quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

AÇÃO AMBIENTAL COMBATE A PESCA PREDATÓRIA NO RIO DOS SINOS

Na manhã de ontem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Parobé, participou de uma ação integrada de fiscalização da pesca predatória no período da piracema no Rio dos Sinos, nas regiões do Paranhana e Sinos. Representantes das secretarias municipais do Meio Ambiente dos municípios de São Leopoldo, Campo Bom, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé e Sapiranga, além do Pelotão da Patrulha Ambiental da região (Patram), cuja sede é em Sapucaia do Sul, participaram da ação fluvial.
Quatro barcos foram utilizados para recolher redes de pescas irregulares, que foram encontradas ao longo dos 60 quilômetros sobre as águas do Rio dos Sinos, de Taquara a São Leopoldo. O ponto de partida foi no Balneário João Martins Nunes, a Prainha, em Taquara. O resultado foi o recolhimento de 12 redes de pescas, totalizando mais de 400 metros de extensão. Também foram encontradas quatro dragas, duas delas irregulares. A ação que começou às 9 horas, em Taquara, terminou por volta das 15h30, em São Leopoldo. O material apreendido nesta ação será encaminhado para o IBAMA.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Parobé, Alexandro de Oliveira, destaca que esta iniciativa é importante porque o trabalho de fiscalização ganha força, “Cada município realiza ações isoladas durante o ano, e este tipo de ação ganha força. Em Dezembro de 2008, já haviam sido apreendidos mais de 110 metros de rede de pesca, colocadas irregularmente no Rio dos Sinos.”

Um comentário:

Thomaz disse...

Parabéns Parobé. Rigor no uso da lei. Não há outra solução. Luto contra a pesca predatória no Pantanal a 20 anos. visite meu blog www.pantanal.spaceblog.com.br

Estamos organizando uma ONG de combate à pesca predatória no Brasil. Divulgue nosso blog.

Thomaz Lipparelli, Biólogo, MsC Dr. Ictiologia - Ex-superintendente da pesca em Mato Grosso do Sul e amante da natureza