quinta-feira, 8 de maio de 2008

Faculdade de Engenharia vem para Parobé


Em reunião realizada na manhã do dia 07 de maio, na Sociedade Esportiva e Recreativa Parobé, entre diretores da Escola Superior de Engenharia, ESEN, a prefeita municipal de Parobé, Gilda Maria kirsch, empresários do município e de outras regiões do estado, secretários municipais e representantes do Governo do Estado e da Câmara de Vereadores, foi apresentado o projeto para construção e implantação da faculdade no município.
O Projeto foi apresentado pela Presidente da entidade, Náddia Inglesias e pelo seu Diretor, Engenheiro, Nelmar Mazzochi, que fizeram uma ampla explanação do projeto, do que irá representar para o município e região, bem como dos cursos que serão ministrados na instituição.
A prefeita Gilda, manifestou-se dizendo que a implantação da Faculdade em Parobé é um avanço excepcional para o município. “Estamos dando um paço muito grande na área da educação, precisamos de união entre os poderes públicos municipais, e do apoio do governo do estado e de toda a região, para realizarmos esse sonho da comunidade” destaca a prefeita Gilda.
Cláudio Barros, Secretário Municipal de Gestão e Controle, destacou que com essa conquista, o município de Parobé volta a ter a perspectiva de um grande crescimento. “Ensino tecnológico e o envolvimento da comunidade e do empresariado, será uma nova página na história de Parobé que vai resgatar todo aquele empreendedorismo que tinha no inicio do município, vai resgatar e superar aquela prosperidade” acredita Claudio Barros.
O governo do estado esteve representado por Ademir Schneider, Diretor Administrativo-Financeiro da Sulgás, ele destacou o apoio do governo no projeto de implantação da Faculdade em Parobé.
Segundo o Diretor Mazzochi, a previsão do inicio das obras de construção do complexo da faculdade, está previsto para o mês de setembro deste ano, e o inicio das aulas para o mês de março de 2009. Inicialmente serão Seis Cursos Superiores e 12 Cursos Técnicos e com uma previsão no atendimento de 600 alunos. Em um segundo momento os cursos superiores aumentarão para 12 e os técnicos pára 22.
Segundo ele a ASEN é mais uma conquista que chega à Parobé que irá beneficiar a comunidade e vai contar com uma mudança estupenda em todos seus segmentos. Mudanças sociais, culturais, econômicas e políticas irão automaticamente ocorrer.
“Queremos conjuntamente com a comunidade e autoridades implementar ações sociais, investimentos e progresso ao município” diz Náddia.
Ela segue explicando que Criar a ESEN – Escola Superior de Engenharia, foi uma meta estabelecida por profissionais ligados à área de Engenharia para atender a uma demanda deficitária na área.
Nos últimos anos tem-se observado um crescimento marcante no mercado industrial, contudo, a formação de profissionais para atuarem nestas áreas não condiz com as expectativas exigidas.
“A partir desta constatação, foi elaborado um projeto piloto e apresentado a um grupo de empresas que o aprovou e solicitou que fosse dado corpo a ele. Foi assim que nasceu a ESEN- a partir de uma necessidade de mercado tecnológico na área das Engenharias.
A ESEN tem como missão promover a educação científica, tecnológica e humanística, para a formação integral do profissional crítico, reflexivo competente técnica e eticamente, e em condições de atuar no mercado de trabalho.
O mentor deste projeto é o engº químico prof. Nelmar Mazzochi, que viajou pela Europa aprimorando seu conhecimento e vendo de perto como as grandes parcerias entre empresa-escola(faculdades) dão um excelente resultado.
“O ESEN tem como compromisso a seguridade de um pleno desenvolvimento do educando, preparando para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho’ destaca, Mazzochi.
Ele acrescenta que além dos cursos de graduação na área das Engenharias “contamos com os cursos profissionalizantes, dentre os quais nas áreas de designer, hotelaria etc..”
A Faculdade contará com laboratórios de ponta, aulas totalmente informatizadas, material didático de última geração..
O local da construção será em área junto a RS 239, na entrada da cidade.

Nenhum comentário: