sexta-feira, 30 de maio de 2008

Alimentação Escolar de Parobé investe em qualidade




O Setor da Alimentação Escolar de Parobé, através da Secretaria Municipal de Educação foi transferido para um espaço mais amplo e com condições mais adequadas para seu estoque.
A Coordebnadora da Merenda Escolar, Marli Koch destaca o apoio da Prefeita Gilda Maria Kirsch e do Secretario Municipal de Educação, Antonio Edmar Teixeira de Holanda, “que sempre estão empenhados para o melhor de nossos alunos”. Marli também lembra de sua equipe de apoio, que atuam há quase doze anos nesse setor.
Ela relata os programas desenvolvidos no setor do Núcleo de Municipalização da Merenda Escolar que têm investido em diversos programas de qualidade. Os destaques são: Avaliação Nutricional de crianças de 0 a 6 anos da Educação Infantil e de 7 a 14 das Escolas de Ensino Fundamental .Este trabalho conta com apoio técnico das nutricionistas Marilin Celeste Haack e Aline Weber e com a professora Helena Silli, também conselheira da Alimentação Escolar. ”O objetivo do mesmo é detectar crianças em faixa de risco como baixo peso e obesidade infantil. Através dessa constatação, as crianças são encaminhadas, com o conhecimento e aprovação dos pais, para a Secretaria Municipal da Saúde para tratamento individual” relata Marli.
Outra política implantada nesse setor é a promoção de hábitos alimentares saudáveis. “O nosso cardápio é composto de alimentos in natura, semi-elaborados e integrais como: arroz integral, arroz parboilizado, feijão preto , feijão vermelho, lentilha, bolo com farinha de aveia e trigo integral, pão de milho, pão de cenoura, suco de uva natural e hortifrutigranjeiros” diz.
Alguns são adquiridos de produtores rurais do próprio município, isentos de agrotóxicos, como: alface, aipim, batata-doce, bergamota, beterraba, brócolis, caqui, cenoura, chuchu, couve folha, couve-flor, espinafre, laranja de suco, laranja do céu, limão bergamota, dentre outros.
Neste ano de 2008 introduzimos melancia no cardápio e foi um sucesso de aceitabilidade.
Em algumas escolas carentes de Parobé também temos por hábito de oferecer café da manhã àqueles alunos que chegam em jejum na escola. “Sabemos, que através de diversos estudos realizados, que crianças conseguem melhor acompanhar os ensinamentos se estiverem alimentados nesse momento do dia. Sempre lembrando, que contamos com a eficiência da equipe deste setor e a participação direta das merendeiras e o apoio das direções de nossas escolas” enfatiza Marli.

Nenhum comentário: