sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Parobé terá o segundo Procon do Vale do Paranhana

Carente na oferta de órgãos públicos de defesa do consumidor, o Vale do Paranhana passará a contar com uma nova estrutura de Procon na segunda quinzena do próximo mês. Segundo a Prefeitura de Parobé, para entrar em pleno funcionamento o Procon parobeense aguarda somente a fase final de prestação de contas e a finalização do espaço físico, como pintura e disposição de móveis. O Procon do município funcionará na Avenida Taquara, em frente ao cemitério.
Problemas com alimentos, aparelhos eletrônicos, brinquedos, remédios, oficinas mecânicas, contas de telefone, água e luz. Esses são os principais motivos que levam os consumidores até o Procon. Em março, quando estiver funcionando o órgão, os moradores de Parobé, que não conseguiram resolver o problema diretamente com a empresa, devem solicitar a intermediação do Procon.
Para a coordenação do serviço no município, a Prefeitura contratou o advogado Tito Lívio Jaeger Filho, o Titinho, ex-candidato a prefeito de Taquara. “O Procon tem a finalidade de resolver problemas ligados a relação de consumo. É importante que o consumidor sempre guarde a nota fiscal. Acreditamos que dentro da primeira quinzena de março já estaremos com as portas abertas para receber a população”, destaca.
Já a prefeita Gilda Kirsch diz que a instalação do órgão fortalece a independência do município. “Nós trabalhamos para que todos os moradores não precisem sair da cidade para resolver seus problemas. Temos que lutar para ter as principais prestações de serviço aqui dentro”, salienta.
Atualmente, a única cidade do Vale do Paranhana que conta com uma estrutura de Procon é Taquara. Todavia, o Procon do município só está autorizado, por força de via legal, a atender os próprios taquarenses. Assim, os moradores que hoje precisem de algum órgão de defesa do consumidor em outros municípios da região devem recorrer ao Procon Estadual, que funciona em Porto Alegre.

Nenhum comentário: