Com o impasse nas negociações para o dissídio deste ano, o Sindicato dos Sapateiros busca alternativas para garantir os itens da convenção coletiva e reajuste dos trabalhadores. Apesar das reuniões com o Sindicato Patronal Estadual, conhecido como “sindicatão”, não houve avanço nas negociações.
Com isto, até o momento não hpa convenção coletiva em vigor, já que a data base da categoria encerrou no mês de agosto.
Entre as reivindicações da entidade calçadista, esta o reajuste de 3,16% (índice da inflação do período) e aumento real. Um auxílio creche para os trabalhadores da categoria também esta sendo pleiteado pelo sindicato.
— Nós sabemos que em outras cidades onde esta entidade patronal negociou, os trabalhadores conquistaram este benefício. É justo que em Parobé também tenhamos direito ao auxílio — comenta o presidente, João Pires.
Desde a última semana, a assessoria jurídica do sindicato se reuniu com representantes das pequenas empresas do município, no intuito de realizar acordos individuais.
Segundo o advogado, Reni Elizeu da Silva, esta opção viabiliza a garantia dos direitos da categoria sem prejudicar as empresas de pequeno porte.
— Como estamos sem um acordo com o Sindicato Patronal, esta negociação pode ir para uma decisão no judiciário. E a justiça pode decidir por vários benefícios que as pequenas empresas podem não suportar — explica.
De acordo com o advogado, o trabalho do Sindicato não tem como objetivo prejudicar quem gera empregos no município.
— Nosso objetivo é garantir a convenção, chegando a um meio termo com as empresas menores. Sabemos que muitas não suportarão isso e podem vir a fechar — destaca.
Empresas como a Somma Villa já realizaram o acordo individual na sede do Sindicato dos Sapateiros. Segundo Pires, o reajuste para os funcionários será de 3,65%.
— É um índice maior do que o oferecido pelo patronal, e mantivemos todos os itens da convenção coletiva”. Até o final desta semana, novos acordos individuais devem ser formalizados pelo Sindicato dos Sapateiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário