domingo, 31 de maio de 2020

Gramadozoo acolhe cisnes e jabotis vítimas do tráfico

O Gramadozoo mantém firme seus propósitos de contribuir com os órgãos de proteção animal. O zoo de Gramado recebeu nove cisnes-do-pescoço-negro e oito filhotes de jaboti vítimas do tráfico. Os animais foram trazidos de Pelotas pelo Ibama. Com saúde debilitada, os animais estão aos cuidados da equipe técnica no parque.
Conforme o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, os cisnes apresentam quadro de desidratação.
— Os animais foram medicados e permanecem em observação. Além de antibióticos, estamos dando soros e suplementos alimentares. Alguns estão bem frágeis — lamenta Stadler.
O veterinário destaca que a equipe do Gramadozoo dá suporte aos órgãos públicos de proteção da fauna brasileira e que prioriza a recuperação das espécies que chegam ao parque para posterior reintrodução na natureza.
— Infelizmente, a reabilitação nem sempre é possível. Os animais que ficam no zoo são aqueles que não possuem mais condições de voltar para vida livre. Procuramos dar aqui todas as condições para o bem-estar animal — observa.
Stadler observa que o tráfico de animais é o terceiro mais praticado no Brasil. Fica atrás apenas do tráfico de armas e de drogas.
— Existem estudos que indicam que de cada 10 filhotes de animais silvestres retirados da natureza um chega na fase adulta. Outras pesquisas são ainda mais pessimistas. De cada 30 filhotes retirados irregularmente da natureza, apenas um alcança a fase adulta — exemplifica.
REABERTURA
Em função da pandemia do coronavírus, o Gramadozoo foi reaberto com medidas de segurança apropriadas, incluindo procedimentos de limpeza aprimorados, uso de máscaras faciais por todos e de máscaras de cobertura pela equipe, atividades de contato limitado e treinamento adicional de segurança. O parque está aberto ao público de quinta a domingo, das 10h às 16h.

Paranhana permanece como região de baixo risco no mapa de distanciamento controlado do RS

Na quarta rodada do Distanciamento Controlado, implementado no dia 10 de maio, o Estado segue com predominância de regiões em bandeira laranja. No mapa divulgado neste sábado (30), 14 regiões apresentaram risco epidemiológico médio para o coronavírus.
O Vale do Paranhana permanece como área de “risco baixo” para a Covid-19. A bandeira amarela significa que a região encontra-se com alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença. A Região de Agrupamento de Taquara, nomeada de R06 no mapa, abrange as cidades de Cambará do Sul, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula, Taquara e Três Coroas.
A classificação impacta em todos os setores da economia e da administração pública.
REGIÕES DE URUGUAIANA E CAPÃO DA CANOA TÊM PIORA
Com piora em indicadores utilizados para o cálculo, as regiões de Uruguaiana e Capão da Canoa, que haviam passado para a bandeira amarela no levantamento anterior, voltaram a ser classificadas como bandeira laranja.
Pela terceira semana consecutiva, o Rio Grande do Sul permanece sem bandeira vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo). Para consultar o mapa com a cor de cada cidade, acesse este site.
As novas bandeiras e os respectivos protocolos que regram o funcionamento de mais de cem atividades econômicas são válidas a partir de segunda-feira (1°/6) até o domingo seguinte (7/6).
A partir de agora, o site do Distanciamento Controlado também disponibilizará, além do mapa vigente, o levantamento divulgado na rodada anterior, para que os gaúchos possam acompanhar a evolução de suas regiões entre uma semana e outra. Ao selecionar a cidade, o site também mostrará em qual cor o município se encontrava na semana anterior.
No território gaúcho como um todo, a quarta rodada do modelo de Distanciamento Controlado trouxe as seguintes alterações nas duas semanas:
• O número de novos registros de hospitalizações SRAG de confirmados por Covid-19 aumentou 11,7% entre as duas últimas semanas, de 248 para 277;
• O número de internados em UTI por SRAG aumentou 10,3% entre as duas últimas sextas-feiras, de 242 para 267;
• O número de internados em leitos clínicos com Covid-19 aumentou 1% entre as duas últimas sextas-feiras, de 205 para 207;
• O número de internados em leitos de UTI com Covid-19 aumentou 22,4% entre as duas últimas sextas-feiras, de 125 para 153;
• O número de leitos de UTI adulto disponíveis para atender Covid-19 aumentou 7,4% entre as duas últimas sextas-feiras, de 501 para 538;
• O número de óbitos por Covid-19 aumentou 5,9% entre as duas últimas semanas, de 34 para 36;
• As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (74), Caxias do Sul (59), Passo Fundo (32) e Lajeado (23).

Canela projeta retomada das aulas seguindo determinação estadual

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul elaborou e divulgou nesta semana um plano de retomada das aulas nas redes pública e privada de diversos níveis de ensino. O retorno das atividades será de forma gradual, dividido por etapas, nas quais municípios e instituições de ensino deverão seguir uma série de recomendações estipuladas por protocolos.
Para esclarecer alguns temas para a população e a comunidade escolar, o prefeito Constantino Orsolin e o secretário de Educação, Gilberto Tegner, participaram de uma live em uma rede social da Prefeitura na noite de quinta-feira (29), oportunidade em que projetaram como ocorrerá o processo em Canela.
No mês de junho a primeira etapa do plano prevê que as atividades escolares sigam sendo realizadas apenas por meio do ensino remoto, onde professores disponibilizam conteúdos de forma online. A Secretaria de Educação de Canela também possibilita que pais ou responsáveis busquem as tarefas diretamente nas escolas municipais, caso essa seja uma preferência ou o aluno tenha dificuldade de acesso à internet.
— Este trabalho já vem sendo desenvolvido aqui em Canela e aproveito para parabenizar a dedicação e o empenho dos nossos professores que estão mantendo o vínculo, a rotina e a qualidade da educação — comenta o secretário Gilberto Tegner.
Já para a segunda etapa, cujo início será em 15 de junho, estão previstas atividades de Ensino Superior, Pós-Graduação e Ensino Técnico Subsequente. A retomada será restrita ao estágio curricular obrigatório e às atividades práticas de ensino essenciais à conclusão de cursos, de pesquisa e em laboratórios.
FERRAMENTA CANELA EDUCA
Para facilitar e agilizar o trabalho remoto dos estudantes da Rede Municipal de Ensino neste período de pandemia, a Prefeitura de Canela disponibilizou uma ferramenta no endereço eletrônico. No site é possível retirar as atividades escolares repassadas pelos professores, sem a necessidade de deslocamento até as escolas.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Projeto de lei prevê destinação de alimentos de restaurantes a entidades assistenciais

O vereador Gilberto Gomes (Republicanos), protocolou o projeto de lei que “dispõe sobre a saída de alimentos destinados ao consumo humano, por doação, nos estabelecimentos comerciais localizados no município de Parobé”. O projeto foi assinado pelos demais parlamentares da bancada Republicana, Antonio Carlos dos Santos e Henrique Rafael dos Santos.
O projeto prevê que é facultado aos estabelecimentos comerciais, licenciados nos termos da legislação vigente, que produzem, preparam, processam ou facionam alimentos destinados ao consumo humano, e revendedores de produtos in natura que operam em observância às normas aplicáveis à espécie editadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), colocá-los em disponibilidade para doação à entidade pública ou privada de assistência social, para consumo direto aos seus assistidos ou em programa próprio de inclusão social.
Também está previsto no projeto que será de responsabilidade da entidade receptora da doação, nos termos da lei, o procedimento de transporte, armazenamento e distribuição, bem como a manutenção das condições sanitárias dos alimentos.
A matéria determina que é proibida a doação de qualquer tipo de alimento destinado ao consumo humano, oriundo de sobras ou restos de alimentos que já tenham sido servidos ou distribuídos para o consumo individual.
O vereador explicou que o projeto regulamenta a doação de alimentos no município.
— A maioria dos alimentos dos restaurantes, bares e cozinhas industriais são descartados porque esses estabelecimentos não querem correr o risco de serem penalizados pela legislação que existe atualmente, por doarem esse alimento e alguma situação fugir da normalidade. Com essa lei, esses estabelecimentos terão amparo para doar esses alimentos não consumidos a entidades assistenciais — assinalou.

Restaurante da irmã de Cristiano Ronaldo fecha as portas em Gramado

Mais de um ano depois de se ter mudado para o Brasil, onde abriu em Gramado, o restaurante Casa Aveiro revelou através de suas redes sociais nesta quinta-feira (28) que o espaço encerrou definitivamente portas.
O negócio era gerido por Katia Aveiro, cantora e irmã do craque português, que inclusive se mudou para o outro lado do Atlântico por causa do restaurante – onde eram servidas iguarias portuguesas preparadas à moda de Dolores Aveiro, a matriarca da família.
Inaugurado em julho de 2018, o empreendimento estava fechado desde março, quando começou a pandemia do novo coronavírus na Serra Gaúcha.
“Nossa decisão considerou os impactos econômicos provocados pela pandemia. No entanto, estamos vislumbrando novos projetos tão logo a retomada comece”, esclarece nota divulgada à imprensa.

Editais para concessão de parques nacionais de São Chico e Canela serão lançados em julho

Os editais para concessão dos parques nacionais de Canela e São Francisco de Paula deverão ser lançados no mês de julho, conforme informação do deputado federal Lucas Redecker (PSDB), que nesta quarta-feira (27) participou de reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
Esses editais deverão ser lançados junto com os editais de concessão dos parques nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, em Cambará do Sul, anunciados anteriormente. Participaram da reunião também prefeitos, senadores e deputados federais.
Redecker disse que a concessão vai trazer mais desenvolvimento aliado à maior preservação do meio ambiente e permitindo aos turistas a visita aos parques com conforto e segurança.
— As pessoas precisam vir conhecer essa que é uma das belezas mais bonitas e ricas do mundo — afirmou.
Durante a reunião também foram detalhados alguns pontos que devem constar no edital, como os investimentos que serão necessários no que diz respeito a revitalização, modernização, operação, manutenção e gestão de áreas das florestas nacionais dos parques de Canela e São Francisco de Paula, além do apoio à conservação.
Em ambos os parques serão necessários a reforma de 80% das edificações existentes, com a construção de nova área para 30 quartos de pousada em cada um dos parques, além da reforma e sinalização de trilhas, além de equipamentos para restaurante, loja e administração do parque. Os investimentos mínimos necessários no parque de Canela devem ser da ordem de R$ 8,3 milhões, enquanto no parque de São Francisco de Paula devem ser de no mínimo R$ 6,2 milhões.
OS PARQUES
O Parque Nacional de Canela está localizada no bairro Ulisses de Abreu a cerca de seis quilômetros do centro da cidade de Canela e possui área de 557,50 hectares. Destacam-se as matas de araucárias, as lagoas de Tiririca e Xaxins, além das edificações históricas do município. Na análise do governo, possui vocação para o turismo de aventura.
O Parque Nacional de São Francisco de Paula foi a primeira unidade de conservação do estado do Rio Grande do Sul, tendo sido criada em 1945. Está localizado na região de Campos de Cima da Serra e integra a Região das Hortênsias. A unidade tem uma área de 1.606 hectares e altitudes superiores a 900 metros. Possui áreas de relevo acidentado, além de diversas cachoeiras, um conjunto de lagos e edificações históricas com potencial de visitação.

Sem laudos, polícia indica versão de delegado baleado como verossímil

Em entrevista coletiva na terça-feira (26), a Polícia Civil de São Paulo afirmou que, mesmo faltando todos os laudos do caso entre o casal Paulo Bilynskyj, de 33 anos, e a modelo de Parobé Priscila de Bairros, de 27, a “hipótese não fechada é de que houve tentativa de homicídio seguida de suicídio”. As informações são do Uol.
No último dia 20, o delegado da Polícia Civil foi internado após ser atingido por três tiros. De acordo com a versão de Bilynskyj, a modelo Priscila teria disparado contra ele seis vezes e, em seguida, ela se matou no apartamento dele em São Bernardo do Campo.
A polícia ainda investiga o caso e não descarta as outras possibilidades: feminicídio, homicídio e legítima defesa. Segundo o delegado Alberto José Mesquita Alves, titular do 1º DP (Distrito Policial) de São Bernardo, ainda falta a análise de todos os exames feitos após o ocorrido.
— O necroscópico do corpo da Priscila, das lesões do Paulo, que precisa entender como ele foi atingido, DNA, sangue, perícia, balística, quebra de sigilo telefônico, para falar a verdade, nós dependemos ainda de todos os laudos — afirmou.
Durante a entrevista, o delegado seccional de São Bernardo do Campo Ronaldo Tossunian ressaltou que “não há nenhum corporativismo, nenhuma preocupação por ele ser delegado de polícia, queremos saber o que fato aconteceu no local”.
Mensagens para ex revelam que delegado temia modelo
Policiais civis voltaram nesta quarta-feira (27) ao apartamento do delegado Paulo Bilynskyj, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde a modelo Priscila Bairros morreu no último dia 20, e ele foi ferido com seis tiros. Troca de mensagens entre Bilynskyj e a ex-namorada, na véspera do crime, sugere que ele estaria preocupado com o comportamento da modelo.
O delegado responsável pelo caso e os peritos levaram duas armas que pertencem a Bilynskyj e ficaram durante duas horas dentro do apartamento dele.
Os investigadores não quiseram dizer o motivo da nova perícia no imóvel, mas chamou a atenção o fato de usarem duas armas quando, na versão de Bilyinskyj, a modelo usou apenas uma pistola para atingí-lo e depois se matar.
Até agora cinco testemunhas foram ouvidas.
O Jornal da Record teve acesso ao inquérito policial do caso. Nas 53 páginas do documento estão informações como a troca de mensagens entre o delegado e uma ex-namorada momentos antes dos disparos.
A conversa entre Paulo Bilynskyj e uma amiga começou às 21h15 da véspera do crime, quando o delegado revela que terminou o relacionamento com a modelo e que está com medo de ela fazer algo errado.
Ele escreve que a preocupação é que Priscila pegue uma arma dele. O delegado diz que a modelo está chorando muito.
AS MENSAGENS
Às 21h18, a ex-namorada escreve que não conseguiria dormir com uma pessoa assim ao lado dela, com tantas armas ali. Paulo Bilynskyj responde que está preocupado.
Às 21h29, o delegado diz que Priscila vai para um hotel. Depois, às 23h15, fala que ela iria passar a noite no apartamento mesmo.
Às 23h18, ele diz que vai dormir no quarto de hóspedes e que as armas estão com ele. A ex-namorada pede para ele trancar a porta.
A conversa é retomada cedo pela manhã, às 6h22. O delegado diz que a modelo ainda está desesperada e que ela acha que está grávida.
Às 8h09, ele manda a última mensagem antes dos tiros serem ouvidos pelos vizinhos. E escreve: “O que eu faço?”
O advogado da família da modelo, José Roberto Rosa, chama a atenção para o fato de as mensagens parecerem antecipar o desfecho.
— Parece estranho, mas o que eles conversaram no dia anterior, à noite, acabou ocorrendo no outro dia de manhã. Ou seja, a possibilidade dele atentar contra a vida dele, a vida dela — disse.

Natal Luz anuncia edição mais longa da história e apresenta projeto de decoração

O Natal Luz de Gramado 2020 está confirmado. E traz novidade: a 35º edição do evento será a mais longa da história. A programação começa em 22 de outubro e vai até 30 de janeiro — serão 101 dias de Natal na Serra Gaúcha.
Para deixar a cidade no clima natalino de sempre, a Secretaria de Turismo de Gramado prevê um investimento de cerca de R$ 3 milhões em decoração. O projeto de ornamentação da cidade foi apresentado em uma live no Youtube realizada nesta quarta-feira (27).
E já há alguns spoilers: guirlandas gigantes simbolizarão as boas-vindas aos visitantes já no pórtico da cidade, as árvores das ruas mais movimentadas estarão enfeitadas com bolas de Natal, o centro de Gramado ganhará um pinheiro branco de neve e a cor vermelha estará presente mais do que nunca.
— O vermelho representa o amor, e por ser uma cor quente, significa também alegria. Temos a missão de encantar e emocionar durante 101 dias a maior e mais linda festa natalina do País — disse a diretora de decoração, Cláudia Casagrande.

Veja quanto as cidades do Paranhana receberão de ajuda financeira do governo federal

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos a lei que trata da liberação de R$ 60 bilhões a Estados e municípios. A Lei Complementar nº 173, de 27 de dezembro de 2020, está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).
O recurso deve ser aplicado em ações de enfrentamento à Covid-19 e nos efeitos financeiros da pandemia. No Vale do Paranhana, Parobé será o município da região com o maior recurso: mais de R$ 7,5 milhões.

Valor por município
Igrejinha – R$ 4.799.419,33
Parobé – R$ 7.579.385,98
Rolante- R$ 2.776.844,99
Riozinho – R$ 605.211,47
Taquara – R$ 7.474.550,30
Três Coroas – R$ 3.670.549,71
Clique aqui e veja o valor pago a todos os municípios gaúchos
Vetos
O presidente vetou o trecho da lei que tratava dos salários de servidores. Com o veto, os servidores ficarão sem reajuste salarial até o fim de 2021. De acordo com o texto, a União entregará, na forma de auxílio financeiro, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios, em quatro parcelas mensais e iguais, no exercício de 2020, o valor de R$ 60 bilhões para serem aplicados, em ações de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).
Quatro parcelas
De acordo com o texto, a União entregará, na forma de auxílio financeiro, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, em quatro parcelas mensais e iguais, R$ 60 bilhões. Desse valor, R$ 10 bilhões são exclusivamente para ações de saúde e assistência social. O projeto ainda suspende as dívidas de estados e municípios com a União, inclusive os débitos previdenciários parcelados pelas prefeituras que venceriam este ano. Esse ponto pode gerar um impacto de R$ 60 bilhões à União.
Na utilização dos recursos, prefeitos e governadores darão preferência às microempresas e às empresas de pequeno porte em todas as aquisições de produtos e serviços, seja por contratação direta ou por exigência dos contratantes para subcontratação.

terça-feira, 26 de maio de 2020

Rio Grande do Sul tem 228 novos casos de coronavírus e chega a 6.785


O número estimado de pacientes curados no RS é de 5.012 (73,9% dos casos).
Foto: Reprodução
O Rio Grande do Sul registrou nesta terça-feira (26) 228 novos casos de coronavírus, informou a SES (Secretaria Estadual da Saúde). Nas últimas 24 horas foram confirmados seis óbitos. O total de casos confirmados é de 6.785, e o de óbitos, 203. Há casos da doença em 259 municípios. O número estimado de pacientes curados no RS é de 5.012 (73,9% dos casos).
Os novos óbitos pelo novo coronavírus são de residentes dos seguintes municípios:
– Bom Retiro do Sul (homem, 76 anos);
– Encantado (homem, 52 anos);
– Gravataí (homem, 63 anos);
– Novo Hamburgo (homem, 62 anos);
– Tramandaí (homem, 61 anos);
– Venâncio Aires (mulher, 75 anos).
Os novos casos confirmados nesta terça pelo novo coronavírus são de pacientes que residem nos seguintes municípios:
Alegrete – 1
Ametista do Sul – 1
Arroio do Meio – 2
Barão de Cotegipe – 1
Bento Gonçalves – 9
Bom Jesus – 1
Bom Progresso – 1
Bom Retiro do Sul – 4
Caçapava do Sul – 5
Cachoeirinha – 9
Camaquã – 1
Candelária – 1
Capitão – 1
Carazinho – 1
Carlos Barbosa – 4
Caxias do Sul – 2
Coxilha – 3
Cruz Alta – 1
Eldorado do Sul – 3
Encantado – 2
Esperança do Sul – 1
Espumoso – 1
Estrela – 3
Formigueiro – 3
Garibaldi – 1
Gravataí – 2
Guaíba – 1
Guaporé – 2
Ijuí – 1
Imbé – 1
Lajeado – 51
Marau – 3
Monte Belo do Sul – 1
Montenegro – 12
Nova Santa Rita – 2
Novo Hamburgo – 3
Osório – 1
Passo Fundo – 1
Paverama – 2
Rio Grande – 1
Saldanha Marinho – 2
Santa Cruz do Sul – 4
Santa Maria – 2
Sant’Ana do Livramento – 1
Santiago – 2
Santo Ângelo – 1
Santo Antônio da Patrulha – 2
São Borja – 1
São Domingos do Sul – 1
São Gabriel – 7
São José do Ouro – 1
São Leopoldo – 18
São Marcos – 1
São Valentim – 2
Sapiranga – 2
Sapucaia do Sul – 6
Serafina Corrêa – 4
Tabaí – 1
Tapejara – 2
Taquari – 7
Três Passos – 2
Uruguaiana – 1
Vacaria – 1
Venâncio Aires – 10
Vila Nova do Sul – 1
A atualização teve ainda 2 casos excluídos por duplicidade.
Porto Alegre
A Capital, segundo a SES, tem 603 casos confirmados de coronavírus e 32 óbitos. Os números da SMS (Secretaria Municipal da Saúde), no entanto, trazem 1.049 casos em Porto Alegre.
Nesta terça-feira, segundo a SMS, foram confirmados 35 novos casos de pacientes com a doença. Há 2.743 casos em análise e 3.056 negativos. O número de recuperados chegou em 573.
A divergência, segundo a SES, ocorre pela exigência, pelo Ministério da Saúde, de que os registros pelos municípios sejam feitos no sistema e-SUS Notifica. Todos os demais municípios preenchem essa plataforma.
A SMS informa que essa diferença passou a ocorrer justamente a partir do início dessa exigência, em 15 de maio. Conforme a pasta, desde o início da pandemia Porto Alegre utiliza um sistema próprio, que permite acompanhar e encaminhar pacientes desde a consulta, enquanto o e-Sus Notifica permitiria apenas o registro do resultado.

Game Ecosolidário já arrecadou quase 4 toneladas de recicláveis e 1,8 de alimentos

O Projeto Ponto Ecopedagógico – Game Educativo EcoSolidário está na sexta semana de realização, e, já arrecadou quase quatro toneladas de recicláveis.
Com a iniciativa foram incentivadas 407 estratégias de compostagem, divulgação de 1.508 ações em Meio Ambiente, com 31.026 curtidas e 3.211 comentários que resultaram em 1,8 toneladas de alimentos, dispostos em 71 cestas básicas com alimentos, produtos de higiene, máscaras e livros, distribuídas pelas escolas para famílias carentes do Município. O projeto conta com a parceria de 31 escolas, 519 professores e 1.480 famílias.
A iniciativa foi pensada para o momento de quarentena, em que mais de 5 mil alunos de educandários municipais estão confinados em suas residências. Desta forma, com o auxílio dos familiares, os estudantes cumprem cinco missões envolvendo a destinação correta de resíduos Orgânicos, Recicláveis e Rejeitos. Cada missão conquistada no game é transformada em pontos para a escola, o lixo reciclável é pesado e o recurso financeiro referente ao que foi arrecadado mais os pontos do game são convertidos em cestas básicas para famílias necessitadas.
A logística acontece da seguinte forma: os recicláveis são destinados à escola pelos alunos e moradores do bairro, o Instituto Vitória os recolhe, reembolsando R$ 0,50 por quilo do que é recolhido (normalmente o valor pago é de R$ 0,35, mas para o game o valor foi acrescido), ou seja por uma tonelada de resíduo arrecadado soma-se o valor de R$ 500,00. Este recurso é repassado ao Rotary Club de Taquara para a montagem das cestas básicas.
Mas, como não é somente pelos resíduos recolhidos e vendidos, porém também pelas postagens nas redes sociais do cumprimento das cinco missões que os pontos e valores são obtidos para a confecção das cestas básicas, o projeto conta com o auxílio de parceiros que contribuem para que a cesta fique mais robusta, doando alimentos, livros e máscaras para as famílias beneficiadas.
— Estamos na sexta semana de Game, com cinco coletas semanais realizadas em cada uma das 31 escolas participantes, e nossos resultados continuam impressionando. Convidamos aos que já são nossos parceiros e aos que gostariam de se unir a nós, que entreguem seus resíduos para a coleta semanal nas escolas, devidamente empacotados, e continuem acompanhando as redes sociais da escola mais próxima e assim cuidando da saúde, das pessoas e do meio ambiente — observa o secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda.
Com o Game Educativo EcoSolidário cinco boas práticas (missões) são disseminadas em Taquara:
1) Separar os resíduos em Rejeito, Orgânico e Recicláveis;
2) Entregar o rejeito à coleta domiciliar respeitando o calendário de cada bairro;
3) Praticar a compostagem com o resíduo orgânico;
4) Entregar, na escola mais próxima, os recicláveis, cuidando da higiene e segurança do material
5) Registrar e divulgar as missões anteriores nas redes sociais da escola correspondente.
O Projeto Ponto Ecopedagógico – Game Educativo EcoSolidário é promovido em parceria pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Coletivo Educador Ambiental (CEATaquara), Rotary Club de Taquara, Instituto Vitória e escolas participantes da campanha.

Eduardo Leite irá anunciar nesta quarta-feira definição sobre volta às aulas

A definição sobre a volta às aulas nas redes pública e privada do Rio Grande do Sul deverá ser anunciada na próxima quarta-feira (27).
O governador Eduardo Leite, em transmissão ao vivo pela internet nesta segunda (25), informou que o anúncio será feito em conjunto com a apresentação dos mais recentes dados encontrados na pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sobre a prevalência do coronavírus na população gaúcha.
— Quando anunciarmos os resultado da pesquisa feita pela UFPel, vamos tratar também da retomadas das aulas. Vamos falar sobre as etapas previstas para o retorno às atividades escolares, um retorno por fases, com prioridade ao ensino remoto como uma excepcionalidade, pois não acredito que ele substitua o ensino presencial. Queremos um retorno seguro às atividades de ensino — declarou o governador.
A reabertura das escolas estará condicionada à execução dos protocolos estipulados pelo governo, à bandeira de classificação definida em cada cidade, bem como a autorização dos municípios. A definição dos protocolos, assim como a decisão sobre o retorno às aulas, é do governo do Estado e das prefeituras.
O Palácio Piratini já havia determinado que as aulas presenciais na rede pública estadual fossem interrompidas, no mínimo, até junho. Para permitir que isso ocorresse, o recesso de inverno, normalmente em julho, foi antecipado para maio. A expectativa é de que o ano letivo termine em janeiro de 2021.
Enquanto isso, o governo do Estado começou a transmitir pela TVE aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destinadas especialmente aos alunos do 3º ano. A cada noite, das 19h às 23h, serão exibidas quatro aulas, entre as 13 disciplinas que serão trabalhadas. O programa, chamado de Pré-Enem Seduc RS, tem o objetivo de reduzir os danos causados aos estudantes da rede pública que prestam Enem em 2020 e estão com as aulas suspensas.

Canela projeta Festa Colonial e Semana Farroupilha de Canela em setembro

Canela fixou diretrizes para fomentar a economia pós-pandemia do coronavírus e remanejou promoções da Secretaria de Turismo e Cultura. Para definir estratégias sobre a realização das próximas edições da Festa Colonial e da Semana Farroupilha, lideranças de entidades ligadas ao tradicionalismo e ao meio rural estiveram reunidos recentemente.
Conforme o diretor do Departamento de Eventos da Secretaria de Turismo de Canela, Carlos Eduardo Fernandes, a proposta é unir as festividades visando redução de custos e a valorização de artistas locais.
— Estamos pensando no pós-pandemia. O encontro foi para fazer a proposta de unir os dois eventos, para termos uma economia aos cofres públicos com estrutura de estandes, de som, de luz, seguranças e tudo mais que sabemos que é necessário para realizar eventos deste porte — explica Fernandes.
O objetivo é realizar a 27ª Festa Colonial de 11 de setembro até 2 de outubro, no Espaço Canela Rural. Já a Semana Farroupilha, está programada para ocorrer entre 13 e 20 de setembro.
— Na Semana Farroupilha, a programação será voltada ao tradicionalismo. No restante do período, terá temática colonial. Com a medida, não deixaremos de realizar nossos festejos e ainda vamos contar com atrações locais — acrescenta.
Participaram do encontro dirigentes da Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura e da Secretaria de Turismo e Cultura. Os interessados em participar da festa administrando uma tenda, restaurante ou espaço para comercialização de produtos coloniais pode entrar em contato com o sindicato ou com a Emater para receber mais informações.
O secretário de Turismo, Ângelo Sanches, destaca que os eventos valorizam as identidades culturais locais.
— Canela é uma cidade marcada pela pujança do seu povo e pela sua capacidade de reinvenção. Sempre procuramos promover a autoestima do canelense e continuamos com essa política — enfatiza Sanches.

Com 2.800 assinaturas, iniciativa popular para redução do número de vereadores em Taquara é protocolado

Na última sexta-feira (22), o advogado Gustavo Luz e o professor Ivan Terra, protocolaram na Câmara de Vereadores de Taquara o projeto de iniciativa popular para a redução do número de vereadores na cidade, dos atuais 15, para 9 representantes.
“Trazendo a Câmara de Vereadores para a realidade”, ganhou visibilidade e maior mobilização pública no mês de maio, e superou em mais de 700 assinaturas o número mínimo necessário para que fosse protocolado para análise pelo Poder Legislativo de Taquara.
O projeto de iniciativa popular reuniu 2.849 assinaturas. Conforme a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município a apresentação de projetos de iniciativa popular necessita do apoio, com assinaturas, de pelo menos 5% dos eleitores da cidade, o que corresponde a aproximadamente 2.100.
— Ficamos satisfeitos com o número de assinaturas coletadas, porque tivemos a oportunidade de realizar apenas um evento de mobilização. O sucesso somente foi alcançado porque o projeto contou com dezenas de pessoas que foram coletar assinaturas entre familiares, amigos e vizinhos. Isso evidencia o caráter popular do projeto, que não pode ser considerado uma iniciativa de determinada pessoa, partido ou bairro — comenta Ivan Terra.
Os apoiadores do projeto popular mostram-se otimistas quanto à possibilidade de o assunto retornar à pauta da Câmara de Vereadores, embora a questão da redução do número de vereadores já tenha sido votada, no dia 12 de maio, em análise a Emenda à Lei Orgânica nº 0002/2020.
— A votação realizada na sessão do dia 12 de maio apresentou, claramente, diversos problemas regimentais. Portanto, caso os vereadores barrem a tramitação do projeto de iniciativa popular, alegando ser matéria já votada, estudaremos a possibilidade de questionar legalmente a votação do projeto 0002/2020 — explica Gustavo Luz.
Em função da pandemia do novo coronavírus, os apoiadores do “Trazendo a Câmara de Vereadores para a realidade” convidam a população taquarense a acompanhar virtualmente a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores na próxima terça-feira, às 18h, onde a mesa diretiva deve se manifestar sobre o andamento do projeto. É possível assistir a sessão, ao vivo, pelo canal Câmara de Vereadores de Taquara no Youtube.

Igrejinha lança programa de desconto no IPTU para quem comprar do comércio local

A Prefeitura de Igrejinha, através da Secretaria de Desenvolvimento, encaminhou a Câmara de Vereadores do município o projeto Compra Aqui Igrejinha, que prevê descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem comprar na cidade.
De acordo com o titular da pasta, Leandro Horlle, o consumidor que realizar compras no município de Igrejinha receberá pontos em troca das suas notas fiscais. Estes pontos poderão ser trocados por descontos no pagamento do IPTU – que poderão chegar até 20%. Ainda, para controle destes pontos, a Prefeitura irá disponibilizar um aplicativo para celular que fará a leitura das notas fiscais e o controle da pontuação.
O objetivo do projeto, segundo Horlle, é incentivar a economia de Igrejinha, a manutenção dos empregos e da renda e facilitar aos contribuintes o pagamento do IPTU.
— Continuamos pensando na saúde das pessoas, mas também já estamos pensando na retomada da economia e da importância que tem a manutenção do emprego e da renda e de todos os benefícios que isso gerará ao futuro do município de Igrejinha — declarou.

Programa Troca-Troca de Sementes recebe pedidos até sexta-feira

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Três Coroas (SMAMA) está recebendo até a próxima sexta-feira (29) o pedido de encomenda de sementes de milho, através do programa Troca-Troca de Sementes safra 2020/2021.
É possível encomendar no máximo quatro sacos do insumo por agricultor. Para isso é necessário que ele tenha Bloco do Produtor.
As reservas devem ser realizadas diretamente na SMAMA (Rua da Indústria, nº 39, Centro), das 7h às 13h.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3546-3390.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Cadeirante mudo assalta relojoaria e é preso

 (Foto: Divulgação )
Na tarde de segunda-feira (25), por volta das 16 horas, a Brigada Militar de Canela recebeu ligação, via 190, sobre um roubo em andamento em uma relojoaria na Rua Júlio de Castilhos, no Centro. Conforme comunicante o autor seria um cadeirante e estaria portando uma arma.

A guarnição que estava na área central rapidamente foi ao estabelecimento e abordou o suspeito. Ao chegar a arma estava no chão, sendo constatada que se tratava de um simulacro (réplica) de pistola. Ele ainda estava com uma faca enrolada na cadeira de rodas.

A vítima relata que o cadeirante chegou e apresentou um papel escrito: “Passa tudo, não chama atenção”. Logo passou a apontar a arma segurando com o pé.


Os Policiais Militares prenderam o autor de 18 anos que é mudo e portador de necessidades especiais (não mexe as mãos), sendo conduzido para registro.