quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Festival de Cinema de Gramado divulga longas gaúchos da mostra competitiva

 

O Festival de Cinema de Gramado divulgou, nesta terça-feira (25), os cinco filmes que irão concorrer na categoria de longa-metragens gaúchos, premiação iniciada na edição do ano passado. Os longas gaúchos serão exibidos entre os dias 19 e 23 de setembro.

Neste ano, o festival terá exibições pelo Canal Brasil e pela internet, de 18 a 26 de setembro.

A realização de atividades presenciais depende da evolução da pandemia do coronavírus na cidade de serra gaúcha. A cerimônia de entrega dos Kikitos deve acontecer, sem a presença de público.

— Procurei avaliar o que seria mais interessante exibir neste momento que vivemos. Há filmes que já foram realizados após o início da pandemia, refletindo sobre como produzir neste contexto. Ao mesmo tempo, há filmes produzidos num contexto de possibilidade de viagens e encontros. Acredito que este contraste será muito interessante — comenta o curador da mostra, Leonardo Bomfim.

Conheça os longas-metragens gaúchos selecionados:

Contos do Amanhã – Porto Alegre
85’ – Ficção Científica
Direção: Pedro de Lima Marques
Sinopse: Em 2165, o sequestro de Michele coloca a cidade-estado Porto 01, o último reduto da civilização humana, em estado de guerra. O problema é que para salvar a Porto 01 será preciso contar com a ajuda de Jefferson, um estudante do ensino médio que vive em 1999.

Deborah! O Ato da Casa – Santa Maria
94’53 – Documentário
Direção: Luiz Alberto Cassol
Sinopse: Durante a quarentena, por meio de uma tela, pela rede, velocidades diferentes, casas diferentes, olhos e mãos refletem a vida, a obra e as criações da atriz e diretora Deborah Finocchiaro. Por isso, no isolamento, novas narrativas e encontros.

Portuñol – Porto Alegre
70’ – Documentário
Direção: Thais Fernandes
Sinopse: A língua que nasce da intersecção de culturas é pretexto para falar da gênese da América Latina. Um filme de estrada que no trajeto não busca uma resposta, mas sim romper todas as possíveis certezas do que significa existir nas bordas de definições culturais.

Ten-Love – Porto Alegre
84’ – Romance/Thriller
Direção: Bruno de Oliveira
Sinopse: Após um assalto nas ruas de Porto Alegre, Georgia e Bruno terão suas vidas entrelaçadas por um jogo de tênis orquestrado pelo misterioso Joalheiro.

Trapaça – Porto Alegre
137’46 – Comédia
Direção: Luke Schatzmann
Sinopse: Em época de recessão, cinco amigos precisam entrar em uma cooperativa na esperança de não perder o emprego. O que eles não esperavam é que tomariam um golpe e, além de perderem o emprego, perderiam todas as suas economias. O que eles poderiam fazer para darem o troco e conseguiram vingança?”

Nenhum comentário: