduarda Kamphorst e Ester dos Santos. Na oportunidade toda a comunidade presente na festa foi convidada para prestigiar a festividade em Parobé.


A programação do Festejando


Dia13 de maio, às 13 horas abertura do Parque; às 14 horas Baile da 3ª Idade, com a Banda Expresso Show; 16 horas Banda Super Fantástico, às 20 Horas Show com o Padre Antonio Maria.
Dia 14, sexta-feira, 13 horas abertura do Parque; 14 horas Turma do Pirulito; 19h30min - Abertura Oficial com a presença de autoridades e às 20 horas Show Gospel com o Conjunto Voz da Verdade.
Sábado dia 15 de maio, as 9horas - Enduro; as13 horas abertura do Parque; às 14 horas - Show Cem Piadas com Zé Calvin; 15 horas apresentação do Grupo Tholl; as 19 horas Julian e Juliano; 21 horas Chimarruts; as 23 horas Show com a Banda Fresno; 0h30 – Apresentação do Musical JM;

Domingo, dia 16 de maio

Às 8h30min – Rústica; 13 horas abertura do Parque; 14h30min – Festa Legal 88.7; 14h30min - Banda Ébanos; 15h45 – Tchê Guri; 17 horas – Brilha Som; 18h15min – Banda Modelo; 20 horas – Alma Gaudéria e as 21 horas o Show Nacional com a Dupla César Menotti & Fabiano.

Os ingressos custarão nos dias 13 e 14, um kilo de alimento não perecível, e crianças até dez anos não pagam. Já no sábado e domingo(15 e 16/05) Os ingresso custarão R$ 5,00.

Parobé projeta inaugurar Vila Olímpica no início de 2011

O incentivo ao esporte poderá ter um impulso em Parobé a partir do começo de 2011, com a inauguração da Vila Olímpica, projeto que começa a tomar forma e sair do papel. A Prefeitura de Parobé anunciou, nesta terça-feira, que até o final desta semana deverá publicar o edital de licitação da obra, prevendo que o pregão ocorra em maio. Com isso, a ideia é de que as obras possam começar em junho, levando 240 dias para a sua conclusão, ficando de janeiro a março do próximo ano a sua inauguração. A Vila Olímpica consumirá recursos na ordem de R$ 2,375 milhões. Contudo, R$ 2 milhões é valor obtido pela administração junto ao Ministério do Esporte, enquanto o restante é a contrapartida da Prefeitura.

Nesta terça-feira, a prefeita Gilda Kirsch e o engenheiro civil da Prefeitura, Genaro Cruz, concederam entrevista ao Paranhana On-line explicando em maiores detalhes o projeto. Segundo Gilda, a ideia de construção de uma Vila Olímpica partiu da constatação de que Parobé carecia de uma infraestrutura adequada à prática de esportes, até mesmo para atender a projetos do próprio Executivo, como o Segundo Tempo. Aliado a isso, segundo Gilda, a Prefeitura percebeu uma oportunidade de gerar turismo com uma estrutura diferenciada de esportes, considerada inédita na região. "Começamos a trabalhar antes dos preparativos para a Copa 2014, mas também seremos o único município da região que teremos infraestrutura para oferecer no evento", destaca Gilda.


A Vila Olímpica de Parobé será instalada no mesmo terreno onde atualmente acontece o Festejando Parobé. O imóvel é de propriedade da Prefeitura. A obra deverá contar com pista de atletismo com 400 metros e oito raias, campo de futebol, arquibancadas cobertas contra intempéries do clima para cerca de mil pessoas, iluminação adequada, vestiários, espaço para copa e salas multiuso da Prefeitura e drenagem. Além disso, o projeto também prevê a duplicação da Avenida das Nações, com o asfaltamento no percurso do parque da Vila Olímpica e do Festejando Parobé. O projeto contempla ainda a preocupação com as áreas verdes e com a acessibilidade, sendo todo previsto com acesso facilitado aos portadores de necessidades especiais.


Sobre o recurso ao projeto, a prefeita Gilda Kirsch disse que foi obtido no Ministério do Esporte e, nesta semana, a Caixa Econômica Federal (CEF) aprovou a liberação para licitação. Apesar disso, os recursos já estão depositados em conta vinculada da Prefeitura. Os repasses foram completados no final do ano passado, segundo o governo federal. "É uma iniciativa para trazer eventos para a região com uma infraestrutura adequada, fomentando o turismo, setor que mais gera recursos no mundo, e também trazendo dinheiro para dentro do município, que é nossa função", salienta a prefeita.


Dentro da ideia de fomento ao turismo, Gilda também salienta que a Vila Olímpica poderá servir de estrutura para equipes da Copa do Mundo de 2014. Ela explica que Parobé está participando das discussões a respeito da competição internacional, que terá Porto Alegre como uma de suas sedes. "Somos até agora o único município da região que mostrou à comissão a estrutura que teremos em 2014", enfatiza. A prefeita ainda salienta que projetos de Parobé farão ampla utilização da Vila Olímpica, como competições esportivas promovidas pela Prefeitura, que atualmente não dispõe de um local adequado.

Seminário Municipal de Educação de Parobé reuniu cerca de seiscentos docentes

A Secretaria Municipal de Educação de Parobé realizou na sexta-feira dia 09 de abril, na Faccat, o Seminário Municipal de Educação. A palestra de abertura, prevista para as 8 horas da manhãabordou a temática da Inclusão Escolar e foi proferida pela Profa. Dra. Mônica Pereira dos Santos, Vice-Coordenadora do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica/UFRJ e Coordenadora do LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação. Com um vasto trabalho realizado com educadores e gestores e na área de pesquisa e produção bibliográfica, a palestrante proporcionou para cerca de seiscentos docentes momentos de discussão e reflexão sobre o desenvolvimento de culturas inclusivas, a elaboração de políticas de inclusão e a realização de práticas inclusivas além de ponderações sobre a “naturalização” da exclusão. No decorrer do dia também ocorreram oficinas e minicursos voltados para os componentes curriculares do ensino fundamental e também temas como a diversidade, interdisciplinaridade, sexualidade, artes, música e avaliação, além de uma oficina específica para os gestores das escolas municipais focando o trabalho em equipe. As atividades da tarde iniciaram com uma palestra sobre Motivação e Liderança, apresentada pelo Drº Fernando Dewes, proporcionando um momento de descontração e relaxamento aos presentes. De acordo com a Secretária de Educação Máris Assis “momentos como este oportunizam aos profissionais a reflexão sobre suas práticas, tendo como objetivo final a qualidade no trabalho da escola, repercutindo assim no aprendizado de nossos alunos”.

Hospital de Parobé, cinco anos de atendimento pelo SUS

No dia 1º de abril completou cinco anos do convênio entre o SUS e o Hospital de Parobé

Quando haviam passados 12 anos de reivindicações a comunidade de Parobé presenciou, na tarde do dia 1º de abril de 2005, a assinatura do credenciamento entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Hospital São Francisco de Assis, que a partir das 19 horas daquele dia iniciou os atendimentos de Plantão de obstetrícia, emergência e urgência nos 41 leitos disponíveis pelo SUS. A população começou a contar com atendimento gratuito neste hospital. Isso foi possível depois de muito esforço e determinação política da prefeita Gilda Maria Kirsch, junto a Diretoria do Hospital, a Coordenadoria Regional da Saúde, e a participação da iniciativa privada.


A cerimônia contou com diversas autoridades da região, além do Secretário Estadual de Saúde, Osmar Terra, que assinou o convênio junto ao presidente da Associação Beneficente de Parobé, responsável pelo hospital. Emocionada, a prefeita de Parobé, Gilda Maria Kirsch (PTB), que há 22 anos trabalhava na área da saúde declarou que o ato foi a realização de um sonho de toda a comunidade. “Com a parceria da empresa Calçados Azaléia e muito diálogo entre as partes interessadas conseguimos hoje tornar real e um dos maiores desejos do povo e particularmente meu, pois esse era um dos principais projetos de minha administração”, salientou a prefeita Gilda.


Decreto

No dia 05 de junho de 2006 pelo Decreto 1748/2006, foi requisitado os bens e serviços da Associação Beneficente de Parobé, mantenedora do Hospital São Francisco de Assis. A partir daí houve mudanças significativas na área física, equipamentos e serviços prestados a comunidade.

Em primeiro lugar iniciou o atendimento em especialidades de clínica e cirurgia que faltavam para completar as especialidades básicas. Pela demanda demonstrada logo no inicio de todo o atendimentos, houve a necessidade de ampliar o número de leitos. Então foi concluído o andar térreo e anexando mais 28 leitos ao hospital, ficando com um total de 70 leitos. Depois disso veio à necessidade de novos equipamentos para ampliar e melhorar a qualidade do atendimento, tanto na área técnica quanto na física.

Então a Prefeitura Municipal de Parobé adquiriu equipamentos que foram repassados ao hospital em forma de comodato. Foram os seguintes equipamentos:

-Um Elevador; um aparelho de anestesia de complexidade; um carro móvel para parada cardíaca; uma mesa para cirurgia ortopédica; uma incubadora; uma incubadora neonatal; um berço aquecido; um bisturi eletrônico; 20 camas hospitalares; uma ambulância equipada; um aparelho de ecografia em 3D; um equipamento de raio-X de 660 Ma; um monitor cardíaco; um desfibrilador; um mamógrafo; uma máquina industrial de lavar roupas de 50 kg.

Os investimentos em área física e equipamentos são na ordem de R$ 2 milhões.

Também foi instalada uma central de oxigênio e de ar comprimido e melhorado a área de recursos humanos com seminários e curso de aperfeiçoamento. Foi implantada a prescrição eletrônica, consolidando o serviço com o SUS, foi colocado outros serviços que não eram realizados no hospital, tais como: Endoscopia digestiva; cirurgias de média complexidade; Traumatologistas – Plantão e atendimento eletivo; aumento do número de raio-x disponíveis pelo SUS; centralização do Berçário junto ao bloco cirúrgico e a instalação da sala de recuperação no mesmo local. O total de internações mensal chega à casa das 407 nas diversas áreas de atendimento.


Salto de qualidade em 2009


Em 2009 ocorreu grande salto de qualidade no atendimento pelo SUS, com o funcionamento em parceria com a INTRA, o equipamento de “Tomografia Computadorizada” que permite mais precisão nos diagnósticos de casos urgentes que aportam no hospital.

De junho de 2008 a novembro de 2009, aconteceu o grande desafio de atender a demanda da cidade de Taquara. Foram momentos difíceis onde a estrutura do hospital não suportava o número de atendimentos que se faziam necessários. “Não esmorecemos e não deixamos ninguém sem atendimento a um custo financeiro elevado para o hospital e para o município de Parobé, que não recebeu qualquer tipo de subsidio para esse atendimento” salientou Fernando Mário Branco, administrador do Hospital de Parobé.

Para a secretária de Saúde de Parobé, Andréa Eismann, o Hospital foi uma conquista muito importante para a secretaria de Saúde, porque trouxe economia com o atendimento na cidade, evitando muitos transportes de pacientes para outras cidades, o que gerava custos ao município. “Foi uma conquista gradativa que no decorrer do tempo foi melhorando, com ampliação e equipamento adquiridos para o melhor atendimento dos pacientes.” Segundo a secretária também foi o cumprimento de uma promessa da prefeita Gilda. “Foi uma promessa transformada em Realidade” destaca Andréa.




Dia da Solidariedade teve uma grande participação da comunidade em Parobé


O Dia da Solidariedade movimentou entidades e comunidade em Parobé

O Dia da Solidariedade foi realizado no dia 27 de março, na Rua Coberta da Praça 1º de Maio, com muitas atividades e serviços que foram prestados de forma gratuita à comunidade parobeense. Dia que foi instituído pela Lei Municipal nº 2574/2007. Durante o dia foram realizadas atividades como ações sociais e culturais com a distribuição de material para divulgação do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS), e demais projetos da Secretaria, material de reflexão sobre a Dengue e Prevenção do câncer bucal, foram disponibilizados os Serviços Sociais: Confecção do cartão SUS, coleta CP, verificação de pressão arterial, entrega de Kit com escova dental e pasta. Orientação como deixar de fumar, Palestra contra dengue, apresentação de animais peçonhentos, teste de visão, unhas decoradas, cadastro de doação de órgãos, atendimento social e jurídico sobre direito de Família, orientação e massagens com fisioterapeuta, Confecção e atualização de titulo de eleitor e pedido de CPF e apresentações Culturais: Teatro, Musica e Dança.

Coleta de alimentos

Coleta de alimentos nos bairros, supermercados, entidades religiosas e privadas. “Obtivemos com a participação da comunidade parobeense incluindo o apoio dos supermercados, instituições sociais, clubes de serviço, comércio, Secretarias Municipais, órgãos (bombeiros e Brigada Militar), Conselhos Municipais, Câmara de Vereadores, Justiça Eleitoral, tivemos grande sucesso alcançando um total de 1.521 atendimentos gratuitos a comunidade fazendo com que o Dia da Solidariedade seja uma marca instituída” destacou a secretária de Assistência Social Ângela Pandolfo Rambo.


Ela informa que com relação à arrecadação dos alimentos foi obtido um numero equivalente a proposta realizada no ano anterior. A prefeita Gilda Maria Kirsch destacou a importância do Dia da Solidariedade, da participação das entidades e da comunidade e sugeriu que todo o Vale do Paranhana realize no próximo ano o Dia da Solidariedade em todas as cidades na mesma data.O Conselho Municipal de Assistência Social sugeriu que para este ano os alimentos fossem repassados as pessoas e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social..





Moradores da Vila Feliz, em Parobé, aprendem sobre aproveitamento integral dos alimentos da equipe Cozinha Brasil






Moradores tiveram a oportunidade de aprimorar os conhecimentos sobre alimentação integral



O evento ocorreu nos dia 29, 30 e 31 de março e 01 de abril, quando os residentes do Bairro Vila Feliz, receberam a equipe do SESI Cozinha Brasil. Na oportunidade os moradores tiveram uma Oficina de Culinária, onde aprimoraram conhecimentos sobre uma alimentação de alto poder nutritivo com aproveitamento integral dos alimentos.

Todas as sugestões das receitas apresentadas buscam fator econômico de baixo preço, podendo as mesmas serem preparadas num conciliamento entre benefício x custo.



As oficinas ocorreram no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Bairro, que atende aquela demanda na Proteção Social Básica, sendo este espaço considerado de extrema importância na conquista da Secretaria de Assistência Social através do Projeto Emancipar.



Com esta iniciativa, percebeu-se a satisfação de cada morador em poder na sua localidade contar com este espaço físico planejado e preparado para esta comunidade que tanto busca através de seus esforços uma melhor qualidade de vida e a busca da cidadania.



No encerramento desta oficina a Prefeita Gilda Maria Kirsch, a Secretária Municipal de Assistência Social Ângela Maria Pandolfo Rambo e a Articuladora do Programa EMANCIPAR, Adriana Splinder Gonzaga prestigiaram este momento de confraternização, onde também tiveram o prazer de degustar os alimentos preparados além de terem a satisfação de entregar aos participantes o Certificado de Participação desta Oficina.



quinta-feira, 1 de abril de 2010

Parobé realiza 12ª Feira do peixe desde 30 de março

Com o objetivo de divulgar o potencial produtivo dos piscicultores de Parobé, a administração municipal, através da secretaria de Agricultura do município, estão oportunizando aos visitantes e consumidores de peixe a compra de um pescado de ótima qualidade, vindo direto do produtor rural para o consumidor.
A Abertura oficial ocorreu na noite de 31 de março e contou com a presença de autoridades municipais, do estado e produtores.
Participaram do evento a prefeita de Parobé, Gilda Maria Kirsch, a vice-prefeita, Nelsi Lázaro, o secretário da Agricultura, Idamir Antonio de Moraes, o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Silva, representante da Emater, Elaine Cadore Boligon, entre outras autoridades.
Todos estavam entusiasmados com a Feira e foi destacado o crescimento do número dos produtores rurais nos últimos cinco anos.
O secretário Idamir ressaltou o trabalho coletivo e o empenho da Prefeita Gilda em buscar melhorias para o setor agrícola e a parceria com as secretaria “Isso nos deixa alegre por ver o empenho de todos para que o trabalho seja cada vez melhor”, disse.
A vice Nelsi Lázaro, destacou o crescimento do meio rural e elogiou o público presente na feira. “Essa feira é a oportunidade para mostrar o que é produzido em Parobé” disse.
Já prefeita Gilda enfatizou a parceria com a EMATER e Banrisul, e o trabalho na secretaria de Agricultura. “A piscicultura nos orgulha muito pelo crescimento e pela qualidade do pescado”. A prefeita lembrou que a feira vem melhorando a cada ano, e que administração municipal está dando todo o suporte técnico para que os produtores produzam mais, com menores custos e com isso trazendo maioresCor do texto lucros para o setor, que se destaca como um grande contribuinte com a economia do município.
A Feira se realiza na Rua Coberta desde terça-feira, 30 de março e irá até sexta-feira, 02 de abril, neste dia, o atendimento irá das 08 às 12 horas. A expectativa dos expositores e vender mais de 10 toneladas de peixe.



2ª Conferência Microrregional de Saúde Mental do Paranhana e Serra Gaúcha.

Os organizadores da 2ª Conferência Microrregional de Saúde Mental e Inter setorial da Paranhana e Serra gaúcha trabalham em toda a região para a realização do evento que se realiza no dia 15 de abril, na Unipacs em Taquara, no horário das 8h30 às 17 horas. Foram realizados diversos encontros nas cidades que compõe a cúpula dos organizadores. Fazem parte do evento as cidades de Parobé, Igrejinha, Rolante, Taquara, Cambará do Sul, Riozinho, São Francisco de Paula e Três Coroas.
Na quarta-feira, 31, á tarde, estiveram reunidos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Parobé os representantes das cidades que estão envolvidas no evento.
Segundo os organizadores, alguns anos se passaram desde a I Conferência, que aconteceu em 2001. Foram muitos ideais e lutas e que hoje pode se dizer conquistas. Pois a Rede em Saúde Mental Coletiva mudou com a criação de vários CAPS, ambulatórios de Saúde Mental, leitos psiquiátricos em hospitais. “Permanecemos firmes nesse propósito de conquistar, a cada dia, uma rede igualitária, humana, afetiva e que promova realmente a Cidadania. Por isso ainda temos grandes desafios”. O tema da 2ª Conferência será “Saúde Mental, Direitos e Compromissos de Todos: Consolidar, Avançar e Enfrentar os Desafios. Esses são os objetivos a serem alcançados na Conferência que será aberta a todas as entidades e comunidade.
Estiveram presentes na reunião de Parobé, a Secretária de Saúde, Andréa Eismann, o Diretor de Saúde, Aldir Fabris, a Psicóloga Elisangela Jacobs e a coordenadora do Caps, Marli Paulus, além dos representantes de todos os municípios envolvidos no evento.

CAPS em Parobé

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Parobé vem realizando um atendimento qualificado em pacientes, com problemas mentais e psicológicos de diversas idades e com profissionais especializados, são 02 Psicólogos, 03 Psiquiatras, 01 Arte terapeuta, entre outros, que trabalham nesse setor da saúde do município. O atendimento diário gira em torno de 120 pessoas. Eles recebem atendimento médico, remédios e a possibilidade de internação, quando for o caso. Também recebem atendimento, alimentação, almoço e lanche e participam de Grupos de Depressão, de dependentes químicos, álcool e drogas, tabagismo. Tem os que participam de Oficinas de Artesanato, Grupos Bipolares, Grupos de Esquizofrênicos. Segundo a coordenadora, Marli Paulus, eles recebem visitas domiciliares e todo o atendimento qualificado em cada grupo.
O CAPS é mais uma conquista para a comunidade parobeense que veio com projetos da administração municipal, que qualificou o atendimento visando dar uma melhor qualidade de vida para as pessoas que necessitam de um tratamento diferenciado.